Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2008 - 13:13

Primeiro turno das eleições para o parlamento juvenil na Alerj

A primeira fase da 4ª edição do Parlamento Juvenil deste ano começa nesta segunda-feira, dia 28 de abril,) as eleições dos candidatos a parlamentares juvenis em oito unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Ao todo, participarão da disputa 42 alunos. Nas demais unidades da rede de educação, que engloba os colégios públicos estaduais dos 92 municípios do Rio de Janeiro, a eleição está marcada para quarta-feira , 30 de abril.

Esta é a primeira vez que o Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CAP-Uerj) participará do projeto. Lá, três estudantes apresentaram suas propostas aos demais alunos e também disputarão o primeiro turno das eleições na próxima quarta. Segundo o coordenador geral do Parlamento Juvenil, Arlindenor Pedro de Souza, o número de estudantes inscritos nessa edição aumentou 60% em relação ao último Parlamento Juvenil, realizado no ano passado. "A expectativa é que surjam muitas idéias inovadoras por parte desses quase 2.800 alunos, já que o tema desta edição, o aquecimento global, está pré-definido, mas é muito vasto", ressaltou o coordenador.

Arlindenor explicou que o objetivo de elaborar uma edição temática foi fazer surgir projetos mais práticos e objetivos. "Um projeto de lei é uma ação afirmativa e o Parlamento Juvenil é um instrumento de conscientização. Queremos que os estudantes cheguem aqui com idéias que incentivem a atitude de cada um em relação ao meio ambiente e jovens adoram ter atitude. Queremos provocá-los e ver qual a atitude que eles sugerem em relação ao consumo de energia, à utilização da água, à destinação do lixo e a diversas outras questões que o tema abrange", explicou.

Criado pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), e realizado em parceria com Secretaria estadual de Educação desde a sua primeira edição, em 2003, esse projeto tem como objetivo incentivar o debate político entre os jovens estudantes da rede pública estadual, estimulando o sentido de cidadania e criando uma consciência crítica. Haverá ainda outra etapa do projeto, com a escolha de representantes regionais, que virão à Alerj no segundo semestre para atuar como deputados durante uma semana, realizando audiências, apresentando projetos de lei, debatendo e votando em plenário. || www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira