Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2008 - 13:14

FIA e ABF lançam primeiro MBA para Gestão de Franquias do Brasil

Instituição apresenta curso focado em gerenciamento estratégico de negócios, finanças corporativas, contabilidade gerencial, gestão de pessoas, marketing e técnicas de negociação em franquias.

A FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), acaba de lançar o MBA Gestão de Franquias, coordenado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR). Com início previsto para o mês de agosto, o primeiro curso de MBA voltado ao setor de franquias oferecido no País está dividido em dez blocos, que propiciam o contato com importantes empresas e profissionais do segmento. A novidade segue a proposta de garantir suporte e uma visão completa de um mercado em ascensão no Brasil.

Com 600 horas de duração em um período de 18 meses, o curso será segmentado em Gestão de Negócios, Gestão de Varejo e de Serviços, Gestão de Franquias, com cenários e tendências de cada setor. O programa abordará temas como a conjuntura econômica do País e em âmbito internacional, bem como, finanças corporativas e contabilidade gerencial com destaque para administração de capital de giro, alavancagem financeira e operacional e gestão estratégica de custos.

O módulo de Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais incluirá processos que variam da contratação de colaboradores à gestão de equipes e de competências, cultura organizacional, relacionamento interpessoal, desenvolvimento profissional, entre outros. O conceito e a evolução do pensamento de Marketing também se destacam no programa que valorizará o mercado e o comportamento do consumidor.

O programa destaca ainda a Gestão de Operações e a Tecnologia da Informação com sistemas de apoio a tomadas de decisão. Ainda na grade estão os Métodos Quantitativos Aplicados que envolvem toda a questão matemática a ser aplicada na gestão de uma franquia, e os Tópicos Avançados de Gestão e as Técnicas de Negociação também são bases fortes do curso.

A ABF como representante oficial do sistema de franquia no Brasil norteou a grade curricular do curso junto a FIA, no qual dois de seus diretores ministrarão algumas matérias.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, a associação identificou a carência de um curso específico para franquia, que preparasse bons profissionais para atuar nas empresas desse setor. “Esse é o primeiro MBA da América Latina voltado para o mercado de franquia e é fruto do avanço do sistema de franchising no Brasil”, explica.

Ministrado por professores da FIA, o MBA Gestão de Franquias conta ainda com profissionais e palestrantes experientes na área de Administração. O programa será ministrado nos centros de treinamento da FIA em São Paulo e na própria sede da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

“Essa é uma oportunidade pioneira de o aluno estar em contato com uma metodologia que envolve técnicas precisas sobre como gerenciar uma rede de franquias com segurança, foco e consistência”, informa o professor Eduardo Terra, coordenador institucional e comercial do PROVAR.

MBA Gestão de Franquias, Coordenação Acadêmica – PROVAR (Programa de Administração do Varejo), na Instalações FIA e ABF. Informações: (11) 3894-5007. Site: www.fia.com.br e www.provar.org.br | E-mail: [email protected]

FIA: Eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do país, possui 27 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, também eleita entre as 11 melhores da América Latina pela revista América Economia, oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 52 no ranking elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 4º melhor do mundo.

Perfil da ABF - A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987, para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia. Sendo assim, reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil.

A ABF orienta como pesquisar corretamente uma franquia, indica literaturas especializadas e fornece dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios através do sistema de franquia, a ABF orienta quais ações necessárias para formatar o negócio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira