Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2008 - 13:20

Hannover Messe registra mais de 3 milhões de contatos de negócios

A maior feira de tecnologia industrial do planeta terminou hoje na Alemanha apresentando crescimento de visitantes e expositores animados.

Os temas principais, eficiência e tecnologia energética e tecnologias de automação, se mostraram uma escolha acertada, segundo os organizadores da Hannover Messe. Com cerca de 200 mil visitantes, o evento registrou um crescimento de público de 30% em relação à edição de 2006 (que abrigou quantidade similar de setores a deste ano), além de ter superado em 40 mil as estimativas iniciais de público para esta edição.

“A Hannover Messe volta a impressionar as pessoas”, comemorou Sepp D. Heckmann, presidente do conselho diretor da Deutsche Messe AG. Segundo ele, a feira continua como barômetro da conjuntura econômica, antecipando as grandes tendências e, como plataforma para transferência tecnológica, além de vitrine para inovações e promoção de novas cooperações. As principais metas foram alcançadas. O número de visitantes profissionais cresceu cerca de 25%, chegando a 180 mil pessoas, e a quantidade de executivos com poder de decisão que estiveram nos pavilhões cresceu em quase 20%, atingindo a marca de 127 mil indivíduos.

Mais contatos de negócios - A Hannover Messe apresentou 5.100 empresas, de 62 países. Os empresários relataram um sensível crescimento nos contatos de negócios. De acordo com levantamento da feira, eles cresceram entre 15% e 20% neste ano. A sondagem entre os visitantes detectou um volume total de cerca de 3,2 milhões de contatos de negócios. A exibição cobriu uma área total de 170 mil m². A nação convidada deste ano foi o Japão.

O Brasil esteve representado em Hannover por 20 empresas expositoras, ocupando uma área de 700m². Um grupo de 76 empresários, representantes de entidades e técnicos brasileiros visitou a feira numa missão empresarial liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Participando dessa missão, o secretário de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Carlos Otaviano de Moraes considerou fundamental ter comparecido ao evento e visto de perto o que há de mais moderno em tecnologia ambiental. “A Hannover Messe é um excelente cenário exemplificativo de comportamentos, que implicam na racionalização e na eficiência da energia”, afirmou o secretário. “Pudemos nos atualizar sobre novas tecnologias relacionadas à eficiência energética e nos interessamos não somente pelas fontes alternativas de energia, mas também pelo uso racional que é feito delas”, ressaltou.

Novidades na bagagem e parcerias internacionais - O empresário gaúcho Márcio Mocellin é proprietário de uma fábrica de móveis para biblioteca, a Biccateca, sediada em Erechim. E faz tempo que ele estava procurando um material de isolamento sonoro para oferecer aos seus clientes. A solução que não achou no Brasil foi encontrada, quase por acaso, na Hannover Messe, numa chamada “biblioteca de materiais” que trouxe à feira mais de 1.200 tipos de produtos, alguns deles ainda inéditos no Brasil. “Encontramos alguns revestimentos que vão ser usados principalmente em divisores de ambientes, para fazer uma barreira sonora dentro da biblioteca”, explicou Mocellin. Além de novos materiais, ele leva para o Brasil idéias e conhecimentos. “O ambiente europeu nos faz repensar nossos negócios. As idéias que vimos aqui vão se transformar em novas oportunidades no Brasil, abrindo novos negócios e gerando mais empregos”, afirmou.

É com base nas oportunidades oferecidas pela presença constante na Hannover Messe, que a Suframa - Superintendência da Zona Franca de Manaus - vem implementando parcerias importantes na área tecnológica. No decorrer de suas oito participações no evento, a autarquia pode fechar cooperações com institutos de renome mundial. Os acordos com o alemão Fraunhofer Institut e o belga Imec, por exemplo, foram acertados durante a feira alemã. “Na Hannover Messe ampliamos parceiros e as possibilidades de negócios e transferência de tecnologia para o Brasil”, afirmou o diretor de relações internacionais da Suframa, Hernan Valenzuela. “Com isso, dispomos hoje de soluções importantes nas áreas de meio ambiente, TV digital e nanotecnologia”, lembrou.

Outra empresa que mantém sua assiduidade na feira é a paulista Megabrás. Especializada em equipamentos eletrônicos de medição, com representações em cinco continentes e presença em mais de 40 países, a Megabrás veio pela décima vez a Hannover. A freqüência na feira faz parte da estratégia da empresa para a conquista de novos mercados. “Historicamente, a Megabrás tem baseado o desenvolvimento de seu mercado externo, fora da América Latina, em Hannover, que é uma excelente vitrine para mostrar seus produtos internacionalmente”, explicou o diretor de engenharia da Megabrás, Manuel Jaime Leibovich.

A próxima Hannover Messe será realizada entre 20 e 24 de abril de 2009 e o país convidado será a Coréia do Sul. || Sites: www.hanover.com.br ou http://www.hannovermesse.de

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira