Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2019 - 10:34

Minsait lança caixa eletrônico

Que permite sacar e depositar dinheiro usando somente o celular durante CIAB Febraban. Sem usar cartão ou código PIN, clientes podem realizar toda a gestão do dinheiro a ser retirado em espécie usando apenas o celular.

A digitalização do consumo diminuiu a frequência e o objetivo do dinheiro em espécie, mas esse tipo de transação ainda é usado em larga escala no Brasil: de acordo com dados do Banco Central, atualmente existem 6,27 bilhões de cédulas circulando no país. A quantidade é significativamente maior quando comparada a 2011, época em que 4,48 bilhões de notas transitavam em território brasileiro.

Para andar com o dinheiro no bolso, muitos brasileiros fazem uso de caixas eletrônicos. Ao identificar o potencial de reduzir custos e minimizar fraudes durante essa atividade frequente no cotidiano, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu o TAPP, novo modelo de ATM em que é possível retirar dinheiro em apenas um passo, usando o celular.

Além de ser mais eficaz e rápida, a solução tem um custo por saque 30% menor do que ATMs tradicionais, favorecendo seu uso por instituições financeiras. Em linhas gerais, funciona da seguinte maneira: os usuários podem acessar o aplicativo do banco em que têm conta, agendam um saque de dinheiro na quantia desejada e recebem um alerta do TAPP mais próximo ao qual devem se dirigir. Chegando lá, o dinheiro pode ser sacado utilizando um QR Code, biometria facial, reconhecimento de voz ou um código PIN.

“Tudo isso é possível porque nosso aplicativo se conecta via API com o sistema dos bancos, facilitando a interação com os sistemas já existentes. Na Europa, já temos clientes usando o TAPP em praticamente todos os países de maneira eficaz e segura”, afirma Carlos Souza, diretor de Serviços Financeiros da Minsait no Brasil.

Além dos benefícios para instituições financeiras e consumidores, a solução também pode trazer oportunidades para nichos como logística e varejo. “É possível realizar depósitos no TAPP de maneira simples e rápida. Com isso, por exemplo, pode-se programar a chegada de empresas de transporte de valores a lojas sempre que o sistema detectar um montante pré-estabelecido em saques. Essa atividade pode diminuir significativamente os custos de logística no varejo”, completa o executivo.

Meios de pagamento a serviço da mobilidade social — Além do novo recurso para sacar dinheiro, a Minsait também participará de painel durante o CIAB Febraban 2019. A democratização dos meios de pagamento como forma de estimular a mobilidade social será tema do debate que acontecerá no dia 13 de junho, às 11h15. Pontos como os novos regulamentos, carteiras eletrônicas, bancos digitais e pagamentos instantâneos na região latino-americana serão discutidos por Kerman Ispizua, Payment Solutions Specialist da Minsait.

“A tecnologia tem sido vista cada vez mais como uma forma de melhorar os meios de pagamento e facilitar transações em diferentes setores. Trazer o viés social desses avanços é fundamental para melhorar não só as transações em si, mas estimular o desenvolvimento da sociedade”, afirma o executivo.

A companhia também apresentará durante o painel seu Informe Anual de Meios de Pagamento, com foco no mercado europeu e latino americano, e para o qual foram realizadas mais de 60 entrevistas com especialistas do setor, fontes oficiais de 10 países foram analisadas e 3.600 clientes cadastrados foram pesquisados. Uma das conclusões para o cenário brasileiro é a de que os clientes daqui dominam o meio online para fazer compras – porém ainda não se sentem suficientemente seguros para adotar esse tipo de transação com frequência, o que reduz a periodicidade de interação com lojas digitais.

De acordo com os dados, pelo menos 94,6% dos consumidores já compraram online pelo menos uma vez, à frente dos chilenos (93,5%) e argentinos (91,6%). Porém, os brasileiros consomem via e-commerce em média uma vez a cada três meses, enquanto seus pares o fazem mensalmente.

Ainda em hábitos de consumo, a pesquisa mostra que os consumidores brasileiros são os que mais usam cartão de crédito na América Latina. De acordo com a pesquisa, 81,6% dos consumidores usam frequentemente esse meio, índice consideravelmente superior ao de outros países na região, que ficam entre 60% e 70%.

A Minsait, uma empresa da Indra é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços. | www.minsait.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira