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12/06/2019 - 10:34

Banco do Brasil testa atendimento em realidade virtual

Instituição também apresenta o atendimento pelo Google Assistente e funções de voz no chatbot do WhatsApp.

Os assistentes virtuais se consolidam como a principal tecnologia bancária no Ciab Febraban 2019, que ocorre em São Paulo até o dia 13 de junho (quinta-feira). A grande novidade é o atendimento por meio de realidade virtual, que está em fase de testes no Banco do Brasil. No estande do BB no evento, é possível ter a experiência de ser atendido num ambiente virtual, com a utilização de óculos 3D.

O ambiente simulado é o de uma agência bancária. No experimento, o usuário pode escolher entre ser atendido por um robô ou por um funcionário humano. "A realidade Virtual tem o poder de transformar a experiência de compra, transportando o cliente para outro mundo, com uma nova forma de apresentar serviços e produtos, promovendo assim experiências diferenciadas para o usuário", analisa Gustavo Fosse, diretor de tecnologia do BB.

Atendimento BB chega ao Google Assistent — O atendimento com inteligência artificial do BB agora está disponível também no Google Assistente para pessoas físicas e jurídicas. Com o aplicativo aberto, a frase “OK, Google... falar com o Banco do Brasil” é a chave para o atendimento do BB. É só falar e nada de digitação. A iniciativa de atender as empresas com uso de inteligência artificial é pioneira no sistema financeiro.

A solução está disponível para os smartphones com sistema operacional Android e iOS, sendo necessário, nesse último caso, instalar o aplicativo Google Assistente para aproveitar o atendimento do Banco. A tecnologia se soma às demais plataformas de atendimento por IA do BB no Twitter, WhatsApp, Facebook Messenger e internet banking.

Por enquanto, o BB apresenta algumas funções para PF e PJ, localização de agências e emissão de senhas para atendimento presencial. Na opção “Emissão de Senhas”, o usuário pode solicitar senhas de atendimento para uma determinada agência. Com a opção “Encontre o BB”, ele poderá consultar os endereços de agências e já traçar a rota via Google Maps.

Novidades no WhatsApp — O atendimento pelo WhatsApp também apresenta novidades. Agora, é possível solicitar atendimento por meio de mensagens de voz e realizar pagamento de boletos com uso de fotografias. Além disso, o usuário pode cadastrar um apelido para o bot.

No mobile — O app do BB tem novidades na sua última versão. A função "Pagar e Receber", na qual é possível transferir ou receber transferências com uso de QR Codes, agora é interbancária e tem uma tela exclusiva para acompanhar e controlar quem já realizou os pagamentos. Além disso, os clientes do Banco agora podem fazer transferências bancárias utilizando apenas a agenda de contatos do celular.

Números — No ano passado, foram 160 mil atendimentos pelo Twitter, 554 mil pelo WhatsApp, 360 mil pelo internet banking. Com o uso dessas ferramentas, o corpo de conhecimento vai ficando mais robusto, as respostas mais assertivas e o cliente ganha ainda mais confiança no atendimento. “A partir das interações de clientes e usuários, nossa IA irá aprender mais a cada dia. Esse aprendizado se reverterá em uma nova experiência para nossos clientes, trazendo mais comodidade e agilidade ao processo de atendimento”, avalia Gustavo Fosse, diretor da tecnologia do BB.

A estratégia digital do BB tem avançado. No final do primeiro trimestre deste ano, 61,52% de todas as transações do Banco do Brasil foram realizadas pelo mobile. A representatividade da atuação do BB no mundo digital fica mais evidente quando se verifica que a média do sistema financeiro nacional fica em 40%, segundo pesquisa da Febraban referente a 2018.

Em 2018, foram abertas 2,5 milhões de contas bancárias pelo app entre todos os bancos. Somente no BB, foram abertas 1,15 milhão pelo app, representando 46% das novas contas. São números que demonstram um lugar de destaque na arena digital..

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