Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2019 - 11:39

Copa América 2019: Maracanã terá delegacia móvel em dias de jogos no estádio


O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Polícia Militar e Civil, intensificou a segurança durante a Copa América no Rio de Janeiro. No Maracanã, que receberá cinco partidas da competição, o esquema de policiamento será diferenciado – no estádio, será instalada uma delegacia móvel para atender às ocorrências do entorno em dias de jogos. Haverá plantões de delegados, agentes com fluência em inglês e espanhol, e peritos legista e criminal. A unidade irá funcionar em conjunto com o Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos (JETGE) conforme os horários das partidas.

A Polícia Civil vai atuar no Maracanã ainda com a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), que terá equipes de prontidão no estádio, inclusive com agentes do Esquadrão Antibombas para verificação de artefatos explosivos e também no gerenciamento de crises e possíveis intervenções táticas. A fiscalização da queima de fogos de artifício no estádio está a cargo da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE).

A Polícia Militar também estará presente no Maracanã com agentes do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), que estarão no interior da arena. Para a primeira partida, no dia 16 de junho (domingo), entre Catar x Paraguai serão 180 policiais militares. O patrulhamento na área externa e nas vias de acesso envolverá o 6ºBPM (Tijuca), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Um dos principais modais de acesso ao Maracanã, os ramais ferroviários ganharão reforço do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), em especial a estação do bairro da arena esportiva. Já o Grupamento Aeromóvel (GAM) fará o monitoramento aéreo no perímetro do estádio. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) só atuará em caso de acionamento.

Praça Mauá tem ponto de exibição de jogos — A Praça Mauá, no Centro do Rio, que tem um espaço de exibição gratuita dos jogos da Copa América também conta com o policiamento intensificado pela Polícia Militar. O espaço tem a segurança garantida por agentes do 5ºBPM (Praça da Harmonia) e da unidade de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) que terão cerca de 160 policiais nos dias de evento.

O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) estará presente nas principais áreas turísticas com atenção ao público visitante. Nas vias expressas, o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) reforçará a ostensividade policial.

Delegacias com efetivo reforçado — A Polícia Civil também divulgou que a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), no Leblon, a Delegacia de Atendimento Policial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ), no Aeroporto do Galeão, e as distritais 10ª DP (Botafogo), 13ª DP (Copacabana), 14ª DP (Leblon), 16ª DP (Barra da Tijuca), 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), 18ª DP (Praça da Bandeira) e 20ª DP (Vila Isabel), estarão com efetivo reforçado por conta da maior circulação de pessoas nessas áreas durante o evento, incluindo núcleos de atendimento ao turista estrangeiro.

A 20ª DP vai atuar como Central de Flagrantes Extraordinária, registrando ocorrências de qualquer crime e termos circunstanciados que estejam fora da competência do juizado, mas que tenham relação com o evento. Já a 7ª DP (Santa Teresa) será uma unidade de apoio estratégico, com atribuição voltada para registros de ocorrências em flagrante ou não, e termos circunstanciados relativos à manifestações violentas. O número de peritos no Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e Instituto de Identificação Félix Pacheco (IFP) também será maior.

A Polícia Civil manterá este esquema até o próximo dia 8 de julho, data posterior à final da Copa América e ainda ressalta que todas as delegacias do estado estarão funcionando normalmente.

As responsabilidades relacionadas à segurança pública são compartilhadas com outros órgãos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – Rio de Janeiro (CICCR-RJ) e no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira