Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2019 - 08:35

Nova tendência: a arte de ressignificar


Cineasta Aída Marques e arquiteta Alice Rosa ressignificam peças únicas com obras para todos os gostos .

No princípio era só um hobbie, mas a nova tendência de transformar, reutilizar, ressignificar se impôs. Assim nasceu a parceria da cineasta Aída Marques e da arquiteta Alicie Rosa. Mesas, poltronas, luminárias e quadros confeccionados a partir de chaves descartadas, pedaços “inúteis” de madeira, móveis velhos e ferramentas em desuso formam um conjunto de obras que iniciam um novo trajeto, transformados em arte utilitária e decorativa.

O trabalho teve início há dois anos, quando Aída—– que nas décadas de 1970 e 1980 dedicava-se à criação de chapéus e cintos para juntar dinheiro e estudar cinema em Paris — viu um leilão de móveis velhos em um site e resolveu comprar uma peça para modificá-la. Gostou do resultado da transformação promovida e passou a dedicar seu “tempo livre” a novas criações. Para a empreitada, convocou a amiga arquiteta, Alice Rosa. Juntas se dedicaram à criação de peças únicas que se transformam em objetos de desejo além de poderem ir ao encontro do desejo de um público cada vez mais preocupado com o desperdício.

— Vivemos um momento em que toneladas de materiais reutilizáveis são descartados diariamente. Ressignificados, ao contrário, passam a ter lugar de destaque em nosso dia a dia. Nossos trabalhos somam o fazer artístico à utilização de cada uma das peças — afirma Aída.

Engajadas com um novo pensar sobre o esgotamento de todas as reservas do planeta e o consumo desenfreado em detrimento da qualidade e da criatividade, “a habilidade de ressignificar e transformar em peças únicas elementos do cotidiano pode contribuir para mudar as percepções das pessoas”— conclui Alice.

A ideia é também abrir o campo, trabalhar com outros artistas que tenham a mesma postura e as mesmas preocupações. Para a primeira fase foi convidado o artista autodidata Renato de Freitas. Uma amálgama de diversos materiais como bustos, bambus, cerâmicas, penas e lâmpadas se introduzem e se incluem na linguagem artística de Aída Marques e Alice Rosa, complementando-a e formando um universo uno mas divisível.

Exposição “A Arte da Transformação”: 25 de junho a 31 de julho 2019, segunda a sexta das 11h às 18h, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo , Rua Redentor, 157 – Ipanema – Rio de Janeiro (RJ). Telefone: (21) 2523-1553 | Facebook: https://www.facebook.com/aidaealice | Instagram: @aidaealice | E-mail: [email protected]. Preços sob consulta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira