Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2008 - 10:51

Instituto C&A e Instituto Leonardo Murialdo reinauguram biblioteca no Morro da Cruz com o escritor Moacyr Scliar

A reinauguração da biblioteca foi remarcada para 7 de maio, às 14 horas.

A reinauguração da Biblioteca Ilê Ará (Casa do Povo), que integra as ações do Instituto Leonardo Murialdo, no Morro da Cruz, em Porto Alegre, foi remarcada para 7 de maio, às 14h. Um bate-papo com o escritor Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras, irá marcar o evento. A biblioteca foi criada a partir de uma parceria do Instituto C&A com o Instituto Leonardo Murialdo, por meio do Programa Prazer em Ler, que visa a promover a formação de leitores e a desenvolver o gosto pela leitura junto às crianças e adolescentes. Atualmente, 79 instituições sociais participam do Programa Prazer em Ler, em todo o Brasil.

A biblioteca Ilê Ará possui 2,9 mil exemplares — adquiridos pelo Instituto C&A e Instituto Leonardo Murialdo e doados por pessoas da comunidade — e foi reformada para qualificar e adequar seus espaços, com salas temáticas. Foram criados, por exemplo, um espaço para literatura infanto-juvenil, no qual também ocorrem rodas de leitura para crianças e jovens; um recanto para periódicos (com jornais e revistas, antigos e novos); uma sala de estudo e o espaço principal, dedicado à literatura. Mensalmente, a biblioteca atende cerca de 500 pessoas e tem uma média de 400 empréstimos.

Moacyr Scliar participará do primeiro “Encontro com o Autor”, evento organizado pela biblioteca, que deve se tornar periódico. Scliar vai falar sobre sua trajetória como autor de livros, depois de se formar e atuar como médico, e da importância da leitura para a formação da cidadania.

“O prazer da leitura independe de idade, sexo, profissão e classe social. O livro pode chegar a qualquer lugar, mesmo o mais humilde”, diz o escritor, que já trabalhou como médico no Morro da Cruz. “É uma região com carências de várias ordens, como habitacional e cultural. Uma biblioteca é uma contribuição muito grande para essas pessoas”.

O “Encontro com o Autor” será dirigido para uma platéia de pessoas da comunidade do Morro da Cruz, entre educadores, professores e pais. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (51) 3318-3119.

Esta será a segunda participação de Scliar no Programa Prazer em Ler, em Porto Alegre. Em 2007, o escritor realizou uma palestra para os associados das três lojas da C&A de Porto Alegre, que atuam como voluntários. Ele falou da sua carreira e da paixão pela escrita e leitura.

Além da biblioteca Ilê Ará, outras ações de incentivo à leitura são realizadas no Morro da Cruz, como a mala de livros. Nesse projeto, famílias da comunidade são escolhidas e recebem em casa uma mala com uma seleção de títulos adequados ao perfil de seus integrantes. Em seguida, cada família indica outra para receber o projeto.

Moacyr Scliar - O escritor Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937, e é um dos mais conhecidos e importantes escritores brasileiros contemporâneos. Publicou mais de 70 livros, entre romances, crônicas, contos, literatura infantil e ensaios. Iniciou sua carreira profissional como médico. Seu primeiro livro publicado foi “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962.

Algumas de suas obras foram editadas também na Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e em Portugal, entre outros países. Recebeu uma série de prêmios literários, como o Jabuti (1988 e 1993), o da Associação Paulista de Críticos de Arte (1989) e o Casa de las Américas (1989). Em 2003, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Entre suas obras, estão "A Guerra do Bom Fim" (1972); "O Exército de um Homem Só" (1973); "Mês de Cães Danados" (1977); "O Centauro no Jardim" (1980); "A Orelha de Van Gogh" (1988); "Olho Enigmático" (1988); e "A Mulher que Escreveu a Bíblia" (1999).

Programa Prazer em Ler - O Programa Prazer em Ler foi criado em 2006 com o objetivo de promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura junto às crianças e adolescentes. As ações do programa estão organizadas em torno de três frentes: desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas e outros); disseminação da importância da leitura e boas práticas na área; e articulação de agentes sociais que podem atuar na promoção da leitura. Atualmente, 79 instituições sociais participam do Prazer em Ler, em todo o Brasil. O programa conta com orçamento de R$ 7,2 milhões para o biênio 2008-2009.

A implementação do Prazer em Ler também contempla o envolvimento de voluntários, que são associados da C&A e acompanham as ações do programa nas instituições sociais parceiras. Eles são preparados, por meio de oficinas pedagógicas e de formação, para trabalhar na promoção da leitura. Os associados também são incentivados a ampliar seu repertório literário, por meio do acesso a biblioteca, disponível em cada loja da C&A.

Instituto C&A - O Instituto concebe, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Um novo grupo de voluntários do Instituto C&A é criado logo depois da inauguração de loja da rede. Assim, a organização está presente em todos os locais onde existe uma loja C&A.

Desde a sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 55 milhões em 1,3 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social. O Instituto é responsável, também, pelo programa de voluntariado da C&A. Aproximadamente 20% dos funcionários da empresa atuam como voluntários nas organizações apoiadas pelo Instituto.

Instituto Leonardo Murialdo - Está presente na comunidade do Morro da Cruz há 44 anos e atua no âmbito da assistência social e educação de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. São quatro casas cobrindo a área de atendimento do bairro contemplando, além da Biblioteca Ilê Ará, um Centro Infantil (que atende crianças de 0 a 6 anos), Centro Infanto- Juvenil (atende crianças de 7 a 14 anos), Centro de Formação Profissional (adolescentes a partir de 13 anos, jovens e adultos) e uma pré incubadora para empreendimentos populares de geração de trabalho e renda.

O Instituto Leonardo Murialdo, atento aos sinais dos tempos e atuando na comunidade, tem como missão despertar e valorizar potencialidades individuais e coletivas das crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, promovendo o desenvolvimento social de cada um para o bem o comum.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira