Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2019 - 09:30

Confiança do Comércio tem primeiro resultado positivo de 2019, diz FGV IBRE

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas subiu 1,8 ponto em junho, ao passar de 91,4 para 93,2 pontos. Esse foi o primeiro resultado positivo em 2019. Em médias móveis trimestrais, o indicador cedeu 1,2 ponto, quarta queda consecutiva.

"O resultado positivo do ICOM em junho foi influenciado pela melhora das expectativas. Apesar da melhora, o IE-COM ainda está em nível semelhante ao do período eleitoral, sugerindo que ainda há um processo de calibragem depois de fortes quedas ao longo do início do primeiro semestre. Por outro lado, a nova queda dos indicadores de situação atual mostra que os empresários do setor estão incomodados com o ritmo das vendas, reforçando o cenário de recuperação gradual, dada a vagarosa recuperação do mercado de trabalho e o nível baixo da confiança dos consumidores", avalia Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

Em maio, a confiança subiu em 8 dos 13 segmentos. A melhora do índice ocorreu devido a um avanço do Índice de Expectativas (IE-COM), depois de quatro quedas consecutivas. O IE-COM avançou 5,1 pontos em junho, mas ainda se encontra abaixo dos 100 pontos (99,9 pontos). Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,5 ponto em junho, registrando 86,8 pontos, menor valor desde dezembro de 2017 (86,0 pontos).

Resultado trimestral — Mesmo com o resultado positivo de junho, é possível observar que o ICOM voltou a fechar um trimestre em queda. As variações do ICOM têm sido mais influenciadas pela volatilidade das expectativas ao longo dos últimos meses. Ao mesmo tempo, com o resultado negativo de junho, o ISA-COM voltou a fechar dois trimestres seguidos em queda, o que não acontecia desde 2015. O resultado reforça que, mesmo que as expectativas estejam passando por um período de calibragem com alta volatilidade, os indicadores de situação atual confirmam que o ritmo de vendas ao longo do primeiro semestre de 2019 continua fraco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira