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A industria da arte


Projeto Arte-lndústria consolida-se como vitrine do artesanato do estado e atinge seu maior objetivo: aumentar a renda dos participantes.

A ONG Artesãs da Maré, o núcleo Costurando Ideais, a cooperativa Nós da Trama e o grupo Mulher em Ação participam pela segunda vez do Fashion Business, bolsa de negó­cios que acontece em paralelo ao Fashion Rio, de 16 a 19 de janeiro, na Marina da Glória. As instituições fazem parte do Projeto Arte-lndústria, criado em 2004 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, realizadora do Fashion Rio e do Fashion Business, em parceria com a Dupla Assessoria, que tem como madrinha a atriz Isabel Fillardis. O ob­jetivo é capacitar artesãos de organizações sociais para o mercado da moda, contribuindo para a redução da desigualdade social.

A novidade dessa edição é a Caravana da Moda, que passará pelo estande do projeto. Durante três dias seguidos, atrizes, figurinistas e grifes terão a oportunidade de conhecer o trabalho das artesãs.

As quatro instituições, que estrearam em junho no Fashion Business, fazem parte da segunda fase do Arte-lndústria. Na primeira fase, que durou dois anos, foram atendidas outras quatro instituições, que participaram de quatro edições do evento. Nos três anos de projeto, o Arte-lndústria atingiu seu principal objetivo: a geração de trabalho e renda. Aumentou em 200% o número de artesãos atendidos e em 250% a renda desses profis­sionais. Além disso, através das assessorias em estilo, precificação, exportação e empre-endedorismo, curso de costura e formação de redes de produção, as coleções foram co­mercializadas para grifes nacionais como Totem, New Order, Santa Cor, Parceria Carioca, Macaca de Ipanema, Área Objetos, 818 Skate Wear, Desatanó Boutique, entre outras.

"O artesanato fluminense tem sido responsável pela valorização dos produtos de moda vendidos para outros países, pois confere a eles criatividade e beleza. Não é à toa que o Rio é o Estado que garante o maior valor agregado das peças exportadas, conforme nos mostram as pesquisas económicas. Por outro lado, os artesãos em geral têm dificuldades de acesso ao mercado da moda e, na maioria das vezes, usam seu trabalho como forma de garantir renda para a família. O papel da FIRJAN é aproximar artesãos e mercado e trazer benefícios a todos", explica o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

O Sistema FIRJAN é o realizador do Fashion Rio, iniciativa que teve sua primeira edição em 2002 e tem como objetivo estimular o crescimento da cadeia produtiva da moda no estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo todos os segmentos das indústrias têxtil e de confecções.

Parcerias e Coleções - As estilistas parceiras da segunda fase do Projeto Arte-lndústria são Sol Azulay (Artesãs da Maré), Layana Thomaz (Costurando Ideais), Maria Fernanda Lucena (Nós da Trama) e Alessandra Migani, a Alessa (Mulher em Ação).

Artesãs da Maré - Foi criada em 1998 dentro da ONG DEVAS e tem como proposta a geração de renda para os moradores da comunidade. Vinte e oito mulheres participam do Arte-lndústria, a maioria com Ensino Fundamental. O trabalho conta ainda com um núcleo de produção, um de coordenação, responsável pela multiplicação das técnicas para ou­tras mulheres, um grupo flutuante e um de aprendizagem.

O tema da coleção é Pedaços do Brasil, uma homenagem aos estados do nosso país e uma referência aos caminhos que as artesãs trilharam até aqui. O resultado é o uso de cores fortes, traduzidas em peças e detalhes de croché, bordado, fuxico e tricô aplicados às saias, blusas, vestidos, boleros, jardineiras, bolsas, xales, cachecóis, botas e colares. A estilista Sol Azulay é a responsável pela assessoria à instituição. Ela esteve à frente da coordenação de estilo da grife Yes Brazil e atualmente se prepara para lançar sua própria grife, além de se dividir entre produção de moda e direção de arte de catálogos e edito­riais, como também o figurino de cantoras como Margareth Menezes e Chicas.

Costurando Ideais - Grupo de doze mulheres do Morro Santa Marta. A maioria das ar­tesãs estudou até a 4a série e, antes do Arte-lndústria, somente quatro tinham trabalho fixo. As artesãs começaram o trabalho a partir de retalhos e da reciclagem de diversos materiais. Hoje em dia dão vida a blusas, camisetas, saias, cachecóis, casacos e colares produzidos através de costura em malha, customização, bordado, patchwork, fuxico e croché.

O tema da coleção é Verso e Reverso para traduzir a versatilidade das roupas, que têm dupla face, abolindo de uma vez o conceito do avesso. São assessoradas pela estilista Layana Thomaz, que já foi modelo e dedica-se atualmente à marca que leva o seu próprio nome.

Mulher em Ação - O grupo nasceu da união de 25 mulheres de diferentes comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Atualmente, são 33 mulheres capacitadas - a maioria só com Ensino Fundamental -, 15 participando do Arte-lndústria, de 12 comunidades diferen­tes. O grupo trabalha com a ideia de todas as alunas se tornarem multiplicadoras dentro de suas comunidades.

O tema da coleção é Jardim de Inverno, que tem como mensagem "florir a vida o ano inteiro". A Mulher em Ação buscou inspiração nos jardins de estufa para enfeitar com cria­tividade saias, calças, camisetas, blusas, colares, pulseiras, bolsas e cachecóis com flores de miçangas, filó, fuxico e croché que duram várias estações. A assessora de estilo do grupo é a designer, publicitária e artista plástica Alessandra Migani, Alessa, que inaugu­rou em 2002 a grife Casa da Alessa, um espaço de exposição permanente em sua sala de estar, com calcinhas, roupas e bolsas. Alessa é, ainda, diretora de arte na agência de propaganda Ogilvy & Mather.

Nós da Trama - O núcleo de tecelagem artesanal de Araruama começou a se formar em 1986, a partir de um grupo de mulheres que decidiram usar o artesanato como meio de geração de renda e inserção no mercado de trabalho. A cooperativa foi criada em 1997. Participam do Projeto Arte-lndústria 30 artesãos, a maioria com o Ensino Fundamental incompleto.

O tema da coleção é Doce Mistura, que abusa de texturas e misturas ousadas em bolsas, casacos, echarpes, saias e coletes. Tear e aplicação de elementos como bordados metá­licos, apliques de miçangas, flores rústicas e ferragens dão ao produto final ares de jóias exclusivas.

A estilista Mariana Fernanda Lucena é a assessora o grupo. Maria Fernanda entrou no mundo da moda em 1994, como assistente de figurino em programas e novelas da TV Globo, foi classificada no concurso "Vestindo a Suzi", realizado em 2001 pela FENIT/SP e pela Estrela, e de 2002 a 2003 foi assistente de estilo da loja "Maria Bonita", de onde saiu para iniciar carreira como estilista e empresária da sua própria grife. No mesmo ano, ganhou o primeiro lugar do Concurso Moda Mundi, organizado pelo Cittá América. Maria Fernanda já apresentou cinco coleções no Fashion Rio e é uma das integrantes do grupo de estilistas do show room "Casamoda".

Foto: Artesãs do Projeto Arte-Indústria | Crédito: José Paulo/Fator Brasil

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