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29/06/2019 - 07:50

O mercado de cobrança

Atualmente o mercado de cobrança vive momentos desafiadores, com altos e baixos em termos de estratégia, ainda mais com a expansão e liberação mais facilitada do crédito e o apoio ao consumo, assim gerando maiores índices de inadimplemento por parte desse déficit analise de credito por parte dos fornecedores.

Vale salientar que uma boa cobrança somente é provável se anteriormente tiver sido efetuada uma boa concessão de crédito. Não existe tática de cobrança que conserte o crédito mal concedido. 

Assim sendo, devemos analisar que a inadimplência aceitável é somente aquela que resulta de um risco calculado que foi assumido pela concedente de crédito. Ou seja, não podemos aceitar que ocorram surpresas nos nossos indicadores de inadimplência. 

Necessariamente, uma boa operação de cobrança se manifesta em efetivos resultados de recuperação. Deste modo, focando neste objetivo, na operação de cobrança devemos executar bem as táticas já difundidas no mercado: a localização, a presença marcante junto ao devedor, o estudo da carteira e características dos devedores, e, especialmente, na gestão do nosso capital humano. 

Vários métodos devem estar pautados nos princípios básicos da cobrança. Estando a ética e sempre respeitando os direitos e deveres de cada lado, com transparência em primeiro lugar. 

Necessitamos de profissionais capacitados, cadastros bem concretizados com informações exatas e juntamente com ferramentas de localização mais abrangentes e procedimentos e processos internos eficientes e controláveis, assim tornando a pratica de cobrança algo mais fácil de seguir e estar mantendo um bom índice de recuperação. 

A irregularidade desses cadastros e inserção de informações inexatas é um grande inimigo do sucesso. Portanto, é fundamental a permanente manutenção e monitoramento das estratégias e processos já executados. Os indicadores de desempenho e relatórios gerenciais devem ser dinâmicos, para que permitam rapidez na identificação e agilidade na correção de desvios. 

O profissional de cobrança deve estar se atualizando as novidades do mercado, assim participando dos eventos do segmento ou simplesmente estar aberto aos provedores de serviços que nos prospectam diariamente são boas formas de conhecer as tecnologias e tendências que podem nos ajudar a recuperar dívidas em menor tempo e custo.

. Por: Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

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