Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2008 - 11:14

Kraft e Sadia anunciam joint-venture para atuar no mercado de queijos

Operação marca a união de duas empresas líderes para atuar e desenvolver um mercado que hoje movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão por ano no Brasil.

A Kraft Foods Brasil S.A. e a Sadia S.A. oficializaram nesta segunda-feira (28/04) a criação de uma joint-venture para produzir e comercializar queijos processados no mercado brasileiro. A nova empresa ficará em Curitiba e contará com administração e governança corporativa próprias. O negócio representa um investimento inicial total da ordem de R$30 milhões. A Kraft, que terá participação majoritária na joint-venture, com 51% de suas ações, contribuirá com instalações fabris e maquinários já existentes em seu complexo industrial na capital paranaense. A Sadia terá 49% da sociedade.

A nova empresa, ainda sem nome definido, comercializará o queijo cremoso Philadelphia, da Kraft, os queijos processados e patês de queijo da Sadia, bem como novos produtos e marcas que serão desenvolvidos no futuro e que poderão chegar aos pontos de vendas atendidos pela Sadia.

"O negócio está totalmente alinhado com a estratégia internacional da Kraft de crescer em mercados-chave como o Brasil", afirma Mark Clouse, presidente da Kraft Foods no Brasil. "E, para isso, não poderíamos imaginar melhor parceiro que a Sadia. A combinação do nosso expertise no desenvolvimento, produção e marketing de queijos com a abrangente estrutura de distribuição da Sadia permitirá oferecermos produtos inovadores e de alta qualidade em todo o Brasil", ressalta Clouse.

A expectativa da nova empresa é faturar R$ 40 milhões no primeiro ano de atividades e chegar a R$ 300 milhões dentro de cinco anos. O segmento de queijos processados no Brasil vem registrando crescimento médio de 5% nos últimos anos, segundo dados do Euromonitor. As perspectivas tornam-se ainda melhores com a notável tendência de aumento do poder aquisitivo da população brasileira. Hoje, ainda de acordo com o instituto, o mercado total de queijos movimenta R$ 8 bilhões anualmente no País, dos quais cerca de 20% ou R$1,5 bilhão são relativos às vendas de queijos processados, espalháveis e não-espalháveis, que serão o foco principal da atuação da joint-venture.

"A joint-venture nasce com a soma de esforços de duas empresas líderes em diversos segmentos para desenvolver um novo negócio, reunindo o que há de melhor em termos de conhecimento, tecnologia, força de vendas e rede de distribuição", afirma o diretor presidente da Sadia, Gilberto Tomazoni.

Perfil da Kraft - A Kraft Foods Brasil é subsidiária da americana Kraft Foods Inc. (NYSE: KFT),, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com receita global de mais de U$37 bilhões em 2007. A empresa, que está no Brasil desde 1993, faturou R$ 3,6 bilhões em 2007, emprega cerca de sete mil funcionários e possui sete fábricas em quatro estados diferentes. Em seu portfólio destacam-se marcas consagradas como os chocolates Lacta, Sonho de Valsa e Bis, os biscoitos Nabisco, com marcas como Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, os sucos Maguary, as sobremesas e o fermento em pó Royal, além de Philadelphia. Na capital paranaense, a Kraft concentra a produção de chocolates, queijos, alimentos e bebidas em pó, além do Tech Center (Centro de Pesquisa & Desenvolvimento), que atende toda a América Latina. As unidades estão reunidas no chamado Complexo Industrial de Curitiba, inaugurado em agosto de 2003 e que contou com investimentos de mais de US$ 120 milhões.

Perfil da Sadia - Fundada em 1944 por Attilio Fontana, no oeste catarinense, a Sadia é uma das maiores empresas brasileiras e é especializada na produção de alimentos derivados de carnes suína, bovina, de frango e de peru, além de massas, margarinas e sobremesas. Líder nacional em diversas atividades em que opera, possui um portfólio de 680 itens, que são distribuídos para mais de 300 mil pontos-de-venda. Exporta cerca de mil produtos para mais de 100 países. A Sadia tem hoje 19 unidades industriais, duas unidades agropecuárias e centros de distribuição, além de representações comerciais em 11 países. A empresa emprega cerca de 53 mil funcionários e, por meio de seu Sistema de Fomento Agropecuário, mantém parceria com aproximadamente 10.000 granjas integradas de aves e de suínos. Companhia aberta desde 1971, a Sadia fechou 2007 com uma receita operacional bruta de R$ 9,8 bilhões, um Ebitda de R$ 1,09 bilhão e lucro líquido de R$ 689 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira