Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2019 - 09:09

FGV IBRE debate em Brasília rumo da política fiscal já de olho em 2020

Os indicadores macroeconômicos revelam que a economia brasileira está em ponto morto e que só deve acelerar a partir de 2020, dependendo do resultado da aprovação da reforma da Previdência, do debate sobre a reforma tributária, do plano de equilíbrio fiscal dos Estados, bem como de outras medidas estruturais. Na esteira dessa discussão entra em pauta o orçamento do ano que vem, que tem que ser apresentado pelo governo em agosto. Para debater qual será o perfil desse orçamento e qual o impacto do ajuste fiscal que o Estado irá fazer, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e o jornal Valor Econômico realizam em Brasília o seminário "Os Caminhos da Política Fiscal". O encontro é aberto ao público e acontece no dia 8 de julho (segunda-feira), das 9h às 13h, na FGV Brasília.

Representantes do governo, especialistas e economistas do FGV IBRE irão traçar os principais desafios do governo para colocar o Brasil novamente na rota do crescimento sustentável. Confirmaram presença: Waldery Rodrigues, secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia; Rodrigo Orair, diretor da Instituição Fiscal Independente – IFI; Hélio Tollini, consultor na Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados; os pesquisadores-associados do FGV IBRE e professores da UnB, Nelson Barbosa e Manoel Pires; e o colunista e repórter especial do Valor, Ribamar Oliveira, que irá encerrar o evento.

"A situação do estado é complexa. Nós vamos tratar vários assuntos de forma simultânea, tentando construir soluções. A Previdência, sem dúvida, é o assunto mais importante. Se tiver um desfecho favorável certamente vai ajudar. A partir do momento que soubermos o que foi possível aprovar na Previdência, começaremos a ter uma clareza maior da situação fiscal, qual será o tamanho do orçamento, até que ponto abre espaço para outras despesas, como afetará a política de salário mínimo, qual será o espaço para os investimentos. É uma análise sequencial", pontuou Manoel Pires.

Para os especialistas, resolver a situação fiscal é condição importante para destravar a economia. O governo conseguiu regularizar a regra de ouro para continuar pagando suas despesas no ano corrente, mas esse é um tema que deve reaparecer nos próximos anos. Manoel Pires acredita que o evento será uma oportunidade para o governo apresentar a sua visão sobre esses temas e os economistas pensarem em possíveis caminhos.

"Tem vários assuntos que serão tratados nas próximas semanas. Um dos quais o orçamento, que trará a discussão sobre o salário mínimo, reajuste dos servidores e a perspectiva sobre o cumprimento da regra de ouro. Tem também a regra do teto de gastos que o governo já manifestou o desejo de fazer um ajuste para poder ressarcir a Petrobras e para transferir recursos para os Estados", acrescentou Pires.

. O evento será realizado no dia 8 de julho (segunda-feira), das 9h às 13h, na FGV Brasília, Auditório 2º andar SGAN, Quadra 602, Módulos A, B, C e D. Interessados podem obter mais informações e se inscrever pelo Portal IBRE: portalibre.fgv.br/eventos .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira