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29/04/2008 - 11:17

Sete dicas para lidar com o crescimento da demanda e evitar o desperdício em manufaturas e montadoras

Focadas no desenvolvimento sustentável e no aumento da lucratividade, as empresas precisam aprender a conduzir transformações internas para lidar com o crescimento da demanda. Além de priorizar a redução dos prazos e buscar melhoria simultânea de qualidade, custo e entrega, as manufaturas e montadoras devem combater o maior vilão deste processo, o desperdício.

De acordo com TBM Consulting, uma das mais importantes consultorias de gestão de processos do mundo, algumas medidas podem ser adotadas para minimizar ou eliminar os sete principais desperdícios encontrados em qualquer processo de negócios. São eles: produtos defeituosos; excesso de estoque, de produção e de movimento; transporte, processo e espera. Segundo o diretor superintendente da empresa, Carlos Louzada, há outros desperdícios, no entanto, estes sete são os responsáveis pelo fraco desempenho da maioria das empresas em atender novas necessidades dos clientes.

1 - Produtos Defeituosos - Normalmente, falhas de equipamento e mão-de-obra despreparada geram sucata e trabalho dobrado. O produto defeituoso compromete a imagem da empresa perante o cliente, além de provocar um deslocamento de recurso para consertar o que não foi executado corretamente da primeira vez.

Dica: Analise as ocorrências de maior freqüência, que habitualmente são registradas em relatórios de qualidade . Ao identificá-las, busque a causa raiz e tente sanar as falhas do processo. Uma avaliação cuidadosa pode eliminar boa parte das ocorrências e minimizar o problema

2 - Excesso de Estoque - Dentro de uma fábrica, encontramos três tipos de estoque: matéria prima ou insumos, processo e produtos finalizados. Na medida certa, o estoque gera agilidade na entrega e possibilidade de atender uma demanda maior sem demora. No entanto, o excesso de estoque pode significar perda financeira e lentidão nas operações de atendimento ao cliente.

A) Estoque de matéria-prima ou insumos - Dica: Programe-se para evitar o acúmulo no estoque de matéria-prima.. refinando as informações utilizadas para fazer o planejamento da fábrica e das necessidades de insumos, para assim, evitar a imobilização de capital em material. Falhas ao mensurar a real necessidade de matéria-prima e insumos também provocam má utilização de espaços, excedente de mão-de-obra e até mesmo, em casos mais graves, perigo de tornar o estoque obsoleto.

Dica: Realize parcerias “ganha-ganha” com os fornecedores para que informações e modificações de programa possam ser compartilhadas e tragam benefícios mútuos.

B) Estoque em Processo - Peças espalhadas pela fábrica que já receberam algum tipo de operação ou que sofreram alguma transformação, mas que por alguma razão ainda não se tornaram produto final, causam prejuízos e desorganização na dinâmica da empresa. De acordo com a TBM Consulting, o fluxo de atendimento ao cliente é prejudicado e as fábricas vivenciam a tão temida síndrome de final de mês.

Dica: A dica é estudar uma mudança de layout para facilitar o fluxo de peças e reagrupar máquinas e equipamentos por famílias de produtos ou unidades de negócio.

C) Estoque de Produtos Finalizados - O excesso de peças prontas no estoque mostra falta de sincronia entre vendas e produção. Depois de investir para produzir o material, a empresa não recebe para arcar com os custos da matéria-prima e da mão-de-obra.

Dica: Adote as ferramentas do Sistema Lean de Manufatura que concentra-se no rearranjo físico das operações de manufatura, reabastecimento e informação, para dar suporte ao fluxo da produção. Os processos tornam-se mais confiáveis e robustos, com uma rapidez de resposta e flexibilidade incomparáveis. Por meio do Lean é possível eliminar a zona de conforto, representada por este tipo de desperdício, aparentemente criada para atender os clientes mais rapidamente. .

3 - Excesso de Produção - Este desperdício é causado pela produção antecipada de qualquer produto que não esteja na carteira de vendas. Manufaturas agem desta maneira quando passam um longo período para preparar uma máquina ou apresentam problemas na manutenção. A necessidade de gerar estoque também provoca excesso.

Dica: Reduza o tempo de preparação de máquinas, implemente a manutenção preventiva e a TPM (Manutenção Produtiva Total). Com isso cria-se um sistema de produção mais flexível e robusto para atender o cliente Just in Time, sem a ajuda de inventários exagerados e desbalanceados.

4 - Excesso de Movimento - Para aperfeiçoar a linha de produção é preciso organizar o sistema de trabalho da mão-de-obra. De acordo com Carlos Louzada,onde existe muita movimentação de pessoas, não existe fluxo contínuo de produtos. Além da baixa produtividade, a empresa pode enfrentar problemas de ergonomia e segurança do trabalho. Abaixar-se, esticar-se e caminhar excessivamente aumentam o risco de acidentes de trabalho e possíveis lesões.

Dica: Calcule a demanda média para as operações, estabeleça um ritmo de produção e balanceie o trabalho entre os operadores para atingir o ritmo desejado. Uma outra medida é criar a função de abastecedor de célula, desta forma, os colaboradores realizarão suas funções de maneira constante, sem se afastar do posto de trabalho. Para garantir a funcionalidade destas mudanças, o abastecedor de célula não deve ser remanejado quando estiver temporariamente desocupado.

5 – Transporte - Um layout desfavorável da fábrica pode ser a causa da desorganização do transporte interno de peças. A conseqüência é formação de filas e estoque no processo, fazendo com que prioridades e prazos de entrega sejam comprometidos .

Dica: Construa, na medida do possível, layouts celulares, agrupando operações por famílias de produtos com ritmo para cada núcleo. A adoção de máquinas e equipamentos pequenos e flexíveis facilita o processo. O treinamento dos operários também é um diferencial positivo, já que eles podem se tornar operadores multifuncionais.

6 – Processo - Este desperdício é caracterizado por equipamentos ou máquinas que não tem capacidade de fazer o produto ou a operação, de acordo com as especificações de qualidade estabelecidas pelo cliente. Obviamente, este tipo de falha acabará gerando o mais grave dos desperdícios que é o produto defeituoso.

Mesmo sem ter necessidade de equipamentos sofisticados, empresas investem nesta direção, acreditando obter aumentos de produtividade. Entretanto, este excesso também significará prejuízo, já que a manufatura não terá clientes dispostos a absorver e pagar esta nova tecnologia.

Dica: Reduza os processos até atingir o “valor essencial”, isto é, fazer o que o cliente definiu como necessidade e, mais importante, corretamente da primeira vez.

7 – Espera - Apesar de ser o mais óbvio dos desperdícios, ele ainda é recorrente nas fábricas. É caracterizado por toda a perda de tempo dos operadores, das máquinas ou de qualquer processo. De acordo com Carlos Louzada, o tempo é o único ativo que não é reciclável, ou seja, uma vez perdido, não pode ser recuperado.

Dica: Reduza o tempo de preparação de máquinas e determine a padronização e documentação destes processos. Alguns recursos podem ser aplicados para balancear a carga de trabalho dos colaboradores, encontrando oportunidades de sincronizar as cadeias de produção e estipular o ritmo exigido pelo cliente.

Estas atividades são alcançadas através de diferentes tipos Kaizens, tais como, de Produtividade, Redução de Set Up, de Implementação de TPM, de Criação de Fluxo e Kaizens Administrativos conduzidos pela TBM, após uma Avaliação Estratégica em consenso com os dirigentes para o máximo aproveitamento das oportunidades.

Perfil da TBM Consulting - A TBM Consulting é uma das mais importantes consultorias de gestão de processos do mundo. Foi fundada por Anand Sharma em março de 1991 na cidade de Durham, Carolina do Norte (EUA). No Brasil, a empresa está presente desde 1995 através de subsidiária. A empresa tem como objetivo ajudar aos clientes a obterem um trabalho perfeito - The Perfect Engine. Para tanto, a consultoria utiliza metodologia própria que engloba conceitos de LeanSigma. A TBM possui presença global com subsidiárias na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, com destaque para seus escritórios da Índia e China.

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