Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2008 - 11:26

Firmas de auditoria investem no “auditor global”

O auditor global, é uma nova carreira que está em alta, principalmente depois da aprovação da Lei 11.638. A nova legislação contábil exige investimentos pesados na preparação do auditor global. Contando com aumento dos trabalhos, a BDO Trevisan abriu o programa de trainees 2008, oferecendo 250 vagas, 25% a mais que em 2007.

Trabalhando com expectativa de aumento da demanda dos trabalhos de auditoria, muitas empresas estão apostando na contratação e formação de uma carreira em alta no mercado mundial: auditor global. Essa profissão, especializada em mercado internacional, com expertise em normas contábeis de padrão global, como IFRS (International Financial Reporting Standards), por exemplo, é rara e extremamente necessária em empresas de auditoria, principalmente as que operam com o mercado de capitais.

Segundo Antoninho Marmo Trevisan, presidente da BDO Trevisan, empresa que cresceu 17% em faturamento em 2007, afirma que o ritmo de crescimento e investimento da empresa deve se manter em 2008. “Nosso principal investimento em 2007 foi com Capital Humano, quando contratamos mais de 200 profissionais que se somaram ao quadro, totalizando 950 funcionários”, disse Trevisan. Segundo ele, a empresa trabalha com expectativa de melhorar o desempenho em 2008, em todas as áreas. “Iniciamos, no mês de abril, nosso programa de trainees, para o qual oferecemos 250 vagas e aguardamos mais de 15 mil inscrições”, disse.

“Nossos investimentos em Capital Humano é para podermos oferecer o que há de melhor ao mercado. Os profissionais de auditoria existentes no Brasil não estão totalmente preparados para atender ao Mercado Global”, comentou. De acordo com Trevisan, a adequação às normas contábeis internacionais, à Lei Sabanes-Oxley e à legislação tributária internacional, por exemplo, exigem conhecimentos específicos que ainda não são ensinados nas escolas que formam os contadores, com exceção da Trevisan Escola de Negócios, que alterou o conteúdo das suas disciplinas para atender às exigências do mercado. Por outro lado, os auditores globais estão sendo formados dentro das firmas de auditoria.

Por enquanto, apenas as grandes empresas estão conseguindo formar esse profissional. Porém, a International Federation of Accounting (IFAC) aprovou a publicação de um manual de aplicação de padrões internacionais de auditoria para pequenas e médias empresas. O objetivo é orientá-las para atuarem de acordo com as normas internacionais de contabilidade. Isso poderá favorecer a formação do auditor global.

Estudos mostram que as grandes metrópoles do planeta são as que regem os comportamentos e ditam regras que são seguidas por quase todos os centros econômicos mundiais. Entre outros fatores, a valorização, o reconhecimento e a importância do profissional dentro de uma corporação é uma tendência que está sendo adotada por grandes empresas. “A BDO Trevisan vem acompanhando essa tendência mundial ciente de que o Capital Humano é fundamental para o fator sustentabilidade. Estamos alinhados. Para se ter uma idéia, quase todos os nossos sócios foram trainees aqui”, conclui Trevisan. | Site: www.bdotrevisan.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira