Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2008 - 11:27

Timken apresenta Bearing Tester para monitoramento de rolamentos industriais

Equipamento é compacto, portátil e antecipa problemas nos rolamentos; Simplicidade do Bearing Tester permite às pequenas, médias e grandes empresas realizar manutenção preditiva .

A Timken, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para o gerenciamento do atrito e transmissão de potência, apresenta ao mercado o Bearing Tester. O equipamento alerta e previne eventuais ocorrências de falhas em rolamentos industriais de esferas e rolos, reduzindo riscos e otimizando a produção, com incremento da manutenção industrial.

O funcionamento do Bearing Tester é baseado nas informações de um sensor tipo sonda que mede vibrações em mancais de equipamentos rotativos (motores, ventiladores, etc ) e a temperatura de mancais onde os rolamentos estão operando. O sensor tipo sonda capta faixas de frequência de vibração e temperaturas e de funcionamento numa mesma leitura, que indicam o estado de funcionamento do rolamento – se está nas condições padrão ou caminha para a falha. A verificação da temperatura na superfície de medição é importante porque o rolamento sempre esquenta quando está operando fora de padrão. O Bearing Tester tem como opção fone de ouvidos que permite auscultar os ruídos do rolamento. O aparelho é capaz de armazenar até 10 leituras de medições dentro de um roteiro de manutenção.

Sugere tipo de falha. As informações coletadas são cruzadas e, com base nos parâmetros arquivados no aparelho, informam se há a possibilidade de falha ou quebra de rolamento antes que ela aconteça. Uma tabela de 1 a 6 informa quais as possíveis causas para os problemas que podem ocorrer, alertando o operador de manutenção a inspecionar a peça. Assim, o monitoramento da condição do rolamento é feito de forma muito simples e com grande eficiência..

O Bearing Tester foi desenvolvido para atender empresas de qualquer porte permitindo que na prática qualquer companhia realize o serviço de manutenção preditiva. Assim, o produto da Timken representa um avanço no atendimento ao segmento industrial como um todo.

Manutenção preditiva. Atualmente, em função do custo elevado, somente empresas de grande porte são capazes de manter programas de manutenção preditiva. As pequenas e médias fazem manutenção corretiva (quando o equipamento quebra) e preventiva (com cronograma fixo de inspeções). A manutenção preditiva atua fora das visitas agendadas para verificação, o que na prática ajuda a empresa a prever possíveis falhas e ajustar o cronograma de inspeção preventiva.

Dessa forma, as empresas ganham mais informações para planejar suas operações, minimizam riscos e otimizam a produção. O Bearing Tester atende às necessidades de indústrias de todos os setores tais como siderurgia, mineração, alimentos, sucroalcooleiro, papel e celulose e todas as demais onde as condições de trabalho dos rolamentos sejam mais severas ou críticas, permitindo assim um acompanhamento técnico mais preciso. Por ser portátil, o Bearing Tester oferece o monitoramento da condição de funcionamento de rolamentos na palma da mão.

“O lançamento do Bearing Tester faz parte da estratégia da Timken de estender a sua participação no segmento da manutenção industrial muito além do fornecimento dos rolamentos consagrados da marca”, afirma Mauro Nogueira, gerente de marketing e desenvolvimento de novos negócios. “Desenvolvemos uma plataforma de produtos e serviços dedicados a atender às necessidades das áreas de manutenção e serviços da indústria.” completa.

Sobre a Timken. A Timken põe o mundo em movimento com inovações de gerenciamento de atrito e transmissão de potência e serviços que fazem os produtos de seus clientes ter performance maior e com mais eficiência. Com vendas de US$ 5,2 bilhões em 2007, operações em 27 países e aproximadamente 26 mil empregados, a Timken está presente em todo movimento para elevar o desempenho.

No Brasil, a Timken está presente no mercado desde 1944. Possui duas unidades industriais e duas joint-ventures e emprega cerca de 450 funcionários. Mantém estrutura de engenharia de vendas, marketing, engenharia de serviços, logística e centro de distribuição, voltados ao atendimento dos segmentos automotivo, industrial, mercado de reposição e aços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira