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05/07/2019 - 09:03

Volumes de carga aérea continuam baixos em maio, diz IATA

Genebra — A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) divulgou os dados sobre os mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), caiu 3,4% em maio de 2019 em relação a maio de 2018. Este resultado foi um pouco melhor do que a redução de 5,6% de abril de 2019.

Com ajuste sazonal, o nível de FTKs teve aumento modesto pelo terceiro mês consecutivo, sugerindo que a menor baixa desse ciclo pode ter ficado para trás, embora o mercado continue fraco.

A capacidade de transporte de carga, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTKs), aumentou 1,3% em maio de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento da capacidade superou o aumento da demanda nos últimos 13 meses.

A demanda por carga aérea tem apresentado volumes muito baixos de comércio global e tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Isso contribuiu para redução de novos pedidos de exportação. O indicador de novos pedidos de exportação de manufatura, que compõe o Índice de Gerentes de Compras (PMI) global, mostra redução nos pedidos desde setembro de 2018.

"Em maio, ficou claro o impacto da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no volume de carga aérea. A demanda anual caiu 3,4%, evidência do dano econômico que ocorre quando são erguidas barreiras ao comércio. Esforços contínuos devem ser dedicados para aliviar as tensões comerciais em paralelo à reunião do G20. Mas mesmo que esses esforços sejam bem-sucedidos no curto prazo, levará tempo para que a confiança nos negócios e o comércio voltem a crescer. O ambiente de negócios deve continuar difícil para o transporte aéreo de carga", disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Desempenho por região — Companhias aéreas da Ásia-Pacífico e do Oriente Médio sofreram quedas acentuadas no crescimento anual no volume total de carga aérea em maio de 2019, enquanto a América do Norte e a Europa apresentaram quedas moderadas. A África e a América Latina registraram crescimento na demanda por carga aérea em comparação a maio do ano passado.

. As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram queda de 6,4% na demanda por carga aérea em maio de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e as condições de enfraquecimento da manufatura para os exportadores da região afetaram o mercado de maneira significativa. Como a região é responsável por mais de 35% do total de FTKs, esse desempenho é o principal fator do fraco resultado do setor. A capacidade de carga aérea aumentou 0,3% em relação ao ano passado.

. As companhias aéreas da América do Norte registraram redução de 1,6% na demanda em maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 1,4% em relação ao ano passado. O recente recuo no crescimento pode ser parcialmente atribuído à queda nos volumes de comércio global e às tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Os FTKs internacionais entre a Ásia e a América do Norte caíram quase 8% em relação ao ano passado.

. As companhias aéreas da Europa registraram queda de 0,2% na demanda por carga aérea em maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Este índice é bem melhor do que a redução de 6,9% registrada no mês passado. As condições de enfraquecimento para os exportadores da Alemanha, as indicações de uma desaceleração na economia regional e a incerteza crescente sobre o Brexit afetaram o desempenho recente. A capacidade aumentou 2,5% em relação ao ano passado.

. As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram queda de 6,9% nos volumes de carga aérea em maio de 2019 em relação a maio de 2018. A capacidade diminuiu 1,6%. Uma clara tendência de queda na demanda por carga aérea internacional com ajuste sazonal ficou ainda mais evidente com o enfraquecimento dos volumes de carga aérea entre essa região e a América do Norte e entre essa região e a Ásia-Pacífico, contribuindo para um desempenho moderado. Mais uma vez, esses fluxos refletem a fraqueza mais ampla nos volumes do comércio global, além do impacto da reestruturação dos modelos de negócios das companhias aéreas atualmente em andamento na região.

. As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 2,7% no crescimento da demanda por carga aérea em maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 6,6%. Com os FTKs internacionais caindo 0,5% no mesmo período, esse aumento é reflexo do desempenho saudável dos mercados domésticos de carga aérea da região.

. As companhias aéreas da África registaram em maio de 2019 o maior aumento da demanda por carga aérea entre todas as regiões: 8,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado continua a tendência de alta de FTKs, observada desde meados de 2018. Com isso, essa região apresentou o melhor desempenho pelo terceiro mês consecutivo. A capacidade aumentou 13,4% em relação ao ano passado. O fortalecimento dos investimentos e das relações comerciais com a Ásia trouxe um aumento de dois dígitos nos volumes de carga aérea entre essas duas regiões durante o ano passado.

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