Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2019 - 08:39

“Inquieto Coração — 10 anos”


Espetáculo sobre Santo Agostinho retorna ao Rio para festejar dez anos de estreia.

Com idealização, dramaturgia, produção e atuação de Eduardo Rieche e direção de Henrique Tavares, o espetáculo “Inquieto Coração — 10 anos” estreia no dia 09 de julho(terça-feira), às 19 horas, no Espaço Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim,  Avª Vieira Souto, 176,Ipanema, Rio de Janeiro. O teatro pertence à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ, do Governo do Rio de Janeiro. A montagem, baseada em textos de Santo Agostinho, terá sessões às terças e quartas, sempre às 19h, até o dia 31 de julho.

Concebido na forma de um monólogo, o espetáculo estreou em novembro de 2008 na mesma sala da Laura Alvim, e foi extremamente bem acolhido pelo público e pela crítica teatral, resultando em duas prorrogações consecutivas da temporada. Ao longo destes 10 anos, a produção foi apresentada em São Paulo e em várias outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza.

Elaborado a partir da adaptação de algumas cartas e sermões de Santo Agostinho, além de quatro de suas principais obras (“Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”), “Inquieto Coração - 10 anos" é um mergulho nos mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana.

Mais do que uma peça biográfica, o solo concebido e interpretado por Eduardo Rieche usou como mote as reflexões filosóficas deste grande escritor e teólogo do século IV: “Agostinho vai muito além da figura religiosa”, destaca Rieche. “Sua obra foi e continua sendo determinante para a construção do pensamento ocidental. Era um escritor intenso, que deixou mais de mil publicações, entre livros, sermões, textos filosóficos e doutrinais”.

Também formado em Psicologia, Rieche conta que seu primeiro contato com o trabalho de Santo Agostinho foi na faculdade, através da autobiografia “Confissões”. “Uma autobiografia pressupõe os conceitos de eu, sujeito e personalidade, que ainda não existiam no século IV. As obras de Santo Agostinho trazem questões extremamente contemporâneas sobre diversos assuntos, questões que muitos autores exploraram posteriormente, sob diversas vertentes”, acrescenta.

“Inquieto Coração — 10 anos” propicia, ainda, um encontro inédito entre os escritos de Agostinho, este primeiro homem “moderno”, e o homem atual. “Santo Agostinho está mais próximo de nós do que imaginamos: no nosso modo de pensar a relação entre razão e fé, ação e contemplação, amor e sexo”, afirma o diretor Henrique Tavares. “Nos seis meses ininterruptos em que o espetáculo esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em todos os locais onde foi apresentado posteriormente, obtivemos um retorno bastante positivo dos espectadores, surpreendidos com o fato de tais reflexões, escritas há tanto tempo, terem aplicações práticas inimagináveis em suas vidas”.

Realizado por profissionais amplamente reconhecidos em suas áreas, “Inquieto Coração - 10 anos”, como bem salientou a crítica Barbara Heliodora, tem o seu diferencial no fato de ser um espetáculo que desperta não só o prazer estético, mas “o sentir e o pensar”. Na pequena sala do Espaço Rogério Cardoso, “Inquieto Coração" (re)encontra o ambiente ideal para o estabelecimento da relação de proximidade entre ator e público, e entre a própria plateia e a grandeza da filosofia agostiniana.

O ator e idealizador Eduardo Rieche está radiante com a oportunidade de retornar ao cartaz: “A possibilidade de retornar com o espetáculo no aniversário de dez anos da montagem original e fazê-lo atingir um novo público é o que mais me motiva”, afirma. “Comemorar o décimo aniversário de vida de um espetáculo não é algo simples, e tampouco corriqueiro – hoje em dia, inclusive, não é infrequente que os espetáculos não ‘sobrevivam’ à sua primeira temporada. A crise na economia, a crise de público, a crise de segurança... tudo seria motivo suficiente para demover os produtores da enorme tarefa de se manter um espetáculo em cartaz. Some-se a isso a atual escassez dos editais de patrocínio, e o cenário é quase assustador”, continua o ator e produtor, que, mais uma vez, banca a montagem com recursos próprios. “Por tudo isso, a força dos que resistem é ainda mais digna de mérito.”

“Inquieto Coração — 10 anos” será apresentada durante o mês de julho, sempre às terças e quartas, às 19h. A Casa de Cultura Laura Alvim fica na Avenida Vieira Souto, 176, em Ipanema (2332-2015), perto da Estação General Osório do Metrô, com ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A classificação indicativa é 12 anos. O espetáculo tem duração de 55 minutos. Uma montagem simples, mas não óbvia. Densa, mas não prolixa. Vibrante, intensa e inquieta, como o coração agostiniano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira