Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2008 - 11:45

“O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago


Uma reestréia da Cia “Pé na Porta”.

A opção da companhia “Pé na Porta” e do diretor Paulo Marcos (GRUPO TAPA) pela transposição direta de “ O Conto da Ilha Desconhecida” para o palco faz com que um dos mais notáveis elementos da peça seja a simplicidade do jogo cênico proposto pelos atores-narradores. A interatividade entre os atores se torna mais aguçada à medida que estes trocam de personagens ou funde-se em outros, dando dinâmica única ao texto narrado.

Para sugerir e enfatizar ambientes e situações, os atores se valem apenas da imaginação da platéia, aguçada pela narrativa, e da manipulação de pequenos objetos simbólicos, que dependendo do contexto, podem se transformar em janelas, cetros ou mesmo, caravelas. Dessa maneira, não são os atores que recriam o conto de Saramago. É ele mesmo que os recria, para seu conto. “(...) Ainda mais atraente porque os intérpretes e músicos se interessam, em primeiro lugar, pela apreciação estética da literatura e da música entrelaçadas pelo espetáculo. Linha por linha, ponto e vírgula, nada se perde na transposição cênica. (...) E bastaria essa história tão bem concebida e recontada para instigar a busca do prazer literário.” (Mariângela Alves de Lima – O Estado de São Paulo)

“(...) Nesta produção de estréia, a companhia Pé na Porta conseguiu enxergar muito bem a teatralidade dos escritos do portuga ranzinza de que tanto gosto. A proposta é bem-intencionada: estimular um público jovem (daí o horário de matinê) a gostar de teatro e de literatura. Se dá certo, não sei, só posso afirmar que a mim o espetáculo não decepcionou. (...) O Pé na Porta acaba ficando só no nome do grupo, porque eles entram pedindo licença, e com toda educação apresentam um espetáculo comportado e bem-feito. Seria bem legal vê-los nas próximas produções retomando as desconstruções e ressignificações que eles começaram a propor aqui e levando-as a ilhas mais desconhecidas.” (Maurício Alcântara - Revista Bacante)

SInopse: O Conto da Ilha Desconhecida, primeira produção da Cia. Pé na Porta, leva em cena o texto integral do livro de José Saramago, sem tirar nem pôr. A parábola de um homem que quer um barco para procurar uma ilha desconhecida é pontuada por trechos de canções de Lenine e Secos e Molhados executadas ao vivo. Os jovens atores se revezam em todos os papéis.

. Reestréia: 03 de maio, com temporada até o dia 29 de junho, aos sábados e domingos às 16h, no Teatro Coletivo Fábrica. Rua da Consolação 1632, São Paulo | Telefone: (11) 3255-5922 | Estacionamento: Rua Pedro Tacques, 54 e Rua da Consolação, 1681. Lotação: 134 lugares | Duração: 60 minutos | Censura: Espetáculo Adulto - Acima de 12 anos. Acesso para deficientes físicos. || Ingressos: R$ 20,00

A Cia. Pé na Porta é um grupo teatral jovem, integrado por jovens artistas formados em algumas das mais conceituadas escolas de teatro de São Paulo, como a Universidade Anhembi Morumbi e o Teatro Escola Célia Helena.

Como todo jovem, a sua vocação é questionadora. O inconformismo, o desejo de mudança e a crença na sua possibilidade são algumas das forças aglutinadoras desse conjunto teatral. Desse modo, o nome Pé na Porta não foi escolhido ingenuamente como simples metáfora. Pé na Porta, nesse caso, é uma proposta de trabalho, é um programa estético, é um modus vivendi.

Para enfrentar esse desafio, os jovens artistas tiveram maturidade suficiente para integrar ao conjunto um diretor mais velho e experiente, afinado estética e ideologicamente com seu projeto: Paulo Marcos, ator e diretor do Grupo Tapa, professor e coordenador pedagógico da Universidade Anhembi Morumbi, agregando assim conhecimentos teóricos e técnicos que o grupo ainda levaria alguns anos para adquirir por experiência própria.

Esse é o Pé na Porta. Um projeto artístico, teatral, mas também político e existencial. Jovem, corajoso, mas também maduro e experiente. Esperançoso e crítico, na busca de boas perguntas e melhores respostas para as complexas questões da nossa contemporaneidade. Uma porta aberta para a Utopia e a Ética. [ Foto: Flávio Moraes] || Site: www.ciapenaporta.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira