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11/07/2019 - 10:06

Brasil segue em crescimento no setor de saúde e beleza

E recebe Congresso Internacional Consulfarma. Quarto mercado mundial no ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, país representa 6,2% do consumo mundial do setor. Considerado um marco no calendário da beleza, 14º Congresso Consulfarma adianta tendências cosméticas.

São Paulo — Desafiando a crise e a recente queda no PIB brasileiro, o mercado de Saúde e Beleza no Brasil cresceu em 2018 e segue em ritmo acelerado em 2019. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos( Abihpec), o setor de beleza observou um crescimento real de 1,7% em 2018 com relação a 2017 e, para esse ano, a expectativa é de outro saldo positivo, entre 1,5 e 2%. De 2014 a 2019, o mercado de beleza brasileiro saltou mais de 10 milhões de dólares segundo a Statista, agência provedora de dados de mercado. Foi o segundo maior crescimento, atrás apenas da China (20 milhões).

O país ocupa a quarta posição no gasto com esse tipo de produto no mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. “Esse setor brasileiro, que inclui Saúde, Beleza e Bem-Estar, representa 6,2% do consumo mundial de produtos para essa finalidade, mas analisando apenas o consumo de produtos específicos como cosméticos masculinos, perfumes e desodorantes, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial, e tem a terceira posição no consumo de protetor solar e produtos infantis. Dessa forma, apesar dos recentes problemas econômicos, o Brasil reforça sua importante participação nesse tipo de consumo”, comenta Lucas Portilho, diretor científico do Congresso Internacional de Tendências de Beleza Consulfarma, evento que está na sua 14º edição e é responsável pelo lançamento de diversas tendências em nutri e dermocosméticos. No Brasil, o setor de saúde e beleza também registra crescimento da empregabilidade na indústria pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, foram criados 125,7 mil empregos, uma alta de 4,3% na comparação com 2017, quando foi registrada a criação de 120,5 mil vagas, segundo a Abihpec.

Lucas, que é farmacêutico e pesquisador em Cosmetologia, destaca que um dos motivos para a posição brasileira no mercado mundial está relacionado com o constante investimento em inovação da indústria brasileira de saúde e beleza. “O Brasil é o terceiro mercado global em lançamentos de produtos por ano nesse setor, segundo a Mintel”, afirma Lucas. “Podemos afirmar com convicção que a quarta posição no mercado mundial deve-se à utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, somado com os lançamentos constantes de produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado brasileiro”, acrescenta. “Aliado a isso, os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos são entendidos como essenciais para os consumidores, que analisam o bem-estar como uma consequência da sensação de higiene e beleza. Além disso, outro fator é o aumento da expectativa de vida que trouxe, juntamente com a influência midiática, a necessidade de conservar uma impressão de juventude”, afirma. “Surgem a todo momento novidades contra as rugas, flacidez e todo tipo de cuidado com a pele”, argumenta.

De acordo com o panorama 2018 da Abihpec, existem no Brasil mais de 2.794 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Dessas, mais de 1600 estão no Sudeste. O Congresso Internacional de Tendências de Beleza Consulfarma é reconhecido no setor por trazer novidades e tendências, com lançamentos do setor magistral que influenciam as indústrias cosméticas. “Antes de um cosmético chegar às prateleiras, ele passa pelo setor magistral, que consegue produzi-lo com até dois anos de antecedência, porque a base de qualquer produto é o princípio ativo, que chega na farmácia de manipulação antes de ir para a indústria”, explica Lucas.

Resumo dos dados econômicos: . Mercado de Saúde e Beleza no Brasil cresceu em 2018 e deve crescer em 2019;

. Crescimento real de 1,7% em 2018 com relação a 2017 e, para esse ano, a expectativa é de outro saldo positivo, entre 1,5 e 2%;

. De 2014 a 2019, o mercado de beleza brasileiro teve o segundo maior crescimento global (+10 milhões de dólares), atrás apenas da China (+ 20 milhões de dólares), segundo a Statista, agência provedora de dados de mercado;

. Setor brasileiro, que inclui Saúde, Beleza e Bem-Estar, representa 6,2% do consumo mundial de produtos para essa finalidade;

. Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de consumo de cosméticos masculinos, perfumes e desodorantes;

. País tem a terceira posição no consumo mundial de protetor solar e produtos infantis;

. Em 2018, foram criados 125,7 mil empregos, uma alta de 4,3% na comparação com 2017, quando foi registrada a criação de 120,5 mil vagas, segundo a ABIHPEC.

. O Brasil é o terceiro mercado global em lançamentos de produtos por ano nesse setor, segundo a Mintel;

, De acordo com o panorama 2018 da ABIHPEC, existem no Brasil mais de 2.794 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Dessas, mais de 1600 estão no Sudeste.

14º Congresso Consulfarma — O evento acontece de 11 a 13 de julho(quinta a sábado), no Palácio das Convenções Anhembi (SP) e reúne novidades como: Cosmético Drone, Laboratório Cosmético, Sabonete para o Fígado, Cosmético Anti-wifi, Post Cosmetics (Cosméticos em filme), Food Cosmetics, Champanhe Antiestresse efervescente, Creme Antirressaca, Perfume em Espuma com ação hidratante e antipoluição, Batom e Gloss Antiacne e Linha Nem Azul Nem Rosa (Cosméticos Sem Gênero). De acordo com Lucas Portilho, além da cosmeteria (ambiente onde o visitante pode escolher o melhor creme totalmente personalizado para sua pele), o 14º Congresso Internacional de Tendências de Beleza Consulfarma traz a Innovation Zone — área especialmente voltada para o desenvolvimento de tendências altamente tecnológicas no campo dos dermocosméticos e nutricosméticos. “Dessa forma, o Congresso Consulfarma consolida sua posição de vanguarda no lançamento de tecnologias dermo e nutricosméticas associadas à saúde, beleza e bem-estar”, afirma.

14º Congresso Internacional Consulfarma, de 11 a 13 de julho (quinta a sábado), das 8h às 20h, no Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP). | www.congressoconsulfarma.com

Perfil — Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Ccordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.

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