Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Unipac oferece diferencial logístico em embalagens com barreiras

A empresa lança bombonas coextrudadas de 20 litros para produtos químicos e agroquímicos e torna-se a primeira empresa a oferecer o produto homologado para transportes de produtos perigosos via terrestre.

A Unipac apresenta ao mercado as novas bombonas coextrudadas (coex) de 20 litros, indicadas para o armazenamento e transporte de produtos químicos e agroquímicos – em especial à base de solventes -, e outros produtos que exigem barreira contra migração de gases e sofram oxidação. As embalagens oferecem ainda benefícios às atividades logísticas, graças ao seu design planejado para facilitar o empilhamento e o máximo aproveitamento em paletes.

Fabricadas em polietileno de alta densidade (PEAD), acrescidas de componentes de barreiras, as bombonas foram aprovadas em todos os testes de homologação para transportes de produtos perigosos via terrestre, entre eles: pressão interna, compressão, estanqueidade, queda em baixa temperatura – tanto nos laboratórios próprios da Unipac como pelos Organismos de Certificação de Produto (OCP) credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e estão aptas para o envase de produtos classificados no grupo de risco II e densidade até 1.3 g/cm3. Ao obter a homologação para o modal terrestre, a Unipac torna-se a primeira empresa no mercado a ter esta certificação para este tipo de recipiente – o processo de homologação para via marítima já está em andamento.

Embora possuam design de características diferenciadas e tenham sido planejadas para facilitar o envase, o armazenamento e o transporte, de forma geral as bombonas seguem o padrão dos itens monocamadas já produzidos pela Unipac, para que os usuários não precisem realizar quaisquer tipos de adequações em seus processos. Para atender às empresas que utilizam embalagens padronizadas, a Unipac oferece ao mercado a bombona monocamada de 20 litros com o mesmo design das novas bombonas coextrudadas.

Tampas com total segurança - Outro benefício que pode ser agregado as bombonas coextrudadas (coex) de 20 litros é a nova tampa com diâmetro de 63 mm, que apresenta maior segurança contra violação, abertura involuntária ou vazamentos, produto que acaba de ser desenvolvido e lançado pela empresa. Suas características proporcionam maior facilidade de abertura pelo usuário final e, ao mesmo tempo, nenhuma deficiência no fechamento. O novo sistema de arraste do lacre suporta o torque elevado de fechamento – mesmo em rosqueadeiras automáticas. As tampas possuem peso menor, se comparada com as similares de mercado, e trazem um lacre alinhado ao anel de vedação, unidos por pontos de ligação com inclusão de arraste.

Facilidade logística - Um dos diferenciais da nova embalagem é o alto desempenho e o melhor empilhamento. Isto se deve à alça esmagada na mesma altura do bocal da bombona, não ultrapassando o limite de altura do mesmo. Tal característica reduz o peso da embalagem e leva a uma melhoria significativa nas linhas de envase. “O formato da nova bombona permite excelente ganho de logística, pois possibilita melhor aproveitamento de espaço no palete, podendo ser acondicionadas 15 embalagens por nível, em cada um deles, podendo chegar facilmente ao empilhamento de três fileiras”, afirma Nilton Coelho Filho, Gerente de Contas da Unipac.

Mercado - As embalagens foram desenvolvidas a partir de pesquisas de mercado que apontaram para um segmento de grande potencial, com a crescente substituição de baldes metálicos. A expectativa é de que cerca de 30% da capacidade produtiva da Unipac para coex sejam destinadas à fabricação desta nova embalagem. De acordo com a evolução do mercado, a empresa tem planos de ampliar os investimentos neste segmento para atender à demanda futura.

Homologação - As bombonas - em conjunto com as tampas com diâmetro de 63 mm - foram projetadas para garantir melhor empilhamento e suas geometria e composição permitem atender a todas as exigências das Normas UN, voltada para o transporte de produtos perigosos via marítima e terrestre. Vale destacar que a empresa oferece ao mercado o conjunto homologado: Bombona Coex 20 litros e a nova tampa.

A Unipac possui uma família de produtos, com formatos, tamanhos e tampas, que atendem às mais diversas necessidades de mercado. Além disso, possui uma série de produtos homologados nos modais marítimo e terrestre. São eles: Bombona de 20 litros auto-empilhável cilíndrica monocamada | Bombona de 20 litros auto-empilhável retangular monocamada | Bombona de 20 litros retangular Monocamada | Bombona de 25 litros auto-empilhável retangular monocamada | Bombona de 30 litros auto-empilhável retangular monocamada | Bombona de 50 litros retangular monocamada | Todas embalagens são homologadas com tampa na versão batoque ou com válvula de alívio de pressão.

Outros itens da linha possuem homologação ou estão em trâmite para obtê-la - ambas com tampa com selo de alumínio. São elas: bombona de 20 litros auto-empilhável retangular monocamada - homologada para modal marítimo e em processo de homologação para modal terrestre | bombona de 20 litros auto-empilhável retangular coextrudada (multicamada) - homologada para transporte terrestre e tem em andamento a homologação para o modal marítimo.

A família de embalagens da Unipac possui também frascos (1 litro ou 5 litros) e a bombona de 10 litros, todos monocamadas e coextrudadas, que, em breve, estarão homologados.

Perfil da Unipac - A Unipac integra o Grupo Jacto, formado por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transportes, equipamentos para limpeza (alta pressão), ferramentaria e meio ambiente. Há 30 anos, a Unipac foca seus objetivos estratégicos no segmento de transformação de plástico e tem como propósito prover soluções inovadoras, que integrem serviços e tecnologias de aplicação de polímeros para agregar valor à cadeia. Executa seis processos de transformação em seu parque industrial: Sopro, Injeção, Injeção Espumada Estruturada, Extrusão, Termoformagem e Rotomoldagem e atende, atualmente, aos mercados automotivo, agropecuária, consumo, logístico e embalagens industriais para os setores agroquímico, alimentício, fotoquímico, limpeza, químico, entre outros. Conta com cerca de 900 funcionários e 126 máquinas de transformação de plástico, instaladas em um total de 30.000 m2 de área construída, nas três unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo uma in house.

A empresa está sempre na vanguarda tecnológica, já tendo desenvolvido mais de 2.000 moldes dos mais variados tamanhos, pesos e geometrias, numa variação de produtos que vão desde frascos de 60 ml, até tanques de 5500 litros. Esta capacitação permitiu à empresa alcançar um aumento de produtividade de 10% em 2005, índice que deve se repetir neste ano. Em 2006, a empresa espera um aumento no faturamento em torno de 8%, taxa semelhante ao conquistado em 2005 em relação ao ano anterior. www.unipac.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira