Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2008 - 12:34

50 anos do Fundo da Marinha Mercante com Medalha do Mérito Mauá


O Ministério dos Transportes celebrou na noite do dia 28 de abril (segunda-feira), os 50 anos de criação do Fundo da Marinha Mercante, um dos principais instrumentos da política de fomento e expansão da indústria naval em execução pelo governo federal. Responsável pela oferta de recursos para o financiamento do setor, o FMM é hoje o mais importante vetor do momento de recuperação por que passa este segmento no Brasil, registrando um aumento crescente no volume de financiamento à indústria naval. Resgatado nos últimos seis anos, o FMM foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento e deverá garantir a oferta de R$ 10,6 bilhões para financiamento de projetos até 2010.

O Departamento do Fundo da Marinha Mercante, órgão vinculado à Secretaria de Fomento às Ações de Transporte do Ministério dos Transportes, administra hoje uma carteira de 371 projetos, que mereceram prioridade. Deste total, 162 já foram contratados e significarão o aporte de US$ 4,1 bilhões. Deste montante, 3,6 bilhões de dólares serão financiados com recursos do Fundo da Marinha Mercante. Agentes financeiros parceiros do Fundo analisam, neste momento, outros 158 projetos, que movimentarão recursos da ordem de US 2,1 bilhões.

Neste cenário de recuperação da indústria naval brasileira, merece menção a parceria selada com a Transpetro, que encomendou a construção de 42 petroleiros até 2015. A primeira fase deste programa envolve a construção de 26 navios, já em andamento. Vale lembrar, ainda, projetos que levarão à expansão e modernização de estaleiros, como a construção de uma nova planta pelo Atlântico Sul, no estado de Pernambuco, e pelo Naviship, no estado de Santa Catarina.

Para comemorar os 50 anos do Fundo da Marinha Mercante o Ministério dos Transportes realizou cerimônia no Iate Clube do Rio de Janeiro. A fim de marcar a data, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, entregou a Medalha do Mérito Mauá a instituições e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da logística de transportes no Brasil, especialmente no setor naval. A outorga da mais importante insígnia da administração pública para o setor de logística de transportes é o reconhecimento do governo federal àqueles que ajudaram a construir a indústria naval brasileira e a executar políticas públicas que contribuíram decisivamente para o momento que vivemos. Para comemorar os 50 anos do Fundo da Marinha Mercante o Ministério dos Transportes realizou cerimônia no Iate Clube do Rio de Janeiro, ocasião, que teve a presença de várias autoridades, empresários e políticos, representantes de entidades como Sinaval, Syndarma, Sindmar, Marinha, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Transpetro ,entre outros. | Na foto: Deputado Federal Edmilson Valentim ao lado da secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Niterói (RJ), Jandira Feghali

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira