Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2019 - 11:00

GreenYellow investe mais de R$ 18 milhões em solução de energia sustentável


Para a rede Assaí Atacadista. As soluções de energia solar da empresa, implementadas nas oito lojas da rede, geram 25% de energia limpa e renovável, mais de 6.600 MWh, equivalente ao consumo de 3.400 residências.

A rede de atacado de autosserviço Assaí Atacadista recebeu investimentos de mais de R$ 18 milhões da GreenYellow, empresa especializada em Gestão Inteligente de Energia e soluções de Eficiência Energética, Energia Solar e Monitoramento, para a construção de 4,5 MWp de usinas fotovoltaicas em oito de suas lojas. O potencial de energia produzida por essas usinas deve gerar em torno de 25% de energia limpa e renovável, ou seja, mais de 6.600 MWh por ano, equivalente ao consumo de 3.400 residências e deixando de emitir 530 toneladas de CO2 na atmosfera, correspondente a 3 mil árvores.

Ecoeficiência é a marca da empresa que tem como princípio adotar procedimentos que não agridem o meio ambiente. Ao implementar as usinas fotovoltaicas, em parceria com a GreenYellow, o Assaí consolida sua posição de vanguarda na utilização de soluções de excelência ambiental, sustentável e viável economicamente. As primeiras unidades a receberem os telhados solares ou usinas de energia solar da rede foram Rio de Janeiro, Cabo Frio e Duque de Caxias (RJ); Goiânia e Rio Verde (GO); Várzea Grande (MT); Londrina (PR) e Ananindeua (PA).

Mais do que uma tendência, a rede acompanha a crescente demanda de toda a sociedade mundial de consumir, comercializar e fazer parcerias com empresas comprometidas com a manutenção do ciclo de vida no planeta. “Nosso objetivo é ser agente para uma mudança de paradigma utilizando em toda a nossa operação soluções sustentáveis, não só no âmbito energético como em toda a cadeia do nosso negócio. Ao optar pela utilização de usinas fotovoltaicas da GreenYellow, instaladas nos telhados de nossas lojas, contribuímos para o uso de soluções renováveis e limpa, reduzindo os impactos ambientais”, declara Marly Lopes, Diretora de Marketing e Sustentabilidade do Assaí.

Ao todo são mais de 13.900 módulos fotovoltaicos instalados nas oito unidades da rede, somando uma área de aproximadamente 28 mil m2 para produção de energia captada dos raios solares. A primeira unidade preparada para receber as soluções da GreenYellow foi o Assaí Cristo Rei, em Várzea Grande, Mato Grosso. Inaugurada em 2017, a loja recebeu 1.140 painéis fotovoltaicos, com potência instalada de 302 KWp, equivalente ao consumo de 240 residências, para abastecer o consumo das ilhas de refrigeração e frentes de caixa da loja. As maiores usinas solares da rede, construída em telhado, são das unidades de Goiânia e Rio Verde, em Goiás, e da cidade do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, com 921,6 kWp, 702 kWp e 995 kWp, respectivamente.

A usina solar da unidade de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Assaí Ayrton Sena, entrou em funcionamento em maio deste ano. Foram instalados mais de 3 mil painéis fotovoltaicos em uma área de aproximadamente 6 mil m2, com potência instalada de 995 KWp, a segunda maior usina em telhado do estado. Em apenas um ano, a usina deve gerar energia limpa equivalente ao consumo de 729 residências médias e deixarão de emitir cerca de 110 toneladas de resíduos e CO2 na atmosfera. Em um ano, 35% do consumo de energia será proveniente da energia solar, segundo estimativas da rede, que paga um aluguel para a GreenYellow pela implementação da usina fotovoltaica.

Segundo relatório anual da Bloomberg New Energy Finance, divulgado em junho de 2018, no New Energy Outlook (NEO), as fontes de energia solar, junto com as eólicas, devem representar 50% da geração mundial de energia até meados desse século. Em paralelo, as fontes não renováveis e poluentes devem diminuir. O carvão, por exemplo, deve ter declínio de 11% em sua participação na geração global de eletricidade, no mesmo período. O estudo mostra ainda que a queda nos custos de baterias para armazenamento de energia, utilizadas pelas soluções renováveis e limpas como a energia solar, e seu uso proliferado devem fortalecer o desenvolvimento dessas soluções a níveis exponenciais.

Para o diretor presidente da GreenYellow no Brasil, Pierre-Yves Mourgue, as soluções de energia sustentáveis como as usinas solares são importantes para trazer autonomia para as empresas, a fim de manter operações cada vez mais limpas e renováveis. “O quanto a empresa respeita e faz ações de acordo com a sustentabilidade do planeta é uma questão que já está sendo discutida pelas corporações. A rede Assaí Atacadista é um exemplo de empresa que está em sintonia com a nossa filosofia de trabalho que é o de oferecer modelos energéticos cada vez mais eficientes e sustentáveis. Ao escolher a GreenYellow como parceira contou com nossa ampla experiência como gerenciadora inteligente de energia”, declara.

Perfil — A GreenYellow é especializada em Eficiência Energética e em Energia Solar. De origem francesa, a empresa tem operações em oito países e possui um portfólio de Eficiência Energética com mais de 2 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 700 deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia de energia com os projetos da GreenYellow até dezembro de 2018, em todo o país, totalizou 573GWh, o suficiente para abastecer mais de 230 mil casas em um ano. A companhia viabiliza seus projetos por meio de investimentos próprios e garante a seus clientes uma economia líquida durante a vigência do contrato. |www.greenyellowbr.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira