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25/07/2019 - 09:01

Couro do Brasil foi destaque no Vietnã e nos Estados Unidos


Brasil fechou o primeiro semestre de 2019 com crescimento de 14% nas vendas ao mercado externo, atrás apenas da China.

Os principais eventos mundiais do setor de couros no mês de julho tiveram uma importante participação do Brasil. Em Ho Chi Minh, a feira Shoes and Leather Vietnam teve a presença de quatro curtumes do país apresentando seus couros a um mercado em franca expansão. Em Nova Iorque, o Congresso Mundial do Couro, a Lineapelle (com seis curtumes do Brasil) e um debate com a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) movimentaram a cena da criação de moda na cidade. Todas as atividades tiveram o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo ao crescimento do couro do país no mercado externo desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Feira no Vietnã — Na avaliação de Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, a feira do Vietnã teve resultados significativamente melhores para o Brasil em 2019 em comparação com 2018, com mais negócios in loco e maior projeção de vendas para os próximos meses. O país do sudeste asiático mantém-se como um dos mais relevantes para as exportações de couro do Brasil (quarta colocação) e firma-se como um gigante exportador de calçados do mundo (fechou o primeiro semestre de 2019 com crescimento de 14% nas vendas ao mercado externo), atrás apenas da China.

Palestra em Nova Iorque — Em Nova Iorque, o mix de conhecimento e relacionamento comercial pautou os dias dedicados ao couro em julho. Os Estados Unidos sediaram pela primeira vez o Congresso Mundial do Couro (estrategicamente agendado para a véspera da Lineapelle), apresentando a novos designers e criadores da indústria fashion como este material pode ser uma ferramenta de disrupção na moda. Convergindo com o propósito de compartilhar experiências positivas do setor, a Lineapelle reservou um momento específico em meio à mostra comercial para o debate sobre certificações, com CSCB, LWG (Reino Unido) e ICEC (Itália); um público qualificado prestigiou a atividade, mostrando que transparência, garantias e parcerias são uma demanda em ascensão no setor de couros.

O Brazilian Leather — Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros — incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. | emwww.brazilianleather.com.br

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