Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2008 - 09:54

Lojas renner registra lucro líquido 62% superior no primeiro trimestre, alcançando R$ 27,2 milhões

· A Receita Líquida total tem elevação de 24,2%, alcançando R$ 431,8 milhões, o crescimento das Vendas em Mesmas Lojas foi de 11,5%, índice maior do que nos quatro trimestres anteriores, EBITDA (Geração Operacional de Caixa) chega a R$ 55,4 milhões, com crescimento de 42,6%, e esultado de Serviços Financeiros é 16% superior, com resultado de R$ 18,5 milhões.

Segunda maior rede de lojas de departamento de vestuário no Brasil, a Lojas Renner (Bovespa: LREN3) registrou no primeiro trimestre de 2008, Lucro Líquido de R$ 27,2 milhões, 62% superior ao período equivalente de 2007. O EBITDA do trimestre foi de R$ 55,4 milhões, representando um crescimento de 42,6% e contribuindo para uma margem EBITDA de 14,5% sobre a Receita Líquida das Vendas de Mercadorias (versus 12,5% no mesmo período do ano anterior).

O crescimento das Vendas em Mesmas Lojas foi de 11,5%, nível mais acentuado que os apresentados nos últimos quatro trimestres, evidenciando que o consumo de vestuário no Brasil permanece aquecido. A Lojas Renner obteve Receita Líquida totalde R$ 431,8 milhões, 24,2% maior do que no mesmo período do ano anterior.

O bom desempenho da Lojas Renner deveu-se a fatores macroecômicos, como o continuado crescimento dos níveis de empregos formais, melhora da massa salarial e aumento da renda disponível, e a fatores internos, como a boa performance da operação de varejo, com a maior contribuição das lojas recentemente abertas, as melhorias na margem bruta - que teve aumento considerável de 46,5 para 47,9% entre o primeiro trimestre de 2007 e igual período de 2008 - e as diluições das despesas operacionais. A Companhia obteve um crescimento superior ao aumento da receita nominal do varejo de vestuário e calçados, de 17,9% até fevereiro, conforme dados publicados pelo IBGE.

“No primeiro trimestre pudemos acelerar o ritmo de vendas e explorar oportunidades relacionadas à oferta de serviços financeiros. O clima com temperaturas mais amenas em março e as melhorias operacionais implementadas ao longo do ano também colaboraram para os resultados apresentados”, afirma Sr. José Carlos Hruby, Diretor Administrativo e de Relações com Investidores da Companhia.

Em 11 de março, a Lojas Renner anunciou ao mercado que celebrou um Memorando de Entendimentos prevendo a aquisição de 100% das ações de emissão da Leader S.A, titular de 100% do capital social da União de Lojas Leader S.A, e, indiretamente, de 50% do capital social da Leader S.A. Administradora de Cartões de Crédito. No momento, está em andamento o processo de auditoria (due dilligence), que tem prazo estimado para terminar em 120 dias, a contar da data de celebração do Memorando de Entendimentos. O preço de aquisição será devidamente divulgado aos acionistas e ao mercado quando da celebração do contrato.

Na AGO, ocorrida em 31 de março, foi aprovada a distribuição de dividendos no montante de R$ 82,2 milhões (R$ 0,6763 por ação), pagos em 10 de abril. Assim, a remuneração aos acionistas, incluindo os juros sobre capital próprio pagos em janeiro, totalizou R$ 116,9 milhões.

Plano de expansão - No primeiro trimestre, foi inaugurada uma nova loja na cidade de São Paulo, no Bourbon Shopping Pompéia. Até maio, a Companhia terá aberto mais cinco novas unidades e totalizará mais de cem lojas em operação no Brasil.

Os investimentos em ativos fixos no primeiro trimestre totalizaram R$ 18,1 milhões, dos quais R$ 10,3 milhões foram direcionados às lojas a serem abertas no primeiro semestre.

Serviços financeiros - Com crescimento de 16% e resultado de R$ 18,5 milhões no primeiro trimestre de 2008, os Serviços Financeiros representaram 33,4% do EBITDA da Companhia no período.

O crescimento deveu-se, em parte, à maior aceitação dos produtos de crédito, principalmente os Empréstimos Pessoais, cuja carteira totaliza hoje R$ 87,3 milhões, incluindo os encargos. O ticket médio das operações, considerando-se os empréstimos feitos através do Saque Rápido é de R$ 500.

O Cartão Renner respondeu por 62,2% das vendas do primeiro trimestre, contra 66,5% no mesmo trimestre do ano anterior. “Com 34 lojas inauguradas desde 2005, o percentual de novos clientes, que ainda não têm o Cartão Renner aumentou muito, tendo como reflexo uma menor participação do nosso cartão sobre as vendas totais”, completa Hruby.

O ticket médio das vendas efetuadas no Cartão passou para R$ 101,35 no período, representando um aumento de 8,3% em relação ao primeiro trimestre de 2007. No primeiro trimestre, foram emitidos 348,2 mil novos cartões, o que possibilitou à Renner alcançar a marca de 12,4 milhões de unidades em março de 2008.

A condição de pagamento 0+8 parcelas com encargos registrou elevação sobre as vendas totais, com participação de13,6%, ante 13,2% no primeiro trimestre de 2007. Já a condição de 0+5 parcelas sem encargos representou 48,6% das vendas totais.

Atualmente, a Companhia opera os seguintes serviços financeiros: Condição de Pagamento em 0+8 parcelas com encargos, Empréstimos Pessoais, Títulos de Capitalização e Seguros.

Perfil da Lojas Renner - A Lojas Renner é uma das três maiores redes de lojas de departamentos de vestuário no Brasil e, ao final do 1TRI08, contava com 96 lojas, sendo 89 instaladas em Shopping Centers e sete em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A Companhia desenvolve e vende roupas, calçados e moda íntima de qualidade para mulheres, homens, adolescentes e crianças sob 11 marcas próprias de vestuário, das quais seis são representativas do conceito de Estilos de Vida, em que cada uma reflete um estilo próprio de ser e de vestir. A Lojas Renner também vende acessórios e cosméticos por meio de duas marcas próprias e oferece mercadorias em determinadas categorias sob marcas de terceiros.

O público-alvo da Companhia são mulheres entre 18 e 39 anos de idade que estão na faixa de consumo média e média-alta da população brasileira. A Lojas Renner oferece a seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis. O conceito de Estilos de Vida torna a combinação de peças individuais de roupas mais conveniente para a clientela, formando um conjunto coordenado consistente em cada uma das marcas.

A Lojas Renner oferece também serviços financeiros, tais como vendas financiadas, empréstimos pessoais e títulos de capitalização, passando a comercializar seguros através da rede de lojas a partir de outubro de 2007. Foi ainda, em junho de 2005, a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizado, com aproximadamente 100% das ações em circulação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira