Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2008 - 09:55

Embratel vai oferecer TV por assinatura via satélite

Operadora amplia sua oferta de serviços para o mercado residencial.

A Embratel vai entrar no mercado nacional de TV por assinatura no segundo semestre deste ano. O anúncio está sendo feito logo após autorização recebida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que aprovou para a operadora a licença de DTH – sigla do termo inglês Direct to Home (direto para casa).

“A entrada da Embratel nesse mercado e a ampliação da cobertura via satélite contribuirão para que nossos serviços estejam em sintonia com a chegada da TV Digital no Brasil”, diz José Formoso, presidente da Embratel. Segundo o executivo, com a tecnologia DTH, a Embratel também reforçará, ainda mais, seu foco no mercado residencial. “Estamos expandindo nosso portfólio de soluções e, mais uma vez, nos diferenciando das demais operadoras”, diz ele.

A cobertura da Embratel será nacional, o que possibilitará a oferta ao mercado residencial de pacotes de TV por assinatura combinados com produtos do portfólio Embratel, como DDD e DDI pelo código 21, além do telefone fixo Livre.

O consumidor residencial ganhará com a ampliação da atual rede de TV por assinatura. A nova rede DTH da Embratel complementará a rede da NET, empresa na qual a Embratel possui uma participação relevante e estratégica.

Para José Antonio Félix, presidente da operadora, a Embratel tem condições de complementar essa cobertura nacional da NET, que hoje atende a cerca de 9 milhões de domicílios no Brasil. “A oferta da Embratel complementa a cobertura da NET, reforçando a importância desse mercado”, diz o presidente, sem descartar futuras parcerias comercias entre as duas empresas.

O sinal verde da Anatel coincide com o recente lançamento do satélite Star One C2. Além de ampliar a capacidade de telecomunicações no Brasil, o novo Star One C2 será utilizado na transmissão de sinais para a TV por assinatura da Embratel. Além de atender as demandas do Brasil, o novo satélite também será responsável pelo envio de sinais para o México, Flórida (EUA) e para toda a América do Sul, onde a Telmex, principal acionista da Embratel, está presente com suas subsidiárias próprias.

Com o anúncio, a Embratel dá mais um importante passo rumo a transmissões de TV. Vale lembrar que a empresa faz parte da história da televisão no Brasil, uma vez que fatos mundiais só puderam ser vistos pelos brasileiros devido à tecnologia da empresa. Em 1969, por exemplo, a primeira transmissão comercial de televisão via satélite foi o lançamento da nave Apolo IX, que abriu caminho para a chegada do homem à Lua. A Copa do Mundo de 70, as Olimpíadas de Munique, a primeira imagem de TV colorida em 1972 e a transmissão de imagens internacionais em tempo real (em 1996) são exemplos de acontecimentos que só foram possíveis devido à Embratel.

A Embratel anuncia também que fará a doação de 2 mil conjuntos de TV, decodificador e antena receptora a escolas da rede pública, além de oferecer, gratuitamente, o sinal de um canal educativo a todas as escolas e incluir no pacote básico os canais da TV Justiça, TV Câmara e TV Senado.

O DTH via satélite - DTH (Direct to Home) é uma modalidade de transmissão. Os sinais de TV são enviados via satélite e enviados diretamente para o televisor dos assinantes do serviço, com alta qualidade de som e imagem. A recepção dos sinais é feita por meio de antena parabólica do tipo off-set, cujo diâmetro reduzido varia entre 45 e 90 centímetros, dentro de uma faixa de freqüência entre aproximadamente 10,9 e 36 Ghz.

Os receptores utilizados neste tipo de transmissão devem estar aptos a receber o sinal digital. A transmissão neste tipo de sistema é digital, desta forma o receptor deve ser capaz de entender sinais digitais e transformá-los em analógicos para que possam ser vistos em uma TV convencional.

Perfil da Embratel - A Embratel é uma das maiores empresas do Brasil e referência na área de telecomunicações. Oferece soluções completas para todo mercado brasileiro, incluindo telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo e Internet, além de assegurar atendimento em qualquer ponto do território nacional por meio de soluções via satélites.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira