Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2019 - 09:04

Workshop Você consegue encontrar um melanoma no couro cabeludo?

Programa que orienta profissionais de beleza sobre como identificar câncer melanoma promove workshop em Florianópolis (SC). Programa Juntos Contra o Melanoma reúne médicos para treinar sobre como identificar sinais do câncer de pele mais perigoso, e realizará workshop gratuito para cabeleireios em 31 de julho(quarta-feira). Câncer melanoma tem mais de 90% de chance de cura quando descoberto no início e esses profissionais têm papel fundamental na detecção precoce da doença, que tem alta prevalência em Santa Catarina

Santa Catarina registra, proporcionamente, a maior incidência do câncer melanoma no Brasil, com 6,14 casos para cada 100 mil homens e 5,33 casos por 100 mil mulheres estimados em 2019. E os cabeleireiros, além de dar aquele trato em nosso visual, também podem salvar vidas e auxiliar no combate a este que é o tumor cutâneo mais agressivo e letal, que causa mais de 1500 mortes por ano no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Embora o melanoma não seja o tipo de câncer de pele mais comum, é o mais perigoso pela sua capacidade de rapidamente se espalhar para outros órgãos. Pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive áreas não expostas ao sol, como o couro cabeludo. A boa notícia é que em geral o tumor está visível na pele e tem mais de 90% de chance de cura quando diagnosticado no início. Qualquer pessoa pode auxiliar na detecção precoce e identificar um sinal suspeito, se estiver conscientizada a respeito. E ninguém melhor para contribuir com isso do que os profissionais de estética, que diariamente observam a pele de seus clientes e podem sugerir avaliação médica quando encontrarem um sinal suspeito.

Para disseminar esse conhecimento e contribuir com a detecção precoce e, consequentemente, a maior chance de cura, o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), grupo multidisciplinar voltado ao estudo e acompanhamento da neoplasia, criou o Juntos Contra o Melanoma, programa que treina gratuitamente profissionais que podem desempenhar papel importantíssimo na detecção precoce, como cabeleireiros, podólogos e tatuadores.

Lançado em agosto em 2017, o programa desde então realiza periodicamente, na capital paulista, workshops gratuitos voltados a esses três nichos profissionais, tendo inclusive participado de eventos importantes, como a Beauty Fair, maior evento de beleza profissional da América Latina. As aulas são ministradas por médicos dermatologistas do GBM e trazem informações gerais sobre a doença, seus sinais, sintomas e dicas de como os profissionais podem sugerir avaliação médica sem assustar os clientes.

No ano passado, pela primeira vez, o Juntos contra o Melanoma saiu da capital paulista e promoveu um evento em Salvador. No primeiro semestre deste ano, realizou workshops em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e em Goiânia. E em agosto será a vez de Florianópolis. A capital catarinense receberá, no dia 31 de julho, um workshop gratuito exclusivo para cabeleireiros.

"Aos poucos, estamos estabelecendo uma nova referência nas campanhas de conscientização, para além das ações concentradas em proteção solar, já realizadas com frequência", afirma o dermatologista Elimar Gomes, idealizador e coordenador do Juntos contra o Melanoma. "Pouco se educa a população sobre o câncer melanoma. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 78% dos brasileiros desconhecem a doença. Com o programa, demos um passo adiante na conscientização. Os cabeleireiros veem seus clientes normalmente a cada dois ou três meses, e têm potencial para fazer muita diferença no combate ao câncer de pele mais letal", afirma o dermatologista.

Estudos internacionais destacaram o quanto a colaboração dos cabeleireiros pode ser importante. Em 2013, por exemplo, artigo no The Journal of Clinical and Aesthetic Dematology sugeriu que eles poderiam se tornar valorosos colaboradores dos médicos na detecção precoce. Três anos depois, estudo da Annals of Surgical Oncology apontou que, em um centro de saúde nos Estados Unidos, 10% dos casos de melanoma tinham sido encaminhados por esses profissionais.

A aula será ministrada pelo Dr. Elimar Gomes, com participação do Dr. Flávio Cavarsan, cirurgião oncológico em Goiânia e presidente do GBM, e também do dermatologista Luiz Fernando Kopke, coordenador local do evento, que fará abertura e mostrará dados sobre a incidência da doença no estado. O evento é gratuito e podem participar todos os profissionais interessados, lembrando que os lugares são limitados e é necessário efeturar inscrição prévia pela internet.

Workshop Você consegue encontrar um melanoma no couro cabeludo?, dia 31 de julho de 2019 (quarta-feira), às 19h, no Auditório do Hospital Universitário Polidoro Ernani de São Thiago, Rua Profª. Maria Flora Pausenwang, s/n Trindade, Florianópolis(SC).Inscrições: docs.google.com/forms/d/1B2gBEFg3QdS8ZmTy_LPeh4C2ClGeiRxDtUQkQzxYhtQ/edit?usp=sharing

O Grupo Brasileira de Melanoma: Fundado em 1996, o GBM se consolidou como referência brasileira em prevenção, diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa do melanoma em todas as suas modalidades. O grupo reúne 2 mil médicos de diferentes especialidades médicas, principalmente dermatologia, oncologia clínica, oncologia cirúrgica e patologia. Em mais de 20 anos de história, o GBM realizou 12 conferências nacionais, dezenas de eventos regionais e centenas de reuniões locais em todo o Brasil, além de manter registros epidemiológicos e preparar artigos científicos. Promove também diversas campanhas voltadas à população, elucidando e conscientizando sobre o tema. | www.gbm.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira