Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2008 - 10:03

Usina Henry Borden será premiada dia 30 por qualidade na gestão

Hidrelétrica tem papel decisivo no fornecimento de energia em horários de alta demanda.

Em cerimônia que será realizada no dia 30 de abril, no Palácio do Planalto, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) receberá o Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF), ciclo 2007, do Ministério do Planejamento. O prêmio será entregue pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Por comprovar alto desempenho institucional, com qualidade em gestão, a Usina Hidrelétrica Henry Borden, da EMAE, foi agraciada na faixa Bronze, na categoria Empresas públicas e sociedades de economia mista, após a avaliação de alguns critérios, como melhoria gerencial, redução de custos, qualidade dos serviços e satisfação do cidadão.

Para o diretor de Geração da EMAE, Antonio Bolognesi, ter concorrido com grandes empresas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais torna o prêmio ainda mais especial. “Essa vitória é um passo fundamental na busca pela excelência na gestão”, diz o diretor.

O empenho de toda a equipe na busca por esse prêmio; o histórico da usina, que completa 82 anos de operação e tem suas instalações prontas para atender a demanda do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e projetos internos que buscam o aprimoramento profissional e da gestão da qualidade estão entre os fatores determinantes para a conquista desse prêmio pela EMAE.

A Usina - Vista inicialmente como exemplo de pioneirismo no que diz respeito à engenharia civil e tecnologia, atualmente a Usina Henry Borden ocupa no setor elétrico nacional uma posição importante e estratégica, tendo papel decisivo no fornecimento de energia em horários de alta demanda e em situações de emergência que culminem na falta de energia.

É responsável pelo fornecimento de 9% da energia consumida no chamado horário de pico, das 19 h às 21 horas, gerando cerca de 800 MW. Além disso, tem capacidade para garantir energia ao centro de São Paulo e a outros pontos da área de concessão caso haja problemas no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Certificada em 2005 pela Norma Brasileira ISO 9001:2000, está localizada no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, e é composta por duas usinas: externa e subterrânea. A primeira unidade geradora foi inaugurada na Usina Externa, em 1926. Na Usina Subterrânea, o primeiro gerador entrou em operação em 1956. No total, são 14 unidades geradoras com potência instalada de 889 MW.

O Prêmio - O Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) foi instituído há 10 anos e faz parte do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) do Ministério do Planejamento. Quando foi criado, a nomenclatura era Prêmio Qualidade do Governo Federal, daí a sigla que permanece até hoje, mesmo após cinco anos da mudança de nome.

Para se candidatar ao prêmio, a EMAE passou por uma avaliação para aderir ao Gespública e elaborou um Relatório de Gestão (RG) baseado em um conjunto de orientações e parâmetros, tendo como referência um Modelo de Excelência em Gestão Pública.

Esse modelo é constituído de sete partes integradas, divididas em planejamento, execução, controle e inteligência da organização. O documento deve ser fundamentado em princípios constitucionais como legalidade, eficiência e moralidade, que funcionam como uma base de sustentação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira