Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2019 - 09:22

O melasma e seus efeitos psicológicos


Embora o melasma seja apenas uma anormalidade comum e benigna da pigmentação , é uma das dermatoses que geram maior demanda ao atendimento dermatológico, provavelmente por sua natureza cosmeticamente desagradável e seus efeitos psicológicos nos indivíduos acometidos, causando grande impacto na sua vida social, familiar e profissional. Esses efeitos psicológicos nao devem ser deixados de lado, pois em virtude da insatisfacao com sua aparência , acabam se privando do convivio social, inclusive havendo casos de depressao..

O melasma ocorre em áreas expostas, preferencialmente na face. Apesar de poder acometer ambos os sexos, o sexo masculino representa apenas 10% dos casos. A influência genética e a exposição demasiada ao sol são os fatores mais importantes para o desenvolvimento da doença, outros fatores como a gravidez, terapias hormonais, cosméticos e fatores emocionais também estao envolvidos no desenvolvimento da doença.

O melasma, embora seja uma anormalidade benigna, vem gerando uma enorme demanda nos consultórios dermatológicos, por sua natureza esteticamente desagradável e seus efeitos psicológicos, gerados no individuo, causando um enorme impacto em sua vida afetiva, profissional e pessoal.

O tratamento do melasma é considerado de recorrência, já que nao ha nenhuma alternativa de clareamento definitivo, nesse caso, destaca-se o uso de fotoprotetores e substância clareadoras, além de tratamentos com lasers e peelings.

O paciente com melasma deverá ser muito bem orientado quanto a natureza crônica da doença, e estimulado a jamais menosprezar a importância dos cuidados básicos, como o uso diário do filtro solar, extremamente importante para o tratamento quanto a prevenção do melasma, prinicipalmente em nosso país.

. Por: Simone Veloso, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology e professora de Dermatologia  da Uni Rio, e mestre em dermatologia pela USP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira