Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Adotado por grandes multinacionais, método lean de negócios é tema de lançamento da Bookman


Base do sucesso de empresas como a Toyota, o método lean parte de uma dinâmica diferenciada, abordada no livro em forma de romance.

São Paulo - É possível conciliar lucros recordes com uma forte base de crescimento para o futuro? O que para muitos profissionais pode parecer incoerência, para empresas como a Toyota que adotaram a filosofia do lean thinking (mentalidade enxuta) de negócios é garantia de sucesso. Assim, como forma de ampliar o conhecimento de profissionais dos mais diversos segmentos sobre essa metodologia, a Bookman Editora acaba de lançar no Brasil o título A Mina de Ouro - Uma transformação lean em romance, dos franceses Freddy e Michael Ballé.

A obra aborda em forma de romance toda a estrutura de um sistema lean de planejamento, podendo ser lida e apreciada pelo leitor como um drama do cotidiano em que reviravoltas acontecem a todo o momento na vida dos contagiantes personagens. "A história é sobre pessoas, como elas têm idéias a respeito da maneira de fazer as coisas e como estas idéias mudam a partir de suas próprias percepções e capacidades" afirma o consultor Peter Willas, que assina o prefácio da obra.

Ao contrário de um livro técnico, A Mina de Ouro permite que o leitor desfrute a nova metodologia, ao invés de estudá-la, tornando a leitura mais agradável. Para Gilberto Kosaka, presidente do Lean Institute Brasil, a obra é um complemento importante à abordagem calculada e racional de obras técnicas já produzidas sobre o tema. "Ao final da leitura de A mina de Ouro o profissional terá uma visão clara e sistêmica de como uma fábrica lean deve ser operada e gerenciada. E por outro, a certeza de que, na filosofia lean, não há passo simples ou fórmula mágica que faça com que a companhia reduza seus custos enquanto melhora a qualidade e a agilidade no atendimento ao cliente".

Lucratividade, a busca interminável pela perfeição, conhecimento profundo sobre o produto, compreensão do tempo que determina o ritmo dos negócios e o conceito de trabalho padronizado fazem parte da metodologia e estão entre as abordagens da obra que coloca as pessoas como centro de todos os demais conceitos.

O método lean: O método lean parte de uma dinâmica diferenciada, muitas vezes até contraditória, que ainda assusta muitos gerentes e empresários. Por isso, embora essas idéias existam há mais de 50 anos, somente agora a metodologia está sendo usada em larga escala. Atualmente os conceitos lean são aplicados em qualquer tipo de atividade. Na Europa, Austrália e EUA um dos grandes setores a utilizar esse sistema é a área de serviço. No Brasil a maior aplicação ainda está na indústria, mas agora não só no automobilismo, mas também na eletrônica, capitais, química e alimentos, como por exemplo na fábrica da Nestlé. A aplicação da metodologia está na sua fase inicial e a unidade brasileira foi a escolhida para ser a primeira da indústria a coloca-la em prática.

Os autores: Freddy Ballé trabalhou como gerente de engenharia e de manufatura na Renault por 30 anos, ocupando o cargo de diretor de engenharia de manufatura. Começou a visitar fábricas da Toyota nos anos 70 e logo percebeu a força do Sistema Toyota de Produção. Há alguns anos, Freddy fundou a ESG Consultoria para aconselhar clientes industriais quanto a transformações Lean - como a descrita em A Mina de Ouro.

Michael Ballé, é PhD, consultor empresarial, escritor e professor associado na Américan University de Paris. É também co-fundador do Projet Lean Enterprise, iniciativa líder em abordagem do método lean na França.

O livro a A Mina de Ouro - Uma transformação lean em romance, da autora Freddy Ballé e Michael Ballé, formato 16cm X 23cm, com 372 páginas, pelo preço de R$68,00.

Perfil da Bookman Editora -A Bookman é a divisão da Artmed Editora voltada para a publicação de livros na área de ciências exatas com foco principal no mercado acadêmico. Entre os segmentos estão administração, economia, ciência da computação, matemática, química, engenharia, arquitetura e turismo. Criada em 1997, a editora vem conquistando importante participação de mercado devido à confiança da comunidade acadêmica brasileira e um número considerável de adoções nas universidades. Na ciência da computação, merece destaque o fato de a Bookman ter se tornado em 2005 a editora oficial dos livros da Microsoft Press no Brasil. No segmento de administração, a empresa firmou contrato para publicação da coleção de livros de negócios lançados pela Wharton School Publishing.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira