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30/04/2008 - 10:40

Estudo do Instituto de Pesquisa Fractal revela: consumidor de baixa renda não sabe valor de taxa de juros em financiamentos

Norma do Banco Central em vigor deverá contribuir para reduzir índice de 81,7% de desconhecimento. Entrevistados priorizam liberação rápida de crédito e maior prazo para pagamento da primeira prestação .

O Instituto de Pesquisa Fractal divulga o Painel Financeiro da Indústria de 2007, que revela o comportamento do consumidor de baixa renda em relação à aquisição de bens, financiamentos e prioridades de pagamento. Dentre os resultados, o índice que mais chama a atenção no universo pesquisado é que 81,7% dos consumidores não sabem qual é a taxa de juros paga nas operações de crédito.

Esse indicador da pesquisa chega em um momento importante em que acaba de entrar em vigor o CET (Custo Efetivo Global), medida criada pelo Banco Central, com o objetivo de deixar mais claro ao público as taxas de juros que são cobradas nos financiamentos. Esta norma serve até mesmo para os anúncios, o que pode colaborar para o entendimento e até comparação de taxas entre as instituições financeiras.

Realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba e nas cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto, o estudo ouviu 3.264 consumidores de média salarial acima de R$ 250,00 e idade a partir de 20 anos.

Segundo Celso Grisi, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, o que o consumidor quer dos bancos é a aprovação rápida de crédito, com baixa taxa de juros, e que ofereçam o limite de crédito adequado a sua necessidade e maior prazo para o primeiro pagamento. “A taxa de juros é fator predominante e até decisiva para a maioria dos consumidores, além da facilidade no pagamento das prestações via carnê. Porém o que mais importa é o valor da prestação. Se ela cabe no bolso então, compra-se o produto, mesmo que no final o pagamento seja o dobro do preço se fosse comprado à vista”, afirma.

Na série histórica da pesquisa em relação às prioridades de pagamento, a conta de luz continua sendo a principal despesa a ser paga, seguida pela conta de água e a parcela do financiamento, deixando para trás dívidas como o aluguel da residência, que só aparece em 9º lugar (veja tabela). Em relação a valores, a despesa média paga da conta de luz é de R$ 50,00, para financiamento do imóvel é de R$ 250,00 e o aluguel fica acima de R$ 200,00.

Tabela 1....................Despesas............................................ %

1 ...........................Conta de luz | 100,0

2.......................... .Conta de água | 89,3

3............................Parcela emp/CDC obtido p/ financeira | 85,2

4.......................... .Conta de telefone fixo | 49,9

5............................Crédito para celular | 44,8

6.............................Fatura do cartão de crédito | 31,1

7.............................Parcela mensal do empréstimo bancário | 31,1

8.............................Conta de telefone celular | 17,4

9............................Aluguel da residência | 16,8

10...........................Boleto bancário | 12,0

11...........................Prestação mensal do automóvel financiado | 8,8

12...........................Recarga do bilhete único | 6,6

13............................Condomínio | 6,5

14............................Mensalidade escola/faculdade | 6,4

15............................Utilização do limite do cheque especial | 5,6

16............................Despesas com médico/dentista | 5,6

17............................IPTU | 5,1

18............................Prestação da casa própria | 2,2

19........................ ...Seguro do automóvel | 0,7

20............................Taxa de lixo | 0,6

Perfil da Fractal – Forma, Acaso e Dimensão - Empresa com 20 anos de atuação no mercado brasileiro, figura entre as melhores empresas de pesquisa e consultoria de negócios do Brasil. A Fractal é especialista em pesquisas de mercado, tratamento de informações, treinamento (transferência de know-how) e desenvolve anualmente os Painéis da Indústria Financeira – P.I.F., que analisam a movimentação do setor no Brasil. Tradicionais, os painéis apuram dados que vão desde a imagem institucional dos bancos pesquisados até a avaliação dos produtos oferecidos/lançados, a seus clientes “Pessoa Jurídica” e “Pessoa Física”, comparando resultados de diferentes instituições em todo território nacional, ao longo do tempo.

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