Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2019 - 08:06

Liderança democrática no mundo corporativo

Ser líder, liderar, ter jeito para liderança, saber ser líder. “Fulano nasceu para liderar! ”.

Mas, afinal, o que é ser um líder hoje em dia?

Se voltarmos trinta anos atrás, encontraremos neste mesmo patamar os CHEFES, os grandes precursores do atual LÍDER. Os patrões, os encarregados. Eram eles que falavam por último, que decidiam, que mandavam. E a vida fluía assim, entre os que mandavam e os que obedeciam. Às vezes, no meio desse curso, tinham aqueles que se rebelavam, os que iam contra o “sistema” e nem sempre suas ideias agradavam a maioria.

Este comportamento de expor as ideias, de igualdade, de diversidade, é bem recente.

Na sociedade, a democracia nunca esteve tão em voga: lutamos pelo nosso direito de ir e vir, pelo nosso jeito de se vestir, pela igualdade de nossa cor, de nossos pensamentos e atitudes, e somos valorizados por essa luta, mesmo que as vezes não consigamos os resultados esperados. Respondemos por nossas atitudes, certas ou erradas, para uma instituição chamada governo.

Na família a democracia também se fez presente. Hoje, muitos pais tentam ser mais próximos, mais amigos, aquele formato paternalista não é mais tão bem visto. Mas, mesmo assim, respondemos aos nossos pais pelos nossos atos.

E no local de trabalho? Na empresa? Essa democracia se faz presente? Hoje sabemos que uma empresa moderna é aquela que traz uma boa qualidade de vida para seus colaboradores, onde os líderes são engajados e passam por diversos treinamentos não só técnicos, mas também comportamentais.

Mas, essa democracia realmente funciona no mundo corporativo? Em todos estes anos frequentando, diariamente, empresas de diversos segmentos e nacionalidades, pude constatar que não é bem assim.

É claro que houve uma melhoria gigantesca de uns anos para cá. Indiscutivelmente a forma como o colaborador é tratado mudou de forma gritante, seja em suas condições de trabalho, no quesito segurança, qualidade de vida dentro da empresa e tantas outras vertentes. Há muito o que comemorar.

Desta forma, ser um líder nos dias de hoje se tornou uma grande responsabilidade, uma carga bem mais pesada que alguns anos atrás.

Hoje o líder não basta ser líder, ele tem que saber liderar! Saber que está lidando com pessoas de opiniões diferentes, de culturas diferentes e que, a qualquer momento, pode ser questionado sobre outras formas de solucionar algumas questões.

Porém, já pude presenciar também alguns casos que pareciam impossíveis de serem solucionados, mas que o líder assumiu sozinho todos os riscos e tomou a atitude que achava mais acertada. Neste caso não houve a tal democracia, houve uma pessoa que soube, de forma segura e consciente, resolver o problema de um grupo, mesmo correndo o risco de ser chamado de “tirano”, “centralizador”, etc.

Portanto, um líder de verdade sabe a hora de escutar, a hora de compartilhar, a hora de ceder e, principalmente, a hora tomar as rédeas e agir. Esse sim, na minha opinião, é o real significado da expressão “Liderança Democrática”.

. Por: Carla Verna, Psicóloga e palestrante especialista em qualidade de vida, gestão de equipes, inteligência emocional e motivação. | www.carlaverna.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira