Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2019 - 08:48

Lojas Americanas atinge lucro líquido com crescimento de 104,8% no 1S19


E crescimento de 13,5% no GMV consolidado no mesmo período.

Rio de Janeiro — Lojas Americanas S.A. [B3: LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais)], companhia que opera no ambiente de lojas físicas (tradicional, express e conveniência: “Local”) e plataforma digital (via B2W Digital, com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato) anunciou no dia 08 de agosto(quinta-feira), os resultados do segundo trimestre de 2019 e do primeiro semestre de 2019.

Destaque dos resultados estão o Efeito Páscoa — A Páscoa foi o evento de destaque do semestre. Assim, devido ao descasamento da Páscoa.

Consolidado — O GMV da B2W cresceu 18,6% e a receita bruta da Lojas Americanas apresentou crescimento de 7,2%. A expansão do GMV da B2W foi impulsionada pelo forte crescimento do Marketplace (+51,8%). Receita bruta +2,2% e receita líquida +1,6%. A receita bruta da B2W apresentou variação de -5,5% no primeiro semestre de 2019, impactada pela ausência da Copa do Mundo e pelo fim da “Lei do Bem”. Cabe destacar a reversão de tendência no segundo trimestre de 2019 com o crescimento de 0,1% (vs. -11,1% no primeiro trimestre de 2019). Lucro bruto +5,8% e +1,4 p.p. Margem bruta — Os ganhos na margem bruta estão relacionados ao crescimento da operação de marketplace da B2W e à melhor gestão de categorias em Lojas Americanas. Ebitda ajustado +7,5% e +1,0 p.p. Margem Ebitda. A alavancagem operacional verificada tanto na Controladora quanto na B2W, permitiu um crescimento de Ebitda bem acima do crescimento de receita, gerando expansão de margem. Lucro líquido +104,8% e +0,3 p.p. Margem líquida. Crescimento impulsionado pelo avanço do Ebitda.

Controladora destaca: Receita bruta +7,2% e receita líquida +6,4% — O crescimento da Lojas Americanas reflete a boa execução nos eventos Volta às Aulas, Páscoa e Dia das Mães, que ajudaram a superar a forte base de comparação com a Copa do Mundo em 2018 — disse a companhia. Receita bruta “Mesmas Lojas” de +5,2% e receita líquida “Mesmas Lojas” de +4,4% Superou a inflação (IPCA) em 1,8 p.p. (%RB) apesar da base de comparação devido à Copa do Mundo no ano passado. Lucro bruto +6,6% e margem bruta estável. Apesar da ausência da Copa do Mundo, que pressionou a margem em 2018, o fim da “Lei do Bem” dificultou a expansão de margem. Ebitda ajustado +7,1% e +0,1 p.p. margem Ebitda. Devido à usual austeridade de despesas e consequente alavancagem operacional.

Hoje as Lojas Americanas tem um total de 1.518 lojas por todo Brasil, sendo dessas 41 lojas abertas no primeiro semestre de 20 (vs. 27 no 1S18), alcançando 617 cidades.

Lojas de Conveniência (Local), com aprimoramento do sortimento incluindo testes em novas categorias de alimentos e disponibilizando novos serviços como Pegue na Loja, Pegue na Loja Hoje e LASA Entrega.

Lojas Autônomas: em mais uma iniciativa da IF – Inovação e Futuro, iniciamos diversos testes com modelos de lojas de autoatendimento que utilizam inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, revolucionando a maneira como atendemos os desejos dos clientes e modernizando a experiência de compra. Ame Go: no modelo “Grab and Go”, o cliente usa o app da Ame ao entrar na loja, escolhe os produtos e ao sair suas compras são debitadas automaticamente, sem fila e sem checkout. Smart Fridge: a solução de compra de conveniência com a geladeira autônoma segue o modelo “Grab and Go” no qual o cliente utiliza o app Ame para abrir a porta, escolhe sua bebida preferida e após fechar o equipamento, a cobrança é feita automaticamente no seu app. Ame Box: no modelo store in store o espaço dessa experiência é delimitado por paredes de vidro e uma porta automática que é aberta com o app Ame. Ao entrar no espaço, o cliente escolhe o produto que quiser e recebe a cobrança logo após sair.

Venture Capital: primeira iniciativa da vertical de Venture Capital da Inovação e Futuro(IF), em junho de 2019, a Lojas Americanas realizou um investimento na Zippin (Vcognition Technologies, Inc), empresa baseada no Vale do Silício especializada em tecnologia de automação de lojas por meio de inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores que está suportando o desenvolvimento de parte das iniciativas acima. O acordo prevê a exclusividade do uso da tecnologia no Brasil e uma parceria estratégica no desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto. +AQUI: no primeiro semestre de 2019, a +AQUI ofereceu serviços para mais de 6,5 milhões de pessoas nas lojas com operação, um crescimento de 63% versus o mesmo período do ano anterior. Parceria com AME: os promotores demonstram aos clientes como fazer o download do app, comunicam as promoções vigentes e apresentam os serviços já disponíveis na plataforma, contribuindo para aumentar o número de usuários e melhorar a experiência dos clientes nas lojas. Digital Lab: aconexão com o conhecimento acadêmico é uma das formas de atualização do negócio, colocando a companhia em contato com o que há de mais moderno e inovador no mercado e trazendo novas perspectivas junto a instituições de ensino de ponta, como MIT, PUC e, mais recentemente, UFRJ.

— No primeiro semestre de 2019 iniciamos uma parceria com a UFRJ onde propusemos desafios relacionados à inovação no varejo para alunos da disciplina de Empreendedorismo. Os projetos foram realizados seguindo as orientações dos professores e a mentoria de executivos da companhia— esclarece a empresa do varejo.

— Nosso laboratório de pricing na PUC-RJ segue avançando na modelagem e refinamento dos estudos de linhas de produtos que produzem maior impacto nos resultados— continua.

Inovação e Futuro (IF).: Ame: a plataforma de negócios mobile, uma das primeiras iniciativas da IF, segue acelerando e apresentando indicadores impressionantes. O app da Ame já conta com mais de 3,2 milhões de downloads em um pouco mais de um ano de operação. A Ame vem ganhando forte tração nas marcas da B2W, otimizando a oferta de descontos para os clientes, gerando maior recorrência de compra e aumentando o spending. Em agosto de 2018, a Ame foi integrada à ferramenta promocional do B2W Marketplace (Promo Seller), permitindo que os sellers invistam na oferta de cashback adicional.

Segundo as Lojas Americanas, a varejista segue investindo em tecnologia proprietária para ampliar a aceitação e evoluir a experiência de compra do cliente com Ame nas lojas. Com isso, vem escalando a aceitação da Ame em um curto espaço de tempo — de seis lojas piloto no final de outubro de 2018 para 774 em junho de 2019 — e desenvolvendo funcionalidades exclusivas para o mundo físico. Ao longo de 2019, a Ame estará presente em todas as lojas físicas da Lojas Americanas e também em outros lojistas.

Em 30 de julho de 2019, Lojas Americanas e B2W divulgaram um Fato Relevante comunicando a definição da estrutura societária a ser constituída para a Ame. A participação será na proporção de 56,92% para a Lojas Americanas e 43,08% para a B2W, percentuais esses fixados com base na avaliação dos ativos intangíveis e ativos fixos preparada por empresa independente, por meio da abordagem de custo, metodologia selecionada dentre aquelas amplamente utilizadas para tanto. A estrutura societária possibilitará a aceleração do desenvolvimento da Ame, maximizando suas frentes de negócios. Ao longo dos últimos meses, diversas funcionalidades foram lançadas: Cash in com cartão de crédito | Receber e transferir recursos para outras contas Ame | Pagar merchants off us (Ame Plus: outros lojistas do mundo físico) | Cash out conta corrente (transferência para conta bancária, exclusivo Ame Plus) | Geomarketing (localização dos lojistas com filtro por tipo de estabelecimento) | Pagar contas (Boletos) | Cash in conta corrente (transferência bancária) | Cash in boleto (boleto bancário) | Cash in Lojas Americanas (no PDV da loja) | Recarga de celular pré-pago | Transporte privado (voucher Cabify) | Cash out Lojas Americanas (no PDV da loja, em versão Beta) | Crédito pessoa física (em versão Beta) | Transporte público (recarga de vale-transporte, em versão Beta) | E-Gifts (em versão Beta) | Marketplace de serviços (em versão Beta).

B2W Digital — No segundo trimestre de 2019, o GMV total cresceu 21,8%. O marketplace da B2W segue em rápido desenvolvimento e atingiu R$ 2,3 bilhões de GMV (+51,4%) no segundo trimestre de 2019, com participação de 58,7% do GMV total.

B2W Digital gerou R$ 6,4 MM de caixa no segundo trimestre de 2019, o melhor resultado dos últimos nove anos em um segundo trimestre, representando uma evolução de R$ 40,3 MM vs consumo de caixa de R$ 33,9 MM registrados no segundo trimestre de 2018. B2W Marketplace conectou mais de 5,5 mil novos sellers no segundo trimestre de 2019, saindo de uma base de 25,5 mil sellers em março de 2019 para mais de 31,0 mil sellers em junho de 2019. B2W Entrega conectou mais de 5,9 mil sellers no segundo trimestre de 2019, totalizando uma base de 28,4 mil sellers e representando 91,6% dos sellers conectados ao B2W Marketplace. B2W Marketplace realizou o Summit 2019 em julho. O evento proporcionou uma imersão no universo do B2W Marketplace em dois dias de evento, contando com mais de 100 palestrantes e seis mil participantes, entre sellers, fornecedores e parceiros estratégicos. No evento foram anunciadas diversas novidades da plataforma: O2O para Marketplace, VOE, Drone Delivery, Americanas Lockers e B2W Analytics.

Expansão — A Lojas Americanas reafirma o compromisso de manter o crescimento do negócio previsto no Programa “85 anos em 5 –— Somos Mais Brasil” com o objetivo de inaugurar 800 novas lojas entre 2015 e 2019. Acreditamos que é possível nossas lojas estarem presentes em um número muito maior de cidades, considerando que o Brasil possui 5.570 municípios. — No primeiro semestre de 2019, abrimos 41 novas lojas (vs. 27 lojas no 1S18), atingindo 1.518 lojas. Além disso, até o momento, temos 180 contratos firmados ou em fase final de negociação. Durante o semestre fechamos 13 lojas, duas tradicionais e 11 Express, com idade média de dez anos— destaca as Lojas Americanas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira