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30/04/2008 - 11:14

TAP seleciona plataforma da Star Alliance desenvolvida pela Amadeus

A TAP Portugal, membro da Star Alliance, optou pela Star Alliance Common IT Platform (CITP), para substituir os seus atuais sistemas de reservas, inventário, emissão de bilhetes e check-in. A CITP é uma plataforma conjunta e centralizada, desenvolvida e servida pela Amadeus para as companhias da Star Alliance. A TAP planeia concluir a migração dos seus sistemas principais para a CITP até 2010.

Este projeto foi originalmente lançado em 2005, tendo a Lufthansa e a United sido as primeiras companhias a aderir. Juntam-se a Austrian e a TAP, além das companhias regionais Adria Airways e Croatia Airlines já participantes. Também a South African Airways utiliza o sistema Altéa da Amadeus, baseado numa tecnologia semelhante à CITP.

A CITP é a mais nova geração de sistemas de Gestão de clientes disponível na indústria. Esta plataforma permite melhorar as funcionalidades do serviço prestado ao cliente, especificamente nas áreas de vendas e aeroporto, abrangendo, designadamente, horários, disponibilidade de vôos, reservas, inventário, tarifas e emissão de bilhetes, assim como o check-in de passageiros.

"Estamos muito satisfeitos com o fato de a TAP ter escolhido a Star Alliance Common IT Platform, porque isso reforça a capacidade das companhias da nossa aliança de agilizarem substancialmente o desenvolvimento de novos produtos, reduzindo os custos e permitindo uma oferta de serviços consistente em toda a nossa Rede global. É também um importante avanço para o projeto no seu todo e demonstra que estamos a seguir a estratégia correta, com o objetivo de servir melhor os nossos clientes", afirmou Aman Khan, Vice-Presidente para as Tecnologias de Informação da Star Alliance.

A nova plataforma vai melhorar a eficiência das companhias aéreas no âmbito da aliança, através de serviços comuns e facilidade de utilização, assim como a disponibilização de melhor informação comum a todos aqueles que nas companhias aéreas prestam serviço aos clientes da aliança. Com a CITP, é possível oferecer serviços de melhor qualidade em toda a rede Star Alliance, com a obtenção de benefícios para todas as partes envolvidas.

"A TAP Portugal está a crescer e os nossos passageiros exigem serviços de elevado padrão. São necessárias novas ferramentas para ganhar os desafios do presente e para alcançar a excelência no futuro. O negócio tem de ser mais flexível e o serviço prestado ao cliente tem de ser de máxima qualidade. Neste contexto, as TI desempenham um papel muito importante como facilitadores do negócio para o sucesso das organizações. Com a nova plataforma, a TAP tem todas as condições para melhorar os seus processos, reforçar a sua relação com as companhias aéreas e os seus parceiros e disponibilizar um serviço de qualidade aos nossos clientes num contexto alargado da aliança, e ao longo da cadeia de valor", disse Manoel Torres, Administrador Executivo da TAP.

"A Amadeus investiu três mil homens/ano no desenvolvimento de uma plataforma de nova geração destinada à gestão de clientes de companhias aéreas e nos próximos anos vai investir ainda mais, com vista a continuar a manter este elevado padrão e a expandir-se", disse Hans Jorgensen, Vice-Presidente Strategic Airline & Partner Programmes da Amadeus. "Com a recente migração do inventário da primeira companhia aérea para a CITP ultrapassamos um marco decisivo no caminho para a implementação total do projeto".

Perfil da Star Alliance - A Rede da Star Alliance foi constituída em 1997 como a primeira aliança de companhias aéreas verdadeiramente global, oferecendo ao cliente uma dimensão mundial e uma experiência de viagem consistente ao longo de todos os destinos. A Star Alliance recebeu o prémio de Liderança de Mercado atribuído pem 2008 pela "Air Transport World", foi eleita a melhor aliança de companhias aéreas pela Revista "Business Traveller" em 2003,2006 e 2007 e igualmente pela Skytrax em 2003, 2005 e 2007. São membros da Aliança a Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, bmi, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shanghai Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Spanair, Swiss, TAP Portugal, Turkish Airlines, THAI, United e US Airways. As companhias regionais Adria Airways (Eslovénia), Blue 1 (Finlândia) e Croatia Airlines (Croácia), que a integram, contribuem igualmente para a melhoria da sua Rede global. A Air India e a EgyptAir foram ambas aceites como futuros membros da aliança. No conjunto, a rede da Star Alliance oferece mais de 18 mil voos diários para 965 destinos em 162 países.

Perfil da TAP - A TAP é atualmente a Companhia aérea com o maior número de vôos do Brasil para a Europa, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal para Lisboa, num total de 66 freqüências semanais. A partir de 04 de julho de 2008, a companhia atingirá 67 vôos semanais entre Brasil e Europa com a adição de mais uma freqüência em Brasília.

A TAP cobre atualmente 58 destinos em 25 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 52 aviões de fabrico Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 68 aeronaves

Em 2007, os aviões da Companhia transportaram mais de 7,930 milhões de passageiros, mais de 1 milhão só nas linhas para o Brasil.

Amadeus - A Amadeus é o parceiro tecnológico escolhido por operadores, companhias aéreas e agentes de viagens. A empresa oferece distribuição e soluções TI, que ajudam os seus clientes a adaptarem-se, a crescerem e a ter sucesso no sector das viagens, hoje em rápida mudança. Entre os vários clientes incluem-se, nomeadamente, companhias aéreas, hotéis, companhias de rent-a -car, caminhos-de-ferro, cruzeiros, companhias de seguros e operadores turísticos, as agências de viagens e os utilizadores de viagens (empresas e passageiros). As soluções tecnológicas da Amadeus agrupam-se em quatro categorias - Distribuição & Conteúdos, Vendas & Comércio Electrónico, Gestão de Negócio e Serviços & Consultadoria.

A Amadeus tem serviços centrais em Madrid (Sede & Marketing), em Nice (Desenvolvimento) e em Erding (Operações - Centro de Processamento de Dados) e escritórios regionais em Miami, Buenos Aires e Banguecoque. A nível comercial, a Amadeus presta serviços a clientes em 75 países, cobrindo mais de 215 mercados. A companhia emprega perto de 7.800 pessoas em todo o mundo, abrangendo 95 nacionalidades. || www.amadeus.com.

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