Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2019 - 06:59

ESPM Rio e universidade Nova de Lisboa fazem parceria

Para estudo sobre marcas das cidades. Metodologia usada pelo Observatório da Marca Rio será aplicada para construção do Observatório da Marca de Lisboa. Resultados da análise das duas cidades serão cruzados.

Rio de Janeiro — A Universidade Nova de Lisboa, uma das mais tradicionais instituições de ensino de Portugal, fundada em 1973 e classificada como 15ª melhor da Europa no Ranking QS Top 50 Under 50, acaba de fechar uma parceria com a ESPM Rio para usar a metodologia de pesquisa que analisa marcas de cidades, criada pela professora e pesquisadora Patricia Cerqueira Reis e implementada pelo Observatório da Marca Rio da ESPM Rio.

O método de estudo consiste em reunir e analisar informações sobre a diversidade cultural, econômica, política e cultural das cidades, assim como seus atributos intangíveis e as conexões que elas promovem. Para analisar o quanto que os elementos da identidade da marca da cidade se aproximam da percepção que as pessoas têm sobre o lugar e da realidade do dia a dia, os pesquisadores monitoram indicadores anuais. São realizadas pesquisas de dados primários e análise de dados publicados em relatórios, artigos e reportagens e o grupo acompanha os principais fatos e eventos locais. Esses dados são cruzados, resultando em indicadores e relatórios aprofundados sobre cada uma das dimensões da marca.

A previsão é que, com a contribuição dos pesquisadores do Observatório da Marca Rio, a Universidade Nova Lisboa inicie o processo de estruturação do Observatório da Marca Lisboa até o final deste ano. Assim como aconteceu com o estudo da cidade do Rio, a marca da capital portuguesa será avaliada de acordo com seis dimensões: Histórico-Cultural, Política, Produtiva, Atributos Intangíveis, Conexões e Potencialidades.

No futuro, os dois observatórios cruzarão os dados de Rio e Lisboa. “A maioria dos estudos sobre marca aborda aspectos gráficos de elaboração da logomarca. Nossa abordagem é pela ótica do branding. Analisamos a gestão da marca”, diz Patrícia. “Com a nossa metodologia, monitoramos os elementos da identidade da marca e analisamos os impactos dos acontecimentos na imagem e na reputação da cidade”.

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 15 000 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 200 funcionários estão distribuídos em cinco campi - três em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. O Lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. Para isso, a instituição investe constantemente em novas metodologias de aprendizagem, tecnologias e infraestrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira