Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2019 - 08:32

Evolução pessoal

A sua mente apresenta clareza mental em seus propósitos? Até aonde o estresse afeta a sua existência? E os seus estados mentais, como estão? Consegue mantê-los em equilíbrio? Se você consegue ora sim e ora não cumprir com essas etapas, você já está evoluindo ainda que aparentemente pareça que não.

A evolução pessoal é um constante aprendizado com degraus a subir. Evoluir, também abrange exercitar a mente e o cérebro. Eles precisam de exercícios tais como: calcular, ler e escrever, o que protege sua saúde. Nosso emocional necessita alimentar-se da beleza de paisagens e dos melhores sentimentos, como ter autoestima, por exemplo.

No processo de evolução humana devemos incluir a decisão e a escolha. Nesse momento, apresentam-se as dualidades ou oposições, como o medo ou coragem, amor ou raiva e assim por diante.

Vamos comentar sobre medo e raiva na evolução humana. Em verdade, o medo é um mecanismo psicofisiológico de defesa.

Então para que serve o medo? Ele eleva as reações naturais do corpo para ter uma maior chance de sobrevivência a situações de perigo. Esse estado é conhecido como luta ou fuga. Fisicamente o medo funciona com a descarga de adrenalina no corpo. Acontece a contração muscular, o aumento do batimento cardíaco e aceleração da respiração, por exemplo.

Mentalmente o medo funciona assim: com aceleração e intensificação de atividade cerebral, aumento no fluxo de recepção sensorial, percepção temporal aumentada, entre outros.

Existe uma maneira de diminuir o medo? A única forma de atenua-lo é ser verdadeiramente feliz e reconhecer que ele existe, olhando profundamente para a origem do medo.

Todo ser humano nasce com três medos inerentes pré-programados: medo de exclusão social, medo da morte e medo do desconhecido. Além disso, o homem conhece outros tipos de medo, como o medo de dizer não, o medo de palco, o medo da solidão, o medo de doença e o medo do escuro.

Sobre a raiva, ela está baseada no exagero ou na superposição de qualidades negativas. Quando estamos zangados não sentimos que estamos exagerando ou sobrepondo alguma coisa negativa. Achamos que estamos certos!

A mente zangada parece ver com clareza, mas não vê. Sob a influência da raiva selecionamos alguns detalhes negativos e formamos uma visão limitada que depois relutamos em abandonar.

Sob a influência da raiva dizemos e fazemos coisas das quais nos arrependemos mais tarde. Esse comportamento atinge não só os nossos seres amados como também a nós mesmos. Por isso tudo, faça uma reflexão antes de explodir com raiva!

Cabe a cada indivíduo exercitar as palavras do pensador grego Seneca. “Escolha a melhor maneira de viver e o costume tornará a vida agradável”.

Evolução pessoal é viver simplesmente a vida. Preste atenção em cada momento e depois, solte-o!

. Por: Urfér Carvalho, professor de Língua Portuguesa, terapeuta, parapsicólogo e coach em Eneagrama, Aromaterapia, Cromoterapia, Terapia cognitiva-comportamental, Emocional coaching e autor de mais de 65 livros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira