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20/08/2019 - 08:24

Ocyan adota avaliação de risco comportamental pioneira no sistema de conformidade

Ação prevê identificar antecipadamente comportamentos que possam levar a ações não conformes.

Rio de Janeiro — A Ocyan iniciou uma capacitação pioneira de seus ‘Agentes de Ética’, influenciadores internos voluntários que dão suporte ao trabalho de compliance na empresa, para estudar e avaliar o comportamento humano de forma preditiva. A iniciativa é um avanço do Sistema de Conformidade da companhia, cuja parceria com o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), tem como objetivo capacitar esses agentes para uma avaliação de risco comportamental dos integrantes.

“O projeto é uma antecipação aos riscos, uma forma de prevenção e visa o estudo do comportamento humano. O primeiro módulo do curso está em fase final e, até dezembro deste ano, todos os agentes estarão treinados”, explica Gilberto Couto, Chief Compliance Officer (CCO) da Ocyan.

O curso do IPRC engloba três módulos que buscam um aprofundamento sobre o comportamento do fraudador e um melhor entendimento sobre discriminação com relação à diversidade, além do corporativismo e os pilares de um programa de compliance com foco em pessoas. “Até o final desta primeira edição, teremos 30 agentes de ética prontos para apoiar a empresa na detecção de comportamentos sensíveis. Entendemos que o fator humano é a origem de toda e qualquer ameaça à integridade organizacional”, explica Couto.

O IPRC já atuou com a Ocyan em outros programas de capacitação interna e para este ano, o Instituto pretende multiplicar as novas ideias dentro da empresa. “Queremos que os agentes de ética da Ocyan compreendam melhor o risco comportamental para identificar e instrumentalizá-los a fim de que sejam agentes de reforço da cultura de conformidade dentro da empresa”, pontua Renato Santos, sócio fundador do IPRC.

A metodologia de treinamento dos Agentes de Ética inclui 20 horas de cursos à distância e 8 horas presencial, por módulo, totalizando 45 dias de aulas. Ao final do primeiro módulo, os agentes têm como desafio criar um projeto para a área de Conformidade da Ocyan. Ao completar o segundo e terceiro módulos, o agente deverá colocar este projeto em prática.

“Quando terminar esse primeiro ciclo, pretendemos ampliar a formação do grupo no próximo ano para aprimorar cada vez mais o nosso ambiente da conformidade. Capacitar nossos Agentes de Ética em identificar, interpretar e classificar os diversos fatores que resultam em desvios de conduta comportamental é mais um passo que damos na consolidação da Ocyan como uma empresa ética, íntegra e com valores morais sólidos”, finaliza Gilberto.

Conformidade na Ocyan — Em 2016, o pontapé inicial se deu com a criação da Política de Conformidade e com a ampliação do número de integrantes da área. Em 2017, a empresa reformulou o canal Linha de Ética, que completou dois anos em abril, e já recebeu 275 denúncias. Elas relatam atitudes que não condizem com normas internas de conduta e leis vigentes. Nesse período, 43 medidas disciplinares foram aplicadas, entre elas, desligamentos, advertências verbal e escrita, suspensões, feedbacks e bloqueios de fornecedores no cadastro da companhia.

No início de 2018, a Ocyan criou o programa Agentes de Ética, quando nomeou integrantes para atuarem como embaixadores da conformidade junto à empresa. As medidas de aprimoramento de conformidade contribuíram para que, em julho de 2018, a Ocyan voltasse ao cadastro de fornecedores da Petrobras. Ainda em setembro do ano passado, a empresa assinou, junto com outras 13 empresas relevantes do setor de óleo e gás, o Pacto da Integridade da Indústria de Petróleo na busca por um mercado mais ético e transparente.

No final do ano, a empresa lançou um treinamento específico para os fornecedores de médio, alto e crítico risco em formato e-learning, cujo objetivo é capacitá-los nos conceitos previstos na Lei Anticorrupção e no Código de Conduta da Ocyan para Terceiros, além de orientá-los em relação ao comportamento esperado no âmbito do relacionamento com a empresa.

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