Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2008 - 12:26

Cresce procura por profissionais certificados em teste de software

QAI-Brasil revela novos números de profissionais certificados e garante que a tendência é aumentar a procura diante de exigência do mercado.

O mercado de trabalho tem dado sinais de que cada vez mais está à procura de uma profissão relativamente nova: os testadores de software. Especialistas em encontrar falhas no desenvolvimento de sistemas, estes profissionais têm ajudado a trazer maior celeridade no processo produtivo das empresas, à medida que suas funções dispensam retrabalhos de correção em sistemas de informação.

A QAI-Brasil (Quality Assurance Institute), instituição especializada em serviços de consultoria e treinamentos na área de teste e qualidade de software, acaba de anunciar novos números envolvendo duas certificações internacionais de proficiência em engenharia de testes de software: a CSTE (Certified Software Tester) e a CSQA (Certified Software Quality Analyst). O panorama é de que os profissionais de TI vêm encarando a certificação como um meio de ascensão na carreira.

De acordo com Fernando Scarazzatto, executivo responsável pelas operações da QAI aqui no Brasil, o mercado brasileiro possui atualmente um total de 41 profissionais certificados com os selos internacionais CSTE e CSQA. “Ainda é um número inexpressivo em termos mundiais. Mas não tenho dúvidas de que a procura por certificações deste tipo tendem a aumentar bastante daqui pra frente, uma vez que tanto desenvolvedoras quanto empresas estatais passaram a exigir um padrão de qualidade no setor de testes que seja reconhecido internacionalmente”, comenta.

Um exemplo desta imposição por parte do empregador é do diretor executivo Nikolai Dimitrii, funcionário de uma empresa atuante na área de gestão de projetos e engenharia de software em Florianópolis – SC. Aprovado com 86% de acertos no último exame CSTE, Dimitrii acredita que a certificação vai lhe render um aumento salarial em breve. “A indústria aqui no Sul passou a encarar os profissionais certificados como peças fundamentais no seu processo produtivo”, comenta.

Já para a analista de testes Viviane Rangel, que também atua como instrutora de testes numa empresa em Porto Alegre, a obtenção do certificado representou um suporte importante para as aulas que leciona. “Sinto-me mais confiante agora. Depois da aprovação, já fui convidada a dar palestras e tenho recebido propostas de outras empresas, que vêm sondando profissionais munidos de certificação”, explica.

Os próximos exames que garantem o selo de certificação CSTE e CSQA acontecem no dia 21 de junho de 2008. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.qaibrasil.com.br.

QAI – Fundada em 1980, nos Estados Unidos, a Quality Assurance Institute é uma organização formada hoje por mais de mil membros corporativos em todo o mundo, cuja missão é compartilhar métodos considerados “o estado da arte em teste de software”, assim como ferramentas e técnicas de garantia de qualidade em TI. Estas soluções são oferecidas ao mercado sob a forma de serviços de consultoria, educação, treinamento e certificações profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira