Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Descontrole financeiro do consumidor é menor em 2006

Pesquisa anual Perfil do Inadimplente da Telecheque mostra que o descontrole nos gastos caiu 23,64% em relação a 2005.

São Paulo - Embora ainda seja o grande vilão da inadimplência, o descontrole financeiro dos consumidores apresentou queda de 23,64% em 2006 no comparativo com o ano de 2005. É o que mostra a pesquisa anual Perfil do Inadimplente da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo. No ano passado, dos 5545 consumidores inadimplentes ouvidos pelo estudo, 42% alegaram estar nesta condição em função do descontrole nos gastos, enquanto no ano anterior chegou a 55%.

"No ano de 2005, a inadimplência por conta do descontrole financeiro ficou em um patamar elevado devido ao grande acesso da população ao crédito, que foi impulsionado, principalmente, pela facilidade na liberação e tomada de recursos no mercado financeiro. Isto acabou levando muitos consumidores a um alto nível de endividamento", afirma José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque. "A partir do segundo semestre do ano passado começamos a observar maior incentivo às renegociações de dívidas, mais cautela do mercado, os consumidores mais preocupados em quitar suas pendências e um comportamento bem mais prudente. Estes fatores amenizaram o descontrole do consumidor", acrescenta.

Entre outras causas para a inadimplência também destacaram-se o empréstimo do nome para terceiros (13%), o desemprego (10%) e o atraso salarial (8%).

Perfil do Consumidor Inadimplente - Os casados continuam sendo maioria entre os inadimplentes (48%). Mas o estudo mostra que o número de solteiros inadimplentes aumentou 17,14%. Em 2005, eles eram 35% dos endividados, passando para 41% em 2006.

A quantidade de jovens entre 21 e 30 anos com restrição nos cadastros de proteção de crédito também cresceu em 2006. De acordo com o levantamento, do total de inadimplentes consultados no ano passado, 39% estavam nessa faixa etária, enquanto em 2005 eles eram 36%. Já no comparativo entre os sexos, as mulheres (52%) superaram os homens. Em 2005, o percentual de mulheres inadimplentes foi de 49%.

Segundo o estudo, os inadimplentes se endividaram principalmente nas lojas de confecções (18%), postos de gasolina (17%) e supermercados (16%). O percentual de inadimplentes no segmento de confecções, especialmente, foi superior 28,57% em relação ao ano de 2005 (14%). As compras que geraram inadimplência foram feitas, em sua maioria, para pagamento à vista (54%) e tiveram valores entre R$ 50 e R$ 199 (52%).

Dados estatísticos - A pesquisa foi realizada pela Telecheque. Amostra com 5545 pessoas inadimplentes usuários do meio de pagamento cheque no Brasil, que não, necessariamente, são inadimplentes nessa forma de pagamento. Entrevistas pessoais realizadas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2006.

A Telecheque: Há 23 anos no mercado, a Telecheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da Telecheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira