Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Exposições no Museu de Arte Contemporânea do Ceará


Exposições de 19 de janeiro a 11 de março, de terça a domingo, de 14h às 21h30 | Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema - 60060-390 – Fortaleza-CE | Telefone: +55 (85) 3488-8622 | Fax: +55 (85) 3488-8625 | [email protected] | www.dragaodomar.org.br/mac .Agendamento de Grupos: (85) 3488-8604. Realização: Instituto de Arte e Cultura do Ceará Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Museu de Arte Contemporânea.

Leda Catunda - A "Geração 80" revitalizou a pintura brasileira ao propor instigantes diálogos, produzir uma original figuração e retomar o prazer de pintar. Musa dessa geração, Leda Catunda oxigenou a pintura brasileira ao utilizar novos suportes, materiais e construir sua narrativa alicerçada na percepção da natureza da imagem. O Museu de Arte Contemporânea apresenta um recorte importante da sua produção e mostra colagens, aquarelas, pinturas e gravuras.

Sérvulo Esmeraldo - O Museu de Arte Contemporânea tem a grata satisfação de apresentar para o seu público a primeira exposição do ano com as aquisições feitas a partir do apoio da Caixa Econômica Federal por intermédio do edital do Programa CAIXA de Adoção de Entidades Culturais 2006. Um fato inédito no estado que nos ajuda a reescrever e inscrever na história da arte cearense um panorama do que se produziu e do que se produz na atualidade para as futuras gerações.

Doações Recentes 2006 I - Nesta edição, o museu traz um segmento com fotografias, dois vídeos e uma sala com pinturas mostrando a diversidade que está se compondo neste acervo que cresce vertiginosamente. Fruto da generosidade dos artistas, familiares e empenho da equipe de profissionais da instituição o museu traz obras de Gentil Barreira (CE), Michael Wesely (Berlim, Alemanha), Vera Barros (SP), Elder Rocha (DF), Mariannita Luzzatti (Londres, Inglaterra / SP) e Járed Domício (CE).

Doações Recentes 2006 II/Carlinhos Morais - O MAC na sua busca de valorizar a produção local contemporânea e formação de um acervo que a represente, apresenta a doação de obras feita pela família do artista já falecido, Carlinhos Morais dentro do programa Gabinete de Curiosidades. Nascido em Fortaleza, em 1951, o artista iniciou sua carreira em 1968 e ficou conhecido principalmente por suas tapeçarias que inicialmente atendiam “tematicamente às imagens regionais e imediatas da infância e da vida comunitária” (Walmir Ayala, março de 1980). Da inspiração primitiva vista em suas primeiras tapeçarias para as de forte abstração geométrica em que predominavam volumes cilíndricos e tridimensionais.

Doações Recentes 2006 III/Karim Aïnouz - O cineasta cearense diretor dos filmes “Madame Satã” e “O Céu de Suely”, acaba de doar dois curtas-metragens para o acervo do Museu de Arte Contemporânea: “Seams”, de 1993 e “Paixão Nacional”, de 1994. Este último adquiriu um status especial que não se enquadra apenas como cinema, mas adentraria o campo das artes visuais ao ter sido apresentado no Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1995. Mas, muito antes daquele ano, já se discutia que as artes plásticas estavam cada vez mais cinematográficas. Ou seja, as artes visuais cada vez mais usam os recursos do cinema como linguagem recorrente.

Knut Schirner - As grandes pinturas apresentadas nesta mostra, entremeadas de pequenas paisagens bucólicas de “aparente inocência” do artista alemão Knut Schirner, semeiam o horror. Um horror de raízes evidentes na escola expressionista alemã do início do século passado de cores fortes e gestos violentos desprendidos sobre a tela e que retratavam os dramas da época.

Artista Invasor/Marina Barreira - Marina Barreira, jovem artista da nova safra cearense, vem se destacando pelos delicados desenhos, gravuras ou intervenções que executa direto nas paredes de exposições em que tem participado.

O Museu de Arte Contemporânea, dando continuidade em seu programa “Artista Invasor”, a convidou para ser a primeira em 2007, dando-lhe a oportunidade de apresentar uma outra face experimental de seu trabalho, suas performances. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as suas abordagens sempre delicadas do universo cotidiano que guardam as dimensões do feminino, serão apresentadas em uma sala do museu em meio aos visitantes e as obras ali expostas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira