Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2008 - 13:39

Investment grade é reconhecimento dos avanços da economia brasileira, diz o presidente do BNDES

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, considera que a elevação do Brasil à categoria de investment grade representa o reconhecimento por parte do mercado internacional do êxito das mudanças pelas quais passou a economia do país. Ao mesmo tempo, sinaliza que o "ciclo virtuoso de crescimento com estabilidade" terá prosseguimento.

"A obtenção do grau de investimento consolida as mudanças estruturais ocorridas na economia brasileira nos últimos anos. A estabilização da inflação em níveis internacionais, a geração de superávits comerciais elevados, o acúmulo de reservas internacionais e, finalmente, a elevação do volume de investimentos públicos e privados resultam em novo padrão de crescimento econômico e de inserção internacional da economia brasileira", disse Coutinho. "O PIB está crescendo a mais de 5% ao ano, impulsionado pelo mercado interno e, particularmente, pela alta do investimento", afirmou.

Para o presidente do BNDES, a concessão do grau de investimento em um momento no qual a economia internacional atravessa dificuldades confirma a visão de que os fundamentos da economia brasileira estão cada vez mais sólidos. O forte desempenho dos títulos da dívida externa brasileira durante a crise já sinalizava que, para os investidores externos, os problemas financeiros internacionais não afetavam diretamente nossa economia.

"Com a concessão do grau de investimento, esta tendência deve se acentuar, permitindo às empresas e bancos brasileiros acessar o mercado internacional com custos cada vez mais competitivos", avalia Coutinho.

O presidente considera que a medida permitirá maior fluxo de financiamento externo e de novos investimentos diretos, contribuindo para sustentar o ciclo de investimento da economia brasileira e, conseqüentemente, o crescimento econômico. "Com isso, reduz-se o custo de capital para o financiamento da dívida pública e dos grandes projetos de longo prazo. Abrem-se, assim, novas oportunidades para o BNDES viabilizar os recursos necessários à expansão do investimento."

Coutinho lembra que o BNDES, a exemplo de outras empresas brasileiras, já possuía classificação de grau de investimento, concedida pela agência Moody´s em outubro de 2006.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira