Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2019 - 08:04

ABDI promove o OpenBIM

Em parceria com AltoQi, Graphisoft e Gryfus, Agência realiza, em Brasília, evento para disseminar metodologia BIM

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promove, o dia 03 de setembro (terça-feira ), em parceria com as empresas desenvolvedoras de softwares BIM AltoQi, Graphisoft e Gryfus, o OpenBIM. O evento será realizado em Brasília e tem o objetivo de discutir a relevância da metodologia BIM para o setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).

Tendo como base os objetivos da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil (instituída pelo Decreto 9.983/2018), a ABDI realiza o evento para chamar a atenção do OpenBIM nas discussões do BIM. A ideia é incentivar o desenvolvimento e uso de padrões neutros de interoperabilidade BIM.

“Espera-se que o encontro reforce a importância do assunto no âmbito das discussões nacionais sobre BIM e que possa aumentar a difusão do tema no Brasil”, afirma Guto Ferreira, presidente da ABDI.

Representantes de órgãos públicos, da academia e do setor privado vão tratar da implantação do BIM em órgãos públicos e acompanhar demonstrações práticas de interoperabilidade entre os softwares BIM ARCHICAD, Eberick, QIBuilder e Sisplo Volare. Esta edição do evento é restrita a convidados, com inscrição nominal e intransferível.

BIM — O Building Information Modelling (BIM) - ou a Modelagem da Informação da Construção - é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.

Em linha com a referida Estratégia BIM e buscando dar ganhos de produtividade e elevar a competitividade do setor da Construção no País, a ABDI, numa ação coordenada com o então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), lançou a Plataforma BIMBR em 2018. Sendo um dos objetivos expressos da Estratégia, a Plataforma BIMBR, além de possuir conteúdo dinâmico sobre BIM, hospeda a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM), cujo intuito é tornar-se um repositório das bibliotecas virtuais BIM no Brasil.

“Com foco na agenda para a Indústria 4.0 e no aumento da inovação e da produtividade, essa ação é fruto de esforços conjuntos do governo federal, com a parceria irrestrita do setor produtivo”, ressalta Guto Ferreira.

Para o presidente da AltoQi, Rui Luiz Gonçalves, este momento “é um marco para o setor da construção no Brasil, o qual precisa estar preparado para essa transformação”.

De acordo com o boletim Macro da FGV de março de 2018, 9,2% das empresas no setor de construção adotaram o BIM na concepção de seus trabalhos. Estas empresas representam, atualmente, 5% do PIB da Construção Civil.

Com base nesses indicadores, a estratégia de disseminação pretende aumentar em 10 vezes a adoção do BIM no país e elevar o PIB da Construção em 28,9% até 2028, alcançando um patamar de produção inédito.

"O BIM não é futuro, mas sim, o presente. Precisamos discutir este tema e disseminar o uso do OpenBIM no desenvolvimento de projetos construtivos”, afirma o diretor geral da Graphisoft México e América do Sul, Gustavo Carezzato.

. Dia 03 de setembro (terçaf-eira), das 9h às 17h, no Auditório da Secretaria Especial do Esporte. | www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira