Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2019 - 08:25

Faperj assinou acordo que injeta recursos na ciência e inovação

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues e o presidente da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima, assinaram, no dia 19 de agosto (segunda-feira), acordo com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que prevê a injeção de mais de R$ 5 milhões nas atividades de pesquisa do estado. O acordo, assinado com o professor Jorge Guimarães, presidente da Embrapii, prevê a concessão de bolsas e fomento a projetos estratégicos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em unidades e polos da Embrapii no Rio de Janeiro (embrapii.org.br).

“Esse acordo representa mais uma possibilidade de realizarmos parcerias com empresas para o fomento da inovação e da tecnologia no Rio de Janeiro, em particular, mas em todo o país”, afirmou o secretário, Leonardo Rodrigues.

Entre os temas que poderão receber apoio estão soluções computacionais em engenharia, química industrial, tecnologias para produções mais limpas, desenvolvimento de dispositivos para geração e armazenamento de energia, soluções inovadoras para a agroindústria, engenharia submarina para exploração de óleo e gás, cidades inteligentes e mobilidade urbana.

Participaram da assinatura os diretores da Faperj Maurício Guedes, Técnico, e Eliete Bouskela, Científica, Raul César Martins, gerente da Tecgraf, braço da Embrappi, e o pesquisador da UFRJ Antônio Carlos Carvalho.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial tem cerca de 700 projet em inovação desenvolvidos por seus centros de pesquisas credenciados em parcerias com empresas nacionais. Somente nos primeiros 100 dias de 2019, foram firmados 44 projetos — praticamente um a cada dois dias — que totalizaram R$ 52 milhões.

A Embrapii é uma organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais. Atualmente, há 42 unidades credenciadas pelo país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira