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01/05/2008 - 14:05

Celg utiliza solução do CPqD para agilizar gestão comercial

Concessionária conquista mais agilidade e eficiência nos controles de atendimento, arrecadação e cobrança com Sistema de Gestão Comercial e de Medidores.

Campinas - Presente em cerca de 230 municípios do Estado de Goiás, a Celg Distribuição, que atende cerca de dois milhões de unidades consumidoras, colocou em operação um sistema desenvolvido pelo CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações. O CPqD Gestão Comercial contribuirá para a modernização dos processos de gestão técnica e comercial da concessionária, atendendo ao marco regulatório da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão federal que regulamenta o setor.

A parceria entre as empresas resultou no desenvolvimento de um software capaz de controlar, de maneira integrada, as funcionalidades que abrangem as áreas consideradas como o 'coração da empresa', como o cálculo de faturamento, emissão de contas, cobrança, arrecadação, atendimento ao cliente e gestão de medidores, que automatiza os processos de gestão de medidores em todo seu ciclo de vida.

Aderente à legislação tributária do setor, a solução desenvolvida pelo CPqD permite grande flexibilidade para o cálculo das faturas e também propicia uma nova cultura de trabalho na empresa. "Devido ao alto grau de parametrização do software, o novo sistema de gestão proporciona, em um ambiente amigável, a autonomia necessária para que o usuário interno da companhia possa adaptar a metodologia de cálculo conforme as novas resoluções determinadas pela Aneel, liberando a área de TI para demandas mais complexas", comenta Mariângela Rino Pedrosa, gerente de mercado do CPqD.

A ferramenta oferece acesso 100% Web, apresentando como benefícios maior agilidade e qualidade nos processos de gestão, diminuição das perdas comerciais, redução dos custos operacionais, aumento da produtividade, atendimento aos órgãos reguladores com menor prazo e qualidade e aumento da satisfação dos clientes.

"Os vários depoimentos colhidos nesta fase inicial denotam a satisfação dos usuários e gestores pelas características modernas identificadas, principalmente, pela facilidade de utilização e maior consistência das regras, que agilizam e garantem a excelência dos processos", finaliza José Carlos Zoccoli, superintendente de Comercialização da Celg Distribuição.

Perfil da Celg - A Celg, atende mais 2 milhões de clientes, distribuídos em 237 municípios, beneficiando, aproximadamente, 4 milhões de habitantes, o que corresponde a cerca de 90% da população total do Estado. Atualmente, a Companhia, maior empresa do Estado tanto do setor público quanto privado, conta com mais de 3,9 mil funcionários, entre empregados efetivos, prestadores de serviços terceirizados e estagiários. A Companhia desenvolve uma gestão pautada em requisitos internacionais de qualidade. No ano de 2000, o Centro de Operação do Sistema (COS) conquistou a ISO 9002, com enfoque para o produto, e em 2003 migrou para a versão ISO 9001:2000, mais voltada para o cliente.

Sobre o CpqD - Há 31 anos atuando em Telecom e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

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