Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2019 - 08:06

Movimentação de cargas na Ativa Logística deve crescer 15% com alta da indústria de HPC


Clóvis Gil, presidente da Ativa Logística

Marcelo Azevedo, gerente nacional de Operações, diz que as exigências das agências reguladoras para atender esse mercado são muito amplas e rígidas. Um dos bons motivos para acreditar no crescimento é que o consumo de produtos de higiene e beleza ganha novos canais, como o das farmácias. Companhia, que movimentou 600 mil toneladas de produtos de beleza em 2018, é destaque na 15ª Beauty Fair, entre os dias 7 e 10 de setembro.

Depois de uma revigorada em 2018, quando obteve um crescimento real de 1,7%, a indústria da beleza no Brasil espera fechar a atual temporada com outro saldo positivo, na faixa dos 2%. No ano passado, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor movimentou US$ 30,3 bilhões (quase R$ 120 bilhões), colocando-se como o quarto maior mercado do mundo, com participação de 6,2% nas vendas globais, atrás apenas de Estados Unidos (18,3% - US$ 89,5 bilhões), China (12,7% - US$ 62 bilhões) e Japão (7,7% - US$ 37,5 bilhões), e bem à frente da Alemanha (4,1% - US$ 20,2 bilhões).

Com esse desempenho expressivo do mercado da beleza, a Ativa Logística (www.ativalog.com.br), um dos maiores operadores logísticos nos segmentos de medicamentos e cosméticos do país, também segue na mesma linha de otimismo. Em 2019 a companhia, que é a operadora logística oficial dos expositores e destaque entre os participantes da 15ª Beauty Fair, entre os dias 7 e 10 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, movimentou 600 mil toneladas de produtos em 18 unidades operacionais, atendendo a 90% de clientes do mercado de saúde e HPC. Até o final de dezembro ela espera consolidar um crescimento de 15% na movimentação de cargas. Entre janeiro e junho últimos, já foram 350 mil toneladas, 80% delas de cosméticos.

Um dos bons motivos para acreditar no crescimento da movimentação do setor da beleza é que o consumo também ganha novos canais, como o das farmácias, onde a Ativa Logística se faz muito presente e pode capitalizar negócios. “A demanda por serviços logísticos deverá crescer nos próximos cinco anos e estamos focados nisso, aplicando o plano estratégico, preparando os recursos humanos, infraestrutura e tecnologia para atender as necessidades do mercado com maior qualidade, produtividade e sermos muito mais competitivos e rentáveis”, argumenta o presidente Clóvis A. Gil.

Desde 2018 a Beauty Fair, onde a Ativa Logística disponibiliza veículos e faz um atendimento especial aos expositores, tem desenvolvido uma parceria com a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) com o Fórum Beauty Fair Farma, onde o objetivo é fazer com que o canal farma e o mercado de beleza explorem novas oportunidades de negócios. Só de farmácias e drogarias o país tem cerca de 80 mil lojas. Em contrapartida, havia até o final de dezembro último, 2.794 indústrias regularizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atuando no setor de HPC. E de olho nas oportunidades que devem surgir no mercado, a Ativa, reconhecida pelo Programa de Qualificação de Fornecedores da ABIHPEC e também premiada pela Racco Cosméticos no Top Fornecedor, investe forte, em novas tecnologias, contratações e ampliação da frota, que demandarão, até o final do ano, algo em torno de R$ 30 milhões.

Um mercado muito exigente - De acordo com Marcelo Azevedo, gerente nacional de Operações da Ativa Logística, as exigências das agências reguladoras para atender esse mercado são amplas e rígidas, sem espaço para amadores. “O fato é que para atuar no mercado de forma correta atendendo a todas as exigências, é preciso fazer investimentos consideráveis para que os clientes tenham a certeza de que possuem um parceiro logístico cumprindo todas as regras e que seus produtos estão sob a responsabilidade de uma companhia séria e que investe na qualidade e manutenção”, afirma o executivo.

Com a estimativa de crescer 17% em 2019, a Ativa, que também oferece armazenagem e gestão de inventários, tem instalações diferenciadas para picking & packing, adequação, montagem de kits e expedição de cosméticos, medicamentos e correlatos. Para esses últimos, a companhia, com 18 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Curitiba, no Paraná, investe em um novo armazém com área climatizada de 15º a 25º para atender cada vez mais as exigências do mercado.

Desde 2017, a Ativa Logística fortalece o conceito de integrador logístico em suas operações. Ela oferece o transporte pelo modal rodoviário desde sua fundação, há 23 anos, e a partir de 2016 o faz pelo modal aéreo, quando adquiriu o controle total da Trans Model Air Express. “Os segmentos que atuamos necessitam de capacitação e experiência do integrador logístico, em razão da capilaridade dos pontos de venda. Com a terceirização logística, as indústrias podem concentrar seus esforços em seu core business (inovação, produção e vendas), ganhando em competitividade e reduzindo seus custos”, afirma Gil.

. Beauty Fair - Feira Internacional de Beleza Profissional, de 7 a 10 de setembro (das 12 às 20 horas, no sábado, e das 10 às 20 horas, de domingo à terça), na Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo.

Informações: https://beautyfair.com.br/category/beauty-fair-2019

Com 23 anos de história, a Ativa Logística é um dos maiores integradores logísticos de saúde, beleza e bem-estar no Brasil, atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.

No início de 2016, para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado farmacêutico, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express (www.transmodel.com.br). Para os próximos anos, com as necessidades e exigências do setor farmacêutico, a meta da empresa é se tornar líder neste segmento, em relação à prestação de serviços nos modais de logística, transporte rodoviário e aéreo.

Com uma frota de mais de 800 veículos, realiza operações para todo o Brasil, por meio de operador logístico e modal aéreo e pelas suas 18 unidades localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. A empresa conquistou dupla premiação no prêmio Sindusfarma de Qualidade 2019 nas categorias Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos. Pelo quinto ano consecutivo, venceu o Hyper Ouro no Programa Fox, da Hypera Pharma, e foi considerada uma das melhores fornecedoras de serviços das indústrias de higiene, perfumaria e cosméticos ao ganhar o selo e o troféu referente ao Programa de Qualificação de Fornecedores da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e também foi premiada pela Racco Cosméticos no Top Fornecedor 2019. | www.ativalog.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira