Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2019 - 09:22

Qual a melhor idade para ir ao ginecologista?


O ideal é por volta dos 10 anos, quando começa a puberdade,

Muitas mães têm dúvidas sobre quando começar a rotina de consultas ginecológicas de suas filhas, fato que leva especialistas da área como o Dr. Alexandre Zabeu Rossi a explicar em seus consultórios qual o devido momento para se tomar tal decisão.

Segundo ele, embora não haja uma idade estabelecida para isso, já que o atendimento em ginecologia se estende da primeira infância à velhice, podem-se adotar como parâmetro, de uma forma geral, os primeiros sinais de entrada na puberdade, como o surgimento de mamas, pelos pubianos e desenvolvimento dos órgãos genitais externos.

O surgimento do broto mamário é outro sinal importante, normalmente 24 meses antes da primeira menstruação, o que deve ocorrer, teoricamente, a partir dos oito anos de idade, “embora a idade média no Brasil fique entre os 10 e 12”, ressalva Rossi.

De acordo com o médico, ao procurar um ginecologista neste período a menina tem benefícios importantes em relação aos cuidados com a sua saúde, sobretudo no tocante ao crescimento, pois se o desenvolvimento sexual estiver acontecendo de forma adiantada, a calcificação das cartilagens também ocorre mais cedo.

“Se ela tem um precoce desenvolvimento mamário e da genitália, provavelmente será uma adulta de baixa estatura. Tivemos vários casos assim e também de pacientes com corrimento vaginal”, acrescenta.

Contudo, problemas como esses podem ser evitados ao se retardar o desenvolvimento sexual com medicamentos específicos, “de tal forma que o hormônio do crescimento aja por mais tempo, permitindo com isso um ganho considerável em estatura”, conclui.

Dados preocupantes — Segundo pesquisa da Febrasgo (Federação brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) e Data Folha, pelo menos 5,6 milhões de brasileiras não costumam ir ao ginecologista-obstetra e 4 milhões nunca procuraram essa especialidade.

Rossi alerta para a importância de exames periódicos na prevenção de doenças como câncer de mama, ovários e colo do útero, este último causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) conhecidos como oncogênicos.

Perfil — Alexandre Zabeu Rossi, especialista em Ginecologia e Obstetrícia; Mestre em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), Doutor em Ginecologia pela Unifesp-EPM; Responsável pelo Ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, Preceptor de Residência Médica na mesma instituição, médico colaborador da Faculdade de Medicina da USP e Diretor da Clínica Rossi. [www.alexandrezabeurossi.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira