Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2008 - 14:33

“Vistas do Brasil” mostra paisagens brasileiras do século XIX, no MAES


Pela primeira vez, Vitória recebe obras da Coleção Brasiliana-Fundação Estudar, que pertencem ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O Museu de Arte do Espírito Santo “Dionísio del Santo” (MAES) abre a exposição “Vistas do Brasil” para o público em geral no dia 7 (quarta-feira). A mostra reúne 36 obras da Coleção Brasiliana – Fundação Estudar – pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A exposição prossegue até 27 de julho.

Com curadoria de Carlos Martins e Valéria Piccoli, “Vistas do Brasil” reúne desenhos, pinturas e gravuras que retratam paisagens brasileiras do século XIX de artistas que viveram por aqui ou que visitaram o país na época.

O interesse estético pelas paisagens começou a crescer na Europa do século XVII, à medida que a sociedade se tornava mais urbana e que se definiam os limites dos países europeus. “No Brasil, as paisagens passaram a ser tema de obras de artistas europeus viajantes, principalmente após a abertura dos portos, em 1808. Para nós, essas obras são marcos iniciais dos registros da paisagem natural do Brasil”, explica Carlos Martins.

Mais do que imagens agradáveis aos olhos, as paisagens trazem informações sobre o caráter do local representado e sua época. Por isso, nessa exposição, “o visitante não faz apenas uma prazerosa viagem pelas imagens do Brasil do século XIX. Por meio das paisagens, ele poderá compreender os contextos culturais nos quais as obras foram produzidas”, acrescenta Valéria Piccoli.

Com destaque para vistas rurais com presença de personagens indígenas e cenários ícones do Rio de Janeiro, a mostra apresenta diferentes estilos artísticos. A seleção reúne desenhos e aquarelas produzidos a partir da observação direta da natureza, como meio de conhecer o mundo. Eram materiais preparatórios, utilizados posteriormente pelos artistas na elaboração da obra final, como os esboços do alemão Johann Moritz Rugendas, que foram transformados em gravuras para a ilustração de seu livro “Viagem pitoresca através do Brasil” e também estão no papel de parede panorâmico “Vistas do Brasil”, gravado pelo francês Jean-Julien Deltil, presente nessa exposição.

Nas pinturas, as paisagens surgiram como alternativa de refúgio à expansão da vida urbana nas cidades européias. Além de registrar a geografia de um território, a pintura de paisagem também apresenta uma natureza idealizada, de uma maneira afetiva e sentimental, principalmente em meados do século XIX, quando o romantismo alterou a maneira de se perceber o mundo e, portanto, de representá-lo artisticamente. “Nas telas do brasileiro Manuel de Araújo Porto-Alegre, ‘Grande Cascata da Tijuca’, e do italiano Alessandro Ciccarelli, ‘Rio de Janeiro’, por exemplo, podemos perceber essas características mais emocionais e subjetivas”, exemplifica a curadora.

A exposição também apresenta gravuras, gênero artístico que ajudou a difundir ainda mais as paisagens. Freqüentemente, desenhos e pinturas transformados em gravuras eram reunidos em livros de viagens e serviam de inspiração para a produção de muitos objetos de decoração, como peças de porcelanas.

Na mostra, serão apresentadas 12 gravuras do suíço Johann Jacob Steinmann, como “Largo do Paço” e “Vista de N.S.da Glória e da Barra do Rio de Janeiro” (gravadas por Friedrich Salathé). Seus trabalhos revelam não apenas a importância que o gênero teve no século XIX, mas que ainda se faz presente nos dias de hoje. “Basta comparar a semelhança do conjunto de gravuras aquareladas do artista com nossos cartões postais atuais”, aponta o curador.

“Vistas do Brasil” tem organização geral da Expomus (Exposições, Museus e Projetos Culturais Ltda), patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Exposição: “Vistas do Brasil”, de 7 de maio a 27 de julho de 2008, de terça a sexta, das 10h às 18 horas. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h. Entrada franca, no MAES (Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo). Av Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória (ES). Telefone: (27) 3132-8390. Visitas orientadas: terça a sexta, às 10h, 14h e 16 h. Agendamento prévio pelo tel. 3132-8390, de terça a sexta, das 14h às 18h.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira