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01/05/2008 - 14:42

Receita líquida da GOL aumenta 54,3% no 1T08


Companhia fecha o trimestre com a maior malha aérea na América do Sul.

São Paulo – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), controladora das companhias aéreas brasileiras GOL Transportes Aéreos (“GTA”, que opera a marca GOL) e VRG Linhas Aéreas (“VRG”, que opera a marca VARIG), totalizou R$ 1,6 bilhão em receitas líquidas no primeiro trimestre de 2008 (1T08), um aumento de 54,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Receitas auxiliares (carga e outras) cresceram 63,5% em relação ao 1T07, para R$107,7 milhões.

A Companhia registrou prejuízo líquido consolidado do trimestre de R$3,5 milhões. O resultado deve-se, em parte, a prejuízos decorrentes das operações da VRG, sobretudo as intercontinentais, e na baixa taxa de ocupação em vôos da Empresa. Além disso, novas regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) levaram a Companhia a manter as malhas de alta temporada da GTA e VRG até o dia 24 de março, um mês e meio após o fim da temporada de férias, o que também refletiu nos resultados.

Os custos com combustíveis e lubrificantes por ASK, em relação ao 1T07, aumentaram 16,7%, para 6,01 centavos de Real, principalmente, devido ao aumento de 17,6% no preço do combustível. O aumento de 68,7% nos preços do petróleo no mercado internacionais (WTI) e de 60,9% no preço do querosene de aviação no Golfo do México (fatores que influenciam a determinação do preço de querosene de aviação brasileira) foi compensado parcialmente pela valorização de 17,5% do Real brasileiro frente ao Dólar americano e os resultados do programa de hedge da Companhia ― de, aproximadamente, 39% para o 2T08, a US$93,18 por barril.

Excluindo-se a VRG, o lucro líquido no trimestre foi de R$200,1 milhões (representando margem líquida de 15,0%), enquanto o lucro por ação (LPA) foi de R$0,99 e o lucro por ADS, de U$0,57. O lucro operacional no 1T08, sem a VRG, foi de R$201,2 milhões, com margem operacional de 15,1%. No primeiro trimestre, a Companhia transportou 6,4 milhões de passageiros, crescimento de 19,7% em relação ao mesmo período de 2007. O número de passageiros por quilômetro transportados (RPK) consolidado no período atingiu 6.837 milhões e foram 11.058 milhões os assentos por quilômetro oferecidos (ASK) no 1T08.

Durante o trimestre, houve alterações nas malhas de vôos domésticos da GTA e da VRG, o que influenciou positivamente os resultados operacionais. A GTA voltou a contar com o Aeroporto de Congonhas para interligar algumas cidades. Com a mudança, nove destinos são novamente atendidos por meio de conexões a partir do aeroporto, um dos principais do País. A Companhia adicionou 21 novas freqüências diárias e encerrou o trimestre com 58 destinos atendidos. Já a VRG lançou 53 novas freqüências diárias e encerrou o trimestre atendendo 19 destinos diferentes. As maiores mudanças em sua malha foram a criação de um hub (centro de distribuição de vôos) em Brasília e a volta das conexões ao aeroporto de Congonhas. As alterações ampliaram a presença da Empresa em mercados de alto tráfego de negócios e melhoraram a conectividade e a distribuição em diversos destinos nacionais. Com isso, hoje GTA e VRG atendem 60 destinos - o maior número entre os grupos brasileiros de transporte aéreo.

Em linha com o objetivo anunciado de tornar VRG uma contribuição positiva aos resultados consolidados até o terceiro trimestre de 2008, no dia 10 de abril a Empresa anunciou uma reestruturação em sua malha internacional, com o objetivo de adequar-se melhor às condições de mercado, focando suas operações nos mercados doméstico e América do Sul e concentrando esforços em segmentos onde possui vantagens competitivas. Com isso, a VRG deixará de operar, a partir do dia 11 de maio, a rota para Cidade do México e dia 12 de maio a de Madri. As operações em Paris prosseguirão até o final de agosto.

A Companhia permanece comprometida com seu plano de renovação da frota. Até o final de 2008, a frota será inteiramente composta por Boeing 737 Next Generation. “Ao operar uma frota jovem e moderna, enfatizamos nossa busca por manter os custos mais baixos do mercado, para sempre oferecer baixas tarifas e continuar estimulando a demanda”, diz Constantino de Oliveira Junior, presidente da GOL. As aeronaves 737NG têm baixo custo operacional, maior eficiência no consumo de combustível e alta produtividade.

Constantino de Oliveira Júnior também reforça o compromisso do Grupo com a estratégia de crescimento rentável por meio de sua estrutura de baixo custo e alta qualidade no atendimento ao cliente. “Temos muito orgulho dos mais de 80 milhões de clientes que escolheram voar conosco. Mantemos nossos esforços para oferecer o melhor em transporte aéreo: aeronaves novas e modernas, vôos freqüentes nos principais mercados, rotas em contínua expansão e as menores tarifas do mercado. Estamos cientes que cada vez mais precisamos contar com a força e o compromisso do nosso Time de Águias para continuar a expandir nossos horizontes”, afirmou Oliveira.

Plano de frota - “ Para adequar-se aos nossos planos de expansão nos mercados doméstico e sul-americano e buscando manutenção de nossa estrutura de custos enxuta, a Companhia reviu seu plano de frota. Planejamos devolver nossos 737-300 e 767-300 em 2008 e utilizar exclusivamente aeronaves 737-700 e 737-800 NG narrow-body em nossos vôos. Os 737-700 NG serão inicialmente utilizados na VRG, oferecendo o maior espaço disponível em um serviço de classe única no mercado brasileiro. Os 737-700 NG nos permitem flexibilidade para operar em aeroportos que apresentem restrições e oferecer mais vôos diretos a mercados com demanda reduzida. Os 737 NGs têm menor custo operacional, maior eficiência no consumo de combustível e reduzirão a idade média da frota. Nossas aeronaves 737-800 NG são equipadas com winglets, tecnologia que proporciona melhor performance durante a decolagem, permite vôos mais longos sem escalas e economiza até 3% no consumo de combustível. Todos os aviões do modelo 737-800 SFP seguem os regulamentos de segurança internacionais e são certificados por autoridades norte-americanas e brasileiras para decolar e pousar em pistas curtas. O plano de modernização garante que a frota da GOL mantenha sua posição entre as mais novas e modernas do mundo. Até o final de 2008, As frotas da GOL e VRG serão compostas inteiramente de aeronaves Boeing 737NG, reduzindo a idade média da frota combinada para 5,8 anos, de 9,0 anos no final de 2007. Ao final de 2012, mais de 65% da frota será formada por 737-800 SFPs, reduzindo a idade média da frota combinada para 5,3 anos”, informam.

As projeções - “ A GOL prossegue com investimentos no seu modelo de negócios bem sucedido. Continuamos a avaliar as oportunidades de expandir nossas operações, lançando vôos no mercado interno e em outros centros internacionais de alto tráfego na América do Sul. Esperamos nos beneficiar de economias de escala ao acrescentar novas aeronaves a uma malha altamente eficiente e bem estabelecida. Também esperamos reduzir o custo médio por ASK (CASK), sem despesas de combustível, com a redução da idade média da frota, beneficiando-nos das economias de custo geradas pela utilização do nosso centro de manutenção de aeronaves e da otimização de custo de nossos canais de distribuição. Por meio da marca VARIG, a VRG oferece um serviço atraente para passageiros a negócios no mercado doméstico e os principais destinos internacionais na América do Sul. Também esperamos aumentar as receitas de nosso negócio de transporte de cargas (Gollog), o nosso programa de fidelidade (Smiles) e nossas receitas auxiliares com o Voe Fácil.

O mercado de transporte aéreo de passageiros no Brasil continua com baixa penetração e investir no aumento da oferta de assentos disponíveis a baixas tarifas é importante para o contínuo desenvolvimento do setor e da economia. Durante 2T08, o nosso programa de modernização da frota substituirá oito aeronaves antigas com seis modelos Nova Geração (um decréscimo líquido programado de duas aeronaves à frota consolidada), e permitirá um crescimento de 25% na capacidade de assentos, em comparação à capacidade da GOL no 2T07.

Para o segundo trimestre de 2008, refletindo a sazonalidade trimestral, esperamos uma taxa de ocupação consolidada na faixa de 61-63% (estável versus 1T08), com yields consolidados em torno de 20 centavos de Real (-9% versus 1T08). Para o 2T08, prevemos um CASK, sem despesas de combustível, em torno de 8,5 centavos de Real (-3% versus 1T08). Esperamos que o acréscimo de aeronaves maiores e mais econômicas e nosso programa de hedge compensem parcialmente o aumento no preço do combustível. Estimamos um cenário estável para a taxa de câmbio no curto prazo, sustentado por bons fundamentos da economia brasileira. Para o ano de 2008, ajustamos nossas premissas de combustível e câmbio para projeções atualizadas, e também incorporamos as reduções em frota, capacidade, receitas e custos relacionados à suspensão dos vôos intercontinentais da VRG para a Europa e México”, continuam.

Comentários da administração sobre os resultados - “ A GOL continua reforçando sua posição como uma das líderes mundiais entre as companhias aéreas de baixo custo e uma das companhias aéreas líderes na América do Sul. Com seu investimento e 45% da capacidade instalada no Brasil, a GOL é co-líder no mercado brasileiro e serve ao maior número de destinos domésticos. No final de março de 2008, oferecemos mais de 720 vôos diários para 50 destinos domésticos, ligando as mais importantes cidades do Brasil, assim como 10 destinos na América do Sul. Durante o primeiro trimestre de 2008, realinhamos nossas malhas para retomar a otimização normal de nossas operações. No final do trimestre, GTA e VRG relançaram suas malhas domésticas, levando em conta a volta das conexões ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais importantes do Brasil. As novas conexões e freqüências da GTA por Congonhas oferecem aos clientes mais opções e horários mais convenientes.

A VRG criou um novo hub de distribuição de vôos em Brasília e oferece agora mais opções de vôo para vários destinos. A nova malha permite à VRG aumentar a utilização das aeronaves, a produtividade, eficiência e a ocupação dos vôos, enquanto proporciona a ampliação de serviços aos passageiros. As alterações foram concebidas para ampliar a presença da Empresa em mercados de alto tráfego de negócios, visando melhorar a conectividade e a distribuição em diversos destinos nacionais. Alcançamos resultados positivos com as novas malhas, evidenciado pelo aumento seqüencial de 25 pontos na taxa de ocupação domestica da VRG no mês de abril. Em linha com nosso objetivo anunciado de tornar VRG uma contribuição positiva aos nossos resultados consolidados até o terceiro trimestre de 2008, cancelamos nossos vôos intercontinentais. No dia 10 de abril, iniciamos a reorganização da malha internacional da VRG, com o intuito de adequá-la melhor às condições de mercado, aumentando sua presença nos mercados da América do Sul e concentrando esforços em segmentos onde possui vantagens competitivas.

Vôos para Frankfurt, Londres e Roma cessaram operações em março e vôos para Cidade do México, e Madrid encerrarão durante o segundo trimestre. Esta decisão estratégica foi tomada com base em uma análise cuidadosa de fatores externos e atributos competitivos do serviço oferecido pela VRG que estavam afetando a consolidação da Empresa nos mercados de longo percurso. Estamos comprometidos com o nosso plano de renovação da frota. Até o final de 2008, ela será inteiramente composta por Boeing 737 Next Generation. “Ao operar uma frota jovem e moderna, enfatizamos nossa busca por manter os custos mais baixos do mercado, para sempre oferecer baixas tarifas e continuar estimulando a demanda”, diz Constantino de Oliveira Junior, presidente da GOL. As aeronaves 737NG têm baixo custo operacional, maior eficiência no consumo de combustível e alta produtividade. A demanda por transporte aéreo no Brasil continuou apresentando forte crescimento no primeiro trimestre de 2008. Os RPKs domésticos cresceram 11,2% no 1T08, 2,1 vezes mais do que o crescimento estimado do PIB do país. “Isso mostra a demanda reprimida e o crescimento potencial do transporte aéreo no Brasil, que continuaremos a estimular com baixas tarifas e serviço de qualidade”, acrescenta Oliveira. A nossa capacidade para atender este crescimento cresceu 58% durante o trimestre, devido à adição de 44 aeronaves à frota versus 1Q07. No mercado doméstico, a nossa capacidade instalada de oferecer transporte aéreo cresceu 36%. A Companhia planeja continuar a investir seus recursos no futuro e crescimento do transporte aéreo no país. O volume de passageiros transportados no 1T08 cresceu 22% em relação ao 1T07.

Durante o trimestre, a taxa de ocupação da GOL foi de 62%, uma redução de 8,0 p.p., devido à manutenção de malhas de alta temporada na GTA e VRG até o dia 24/03/2008, 45 dias após o fim da temporada de férias, algo causado por novas regulamentações da Anac, o que reduziu, também, a taxa de utilização das aeronaves no trimestre.

Os custos operacionais por ASK consolidados, excluindo combustível, apresentaram um aumento de 10,2%, para 8,72 centavos de Real, principalmente devido à redução de 10,7% na utilização das aeronaves. O CASK sem combustível da GTA aumentou 3,7%. As despesas de combustível por ASK aumentaram 16,7% na comparação ano a ano. Devido à menor utilização das aeronaves e à alta nos preços de combustível no primeiro trimestre, o total de despesas operacionais cresceu 12,8%, para 14,73 centavos de Real. A Companhia continua reduzindo os custos da VRG aos padrões GOL, através da modernização e padronização da frota, mantendo foco nos mercados em que temos vantagem competitiva. O CASK da VRG no 1T08 atingiu R$15,6 centavos. Até o final do segundo trimestre de 2008, a Companhia planeja acrescentar seis novas aeronaves 737 NG e à frota devolver um total de 10 aeronaves 737 clássicas e a maioria de seus 767. O plano de modernização e renovação das frotas resultará numa redução na idade média da frota para 5,8 anos no final de 2008, além de redução no consumo de combustível e aumento da produtividade.

A GOL mantém o seu compromisso com a estratégia de crescimento rentável por meio de sua estrutura de baixo custo e alta qualidade no atendimento ao cliente. “Temos muito orgulho dos mais que 80 milhões de clientes que escolheram voar conosco. Mantemos nossos esforços para oferecer o melhor em transporte aéreo: aeronaves novas e modernas, vôos freqüentes nos principais mercados, rotas em contínua expansão e as menores tarifas do mercado. Estamos cientes de que cada vez mais precisamos contar com a força e o compromisso do nosso Time de Águias para continuar a expandir nossos horizontes”, afirmou Oliveira.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. é controladora das companhias aéreas brasileiras GOL Transportes Aéreos S.A. (GTA) e VRG Linhas Aéreas S.A. (VRG). GTA e VRG oferecem vôos diários para mais destinos no Brasil do que qualquer outra companhia aérea brasileira, ao mesmo tempo em que disponibiliza a tabela de vôos mais conveniente do país. Operam uma frota jovem e moderna de Boeing, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Ao acrescentar a isso serviços seguros e confiáveis, estimulando o reconhecimento das marcas e a satisfação do cliente, o serviço das companhias apresenta a melhor relação custo-benefício do mercado. Os planos de crescimento incluem o aumento de freqüências nos mercados em que já operam e o acréscimo de novos destinos, tanto no Brasil como em outros países de tráfego intenso. As ações da GOL Linhas Aéreas Inteligentes estão listadas na Bovespa (GOLL4) e na NYSE (GOL).| www.voegol.com.br/ri | Por: PR Newswire

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