Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2019 - 08:03

Novo cenário aumenta desafio do governo em 2019, diz FGV IBRE

FGV IBRE debate no Rio rumos da economia com reformas, crise na Argentina, cenário externo adverso e mercado interno fraco. Previsão do PIB é de 1,1% em 2019.

Para o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), o PIB irá crescer 1,1% este ano, mesmo percentual de 2017 e 2018, e insuficiente para ajudar a melhorar mais fortemente o nível do emprego formal, estimular o investimento e a confiança no mercado doméstico. O cenário político-econômico atual estará em pauta dia 16 de setembro (segunda-feira), das 16h às 18h, no III Seminário de Análise Conjuntural do IBRE 2019, no Rio. Participam economistas do FGV IBRE e o cientista político do Insper, Carlos Melo.

“O grande destaque ainda é a lenta recuperação da economia e os novos riscos no horizonte, com a mudança no cenário externo. Já a reforma da Previdência (que está no Senado) é condição necessária, mas não é suficiente para controlar os gastos públicos. Ou seja, a agenda de consolidação fiscal está apenas no meio do caminho. Temos que continuar avançando nesse conjunto de reformas fiscais e no controle dos gastos”, analisou Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro IBRE.

Para a especialista, o cenário ainda é de cautela, tendo em vista a crise na Argentina e a guerra comercial entre China e Estados Unidos, que está desacelerando a economia mundial. Silvia acredita que o governo deve enfrentar mais desafios e, por isso, precisa conseguir articular e comunicar bem as propostas para que as reformas avancem, permitindo ao país retomar o rumo do crescimento.

“A fraqueza da atividade econômica faz com que a agenda de reformas, tanto no campo macroeconômico como no micro, sejam prementes para tirar o país da letargia, elevando o nível de emprego formal, a renda média do trabalhador e a produtividade da economia que tem crescido a taxas medíocres nos últimos anos”, diz Silvia.

Estarão presentes no debate pelo FGV IBRE: Armando Castelar, Silvia Matos, Samuel Pessôa e José Júlio Senna. Completa a lista o cientista político Carlos Melo, do Insper. O evento é gratuito e aberto para economistas, profissionais do mercado, estudantes e pessoas interessadas no tema. Mais informações e inscrições pelo: http://portalibre.fgv.br. O encontro será no Centro Cultural FGV – Praia de Botafogo, 186, Botafogo, Rio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira