Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2019 - 08:15

Startup chilena NotCo anuncia Luiz Augusto Silva como Presidente no Brasil


NotCo revoluciona a indústria alimentícia produzindo alimentos com ingredientes 100% vegetais, sustentáveis e gostosos. Algoritmo cruza informações de propriedades moleculares de plantas e alimentos de base animal para criar receitas. Marca está no Brasil na rede Pão de Açúcar com a NotMayo, feita sem ovo e à base de grão de bico.

São Paulo— A startup chilena NotCo, que cria alimentos de composição 100% vegetal utilizando inteligência artificial, anuncia a chegada de Luiz Augusto Silva como Presidente da NotCo no Brasil. Silva trabalhou por 13 anos no grupo Danone e era presidente de uma das empresas do grupo na Argentina. Agora volta ao Brasil para assumir a operação local da NotCo.

Fundada em 2015 no Chile, a NotCo tem a missão de revolucionar a indústria alimentícia produzindo alimentos saborosos e sustentáveis exclusivamente à base de vegetais. Para tanto, a foodtech emprega tecnologia e inteligência artificial. As receitas são desenvolvidas por um algoritmo, apelidado Giuseppe, um "NotChef", que analisa as propriedades, sabores, nutrientes, entre outras características, de alimentos de base animal e desenvolve receitas para recriar esses alimentos em versões com ingredientes vegetais. A inteligência artificial permite que a empresa explore uma gama muito maior de combinações de ingredientes em relação ao que a indústria tradicional trabalha.

No Brasil, a empresa já está presente em todas as lojas da rede Pão de Açúcar com a NotMayo, feita à base de grão de bico, sem ovo, e com impacto ambiental muito menor do que a maionese tradicional — sua produção exige 83% menos água e gera 37% menos produção de gás carbônico. Luiz Augusto Silva chega à NotCo para estabelecer sua produção no Brasil e aumentar seu alcance e penetração de mercado.

"Estamos usando a tecnologia para montar um modelo de alimentação mais sustentável e eficiente", afirma o executivo, que é formado em engenharia e tem especialização em administração pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Dom Cabral.

Antes de trabalhar na Argentina, Silva foi diretor da unidade de bebidas vegetais e leite longa vida da Danone no Brasil. A NotCo se prepara para lançar, ainda em 2019, o NotMilk, sua versão de leite feito à base de repolho e abacaxi, e o sorvete NotIceCream.

Uma revolução por vez — O Chile é o terceiro maior mercado de maionese per capita do mundo, e a NotMayo é a terceira marca mais vendida no país. A NotCo alcançou essa posição em apenas um ano.

A empresa já está também na Argentina, mas é no Brasil que aposta como futuro maior mercado para seus produtos — meta que pretende alcançar ainda em 2019. Para 2020, a NotCo planeja sua chegada no México e nos Estados Unidos.

Um dos lemas da empresa é "uma revolução por vez". "Queremos demonstrar que é possível ter um modelo de alimentação mais nutritiva e consciente sem consumir tantos recursos do planeta e com produtos saborosos e que tragam a mesma experiência dos produtos de origem animal para o consumidor final", afirma Luiz Augusto Silva.

A NotCo já levantou US$ 33 milhões em duas rodadas de investimento, em 2017 e 2019. Os investidores são o fundo Bezos Expeditions (de Jeff Bezos, fundador da Amazon), the Craftory (que investe em negócios de bens de consumo com causa), Kaszek Ventures (que investe em empresas de tecnologia de alto impacto), a aceleradora americana IndieBio (focada em biotecnologia), e o fundo Maya Capital (liderado por Lara Lemann e Monica Saggioro).

Tendência dos millennials — A preferência por alimentos saudáveis e sustentáveis é uma das tendências do comportamento dos millennials, uma das maiores gerações da história e atualmente considerada a de consumidores com mais poder de influência na indústria. Estudos destacam o potencial de impacto desses jovens para quebrar padrões de produção e consumo e provocar o surgimento de negócios que desafiam o status quo em suas respectivas áreas.

Um estudo da empresa de inteligência CB Insights mostra que essa geração gasta seu dinheiro tendo a ética como um dos principais critérios e prioriza a saúde e bem-estar. De acordo com a pesquisa, 73% dos millennials estão dispostos a pagar mais em produtos ou serviços sustentáveis ou que ajudem a promover um impacto positivo no mundo. E 8 em cada 10 acreditam que é importante comer alimentos saudáveis.

O objetivo da NotCo é que qualquer pessoa consiga fazer uma refeição inteira com produtos concebidos com menos impacto ambiental e de forma inteligente, sem abrir mão da textura, do aroma, do sabor, das funcionalidades e nutrientes das comidas que mais ama.

NotCo — A missão da NotCo é revolucionar o modelo de produção da indústria alimentícia. Seu NotChef é o Giuseppe, um algoritmo que cruza informações de propriedades moleculares de plantas e alimentos tradicionais. Por meio de inteligência artificial, identifica os componentes de plantas que devem ser combinados para recriar o sabor ea textura desejados.

Seria inviável testar manualmente as infinitas combinações de produtos vegetais, dada a enorme base de dados da empresa. À medida que uma nova informação é incorporada a essa base de dados, o algoritmo evolui e gera um novo conhecimento.

Fundadores — As três cabeças que deram origem a essa revolução dos alimentos são: Karim Pichara, CTO — Doutor em ciências da computação, especialista em machine learning e ciência de dados, é professor associado do Departamento de Ciências da Computação na PUC do Chile, e pesquisador associado da Universidade de Harvard.

Matías Muchnick, CE — Empreendedor, com bacharelado em economia e pós-graduação pelas Universidades da Califórnia, Berkeley e Harvard.

Pablo Zamora, CSO — Doutor em biotecnologia vegetal, especialista em bioquímica e genética de plantas, e pesquisador associado da Universidade da Califórnia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira